Ícone do siteBlog dr.consulta

Na saúde e na doença: saiba o que são os exames pré-nupciais

dr.consulta - casal de mãos dadas buscando ajuda médica especializada, exames pré-nupciais, cuidados preventivos

Iniciar uma vida a dois envolve confiança mútua, especialmente no que diz respeito aos planos conjuntos e à sexualidade. Independentemente de preferências, prevenir doenças em geral e as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) é um gesto de autocuidado e atenção com a saúde de quem se escolhe viver ao lado

Nesse sentido, quem está pensando ou está prestes a se casar pode agir proativa e preventivamente ao fazer os exames pré-nupciais.

O que são os exames pré-nupciais?

Imagem ilsutrativa (GettyImages)

Os exames pré-nupciais são um conjunto de exames clínicos diagnósticos, feitos antes do casamento, que analisam determinados aspectos da saúde dos noivos, com intuito investigatório.

A relação parte de uma lista básica de exames prioritários que pode, entretanto, ser complementada conforme a particularidade, a idade e o perfil de cada paciente. Por isso, é necessária uma avaliação médica prévia.

Exames pré-nupciais masculinos

Solicitados por clínicos gerais, cardiologistas ou urologistas, na lista dos exames pré-nupciais masculinos normalmente estão:

Assinantes e dependentes do Cartão dr.consulta têm descontos em consultas, exames e outras exclusividades para os cuidados com a saúde. Conheça as modalidades e vantagens disponíveis:

Exames pré-nupciais para mulheres

Culturalmente falando, as mulheres são mais disciplinadas com as rotinas e frequentam mais os médicos em busca de atendimento preventivo e especializado. Justamente por esse motivo exercem influência sobre os cuidados da saúde de toda família, a começar pelos pais e, ao constituir família, passam a incluir os cônjuges, filhos e outros membros.

Ainda assim, e as vésperas do matrimônio, essas mulheres podem ter outras preocupações, projetos de vida (como o planejamento familiar) e necessidades específicas contempladas por esses check-ups. Geralmente os ginecologistas é que demandam os exames pré-nupciais femininos como:

Exames para ambos

Consulte seu médico para saber o que é mais indicado para suas necessidades. No dr.consulta você tem acesso a mais de 60 especialidades e ao se tornar assinante do Cartão dr.consulta, paga valores com desconto em consultas presenciais e online e em exames:

Confidencialidade dos resultados

Todo paciente tem garantido, pelo código de ética médica e outras leis, o sigilo e confidencialidade do diagnóstico e dos resultados relacionados, bem como de outras informações e dados pessoais que constem no histórico médico.

“Na saúde e na doença”

Um dos juramentos matrimoniais mais populares inclui o trecho “na saúde e na doença”, enfatizando o compromisso do casal em condições normais e adversas.

A interpretação dessa frase se estende ainda aos possíveis filhos, já que, muitas crianças podem nascer com doenças congênitas, doenças raras e doenças autoimunes.

Logo, a identificação pré-disposição genética é mais um dos benefícios dos exames antes do casamento. Vale lembrar que diversas doenças crônicas têm como fator de risco a hereditariedade, elevando as chances de ocorrência.

Outro assunto muito discutido entre os casais são a fertilidade feminina, masculina e a reprodução humana. Por isso, os testes com essa finalidade costumam aparecer na lista, com frequência.

Saúde sim. Preconceito não.

Imagem ilustrativa (GettyImages)

Quem tem uma relação homoafetiva, uma vida sexual ativa e parceiros fixos (ou não) ou esteja em situação de vulnerabilidade, não deve descuidar da saúde íntima em momento algum e precisa se proteger sempre, evitando ou minimizando os riscos do sexo desprotegido. 

A PreP e PeP, por exemplo, são medicamentos anti-HIV que aumentam o grau de proteção individual e expõe menos o parceiro às infecções sexualmente transmissíveis.

Cuidar da saúde é essencial em qualquer fase da vida e nessa não seria diferente. Vai casar? Então, compartilhe mais qualidade de vida e saúde com quem você mais ama.

Fontes:

Sair da versão mobile