Iniciar uma vida a dois envolve confiança mútua, especialmente no que diz respeito aos planos conjuntos e à sexualidade. Independentemente de preferências, prevenir doenças em geral e as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) é um gesto de autocuidado e atenção com a saúde de quem se escolhe viver ao lado.
Nesse sentido, quem está pensando ou está prestes a se casar pode agir proativa e preventivamente ao fazer os exames pré-nupciais.
O que são os exames pré-nupciais?
Os exames pré-nupciais são um conjunto de exames clínicos diagnósticos, feitos antes do casamento, que analisam determinados aspectos da saúde dos noivos, com intuito investigatório.
A relação parte de uma lista básica de exames prioritários que pode, entretanto, ser complementada conforme a particularidade, a idade e o perfil de cada paciente. Por isso, é necessária uma avaliação médica prévia.
Exames pré-nupciais masculinos
Solicitados por clínicos gerais, cardiologistas ou urologistas, na lista dos exames pré-nupciais masculinos normalmente estão:
- espermocultura;
- exame PSA total (exame de próstata);
- testosterona total ou testosterona livre.
Assinantes e dependentes do Cartão dr.consulta têm descontos em consultas, exames e outras exclusividades para os cuidados com a saúde. Conheça as modalidades e vantagens disponíveis:
Exames pré-nupciais para mulheres
Culturalmente falando, as mulheres são mais disciplinadas com as rotinas e frequentam mais os médicos em busca de atendimento preventivo e especializado. Justamente por esse motivo exercem influência sobre os cuidados da saúde de toda família, a começar pelos pais e, ao constituir família, passam a incluir os cônjuges, filhos e outros membros.
Ainda assim, e as vésperas do matrimônio, essas mulheres podem ter outras preocupações, projetos de vida (como o planejamento familiar) e necessidades específicas contempladas por esses check-ups. Geralmente os ginecologistas é que demandam os exames pré-nupciais femininos como:
Exames para ambos
- bacterioscópico;
- doenças sexualmente transmissíveis PCR;
- hemograma;
- hepatite c;
- grupo sanguíneo;
- TSH (hormônio tireoestimulante);
- VDRL (da sigla Venereal Disease Research Laboratory, que detecta a sífilis);
Consulte seu médico para saber o que é mais indicado para suas necessidades. No dr.consulta você tem acesso a mais de 60 especialidades e ao se tornar assinante do Cartão dr.consulta, paga valores com desconto em consultas presenciais e online e em exames:
Confidencialidade dos resultados
Todo paciente tem garantido, pelo código de ética médica e outras leis, o sigilo e confidencialidade do diagnóstico e dos resultados relacionados, bem como de outras informações e dados pessoais que constem no histórico médico.
“Na saúde e na doença”
Um dos juramentos matrimoniais mais populares inclui o trecho “na saúde e na doença”, enfatizando o compromisso do casal em condições normais e adversas.
A interpretação dessa frase se estende ainda aos possíveis filhos, já que, muitas crianças podem nascer com doenças congênitas, doenças raras e doenças autoimunes.
Logo, a identificação pré-disposição genética é mais um dos benefícios dos exames antes do casamento. Vale lembrar que diversas doenças crônicas têm como fator de risco a hereditariedade, elevando as chances de ocorrência.
Outro assunto muito discutido entre os casais são a fertilidade feminina, masculina e a reprodução humana. Por isso, os testes com essa finalidade costumam aparecer na lista, com frequência.
Saúde sim. Preconceito não.
Quem tem uma relação homoafetiva, uma vida sexual ativa e parceiros fixos (ou não) ou esteja em situação de vulnerabilidade, não deve descuidar da saúde íntima em momento algum e precisa se proteger sempre, evitando ou minimizando os riscos do sexo desprotegido.
A PreP e PeP, por exemplo, são medicamentos anti-HIV que aumentam o grau de proteção individual e expõe menos o parceiro às infecções sexualmente transmissíveis.
Cuidar da saúde é essencial em qualquer fase da vida e nessa não seria diferente. Vai casar? Então, compartilhe mais qualidade de vida e saúde com quem você mais ama.
Fontes: