Enquanto o câncer de mama é um tumor maligno com maior prevalência em mulheres com mais de 50 anos, o fibroadenoma da mama é um tumor benigno comum em adolescentes e mulheres jovens.
Para saber mais sobre esse assunto, continue lendo o nosso post!
O que é fibroadenoma da mama?
O fibroadenoma da mama é caracterizado pela presença de um nódulo endurecido, móvel e geralmente indolor na mama. Pode ser sentido no auto-exame ou descoberto em exames de rotina, como ultrassonografia de mamas.
Ao contrário de um tumor maligno, o fibroadenoma possui bordas bem delimitadas e apresenta uma forma definida. Além disso, ele pode se deslocar sob a pele.
Existem três tipos de fibroadenoma. Vamos conhecer suas características!
Fibroadenoma simples
Os tumores simples possuem aspecto uniforme quando vistos ao microscópio. Sua presença não é fator de risco para o desenvolvimento de câncer.
Fibroadenoma complexo
Os tumores complexos são grandes e apresentam diversos componentes, tais como bolsas de líquidos e depósitos de cálcio. Portanto, eles não são morfologicamente constantes. Além disso, eles elevam o risco de uma mulher apresentar câncer de mama no futuro.
Fibroadenoma juvenil
Em adolescentes, o fibroadenoma é um tumor de crescimento rápido que aparece após a primeira menstruação. Normalmente, a remoção cirúrgica do tumor é indicada a depender do tamanho e localização.
Quais são as causas do fibroadenoma da mama?
Embora as causas do fibroadenoma não sejam completamente conhecidas, o desenvolvimento do tumor parece estar associado à produção dos hormônios sexuais.
Por essa razão, o fibroadenoma ocorre com maior frequência durante o período mais fértil da mulher e tende a diminuir de tamanho após a menopausa — quando a produção de hormônios é menor. O oposto ocorre na gravidez, quando o fibroadenoma se torna maior, em resposta às elevadas taxas hormonais.
Como são feitos o diagnóstico e o tratamento do fibroadenoma da mama?
O diagnóstico do fibroadenoma da mama é realizado em três etapas:
- exame clínico: a palpação da mama revela um nódulo móvel e consistente;
- exames de imagem: a mamografia e a ultrassonografia mostram um tumor de formato regular e homogêneo;
- biópsia e citologia: caso o tumor não seja palpável, há a aspiração do conteúdo do nódulo, e a análise de suas células revela se ele é maligno ou benigno.
Uma vez diagnosticado o fibroadenoma, o mastologista indica o melhor tratamento para a paciente. Normalmente, consiste em apenas monitorar o desenvolvimento do nódulo por meio de exames de imagem.
A remoção cirúrgica do tumor é discutida em virtude de sua localização, tamanho e relação volume mama x volume nódulo. Entretanto, as chances de outros nódulos aparecerem são elevadas. Apesar disso, a presença do fibroadenoma tem um ótimo prognóstico e não altera a expectativa de vida da paciente.
Porém, qualquer alteração nas mamas precisa ser investigada. O autoexame das mamas é fundamental para o diagnóstico precoce de anormalidades. Algumas anomalias, como o fibroadenoma da mama, não apresentam riscos à saúde feminina. Já outras, como o câncer, são potencialmente perigosas.
Por isso, se você notou algo estranho nas mamas, agende já sua consulta com um mastologista.
Quer saber mais sobre o outubro rosa? Então acesse nosso conteúdo “O que é o outubro rosa e como essa data pode te ajudar?” para responder todas as suas perguntas sobre esse assunto.