A língua branca e as alterações na saúde bucal

A saúde bucal reflete diretamente no bem-estar geral. Uma língua branca, por exemplo, pode ser um alerta, apesar de ser um aspecto comum causado por diversos fatores.
Essa condição é caracterizada pelo acúmulo de resíduos na superfície da língua, que pode incluir células mortas, bactérias, fungos e restos de alimentos e indicar alterações sistêmicas que necessitam de atenção. Dessa forma, a coloração pode variar de esbranquiçada leve a uma camada espessa e amarelada.
Além disso, a presença de uma língua branca muitas vezes está associada a mau hálito (halitose) e gosto ruim na boca. Isso ocorre porque o acúmulo de resíduos pode liberar compostos sulfurados voláteis (CSV), que são os principais responsáveis pelo mau odor, podendo interferir nas papilas gustativas, alterando a percepção do sabor e resultando em um gosto desagradável na boca.
Por que a língua fica branca?
Má higiene bucal
A causa mais comum da língua branca é a falta de cuidados com a limpeza da boca. Afinal, quando as pessoas não escovam não escovamos a língua regularmente, bactérias e células mortas se acumulam, formando uma camada visível.
Sem contar que a falta de limpeza pode levar ao desenvolvimento de placa bacteriana, contribuindo para situações mais sérias como cáries e gengivite.
Desidratação e boca seca
A produção de saliva é essencial para a limpeza natural da boca, porque Afinal, ela ajuda a remover partículas de alimentos e bactérias. Então, quando a produção é insuficiente, esses resíduos se acumulam na língua, resultando em uma aparência branca.
Uso de antibióticos e medicamentos
O equilíbrio das bactérias bucais também é alterado com o uso de determinados remédios. No geral, os medicamentos que causam a boca seca como um efeito lateral permitem que os fungos presentes na boca se manifestem e contribuem para o acúmulo de resíduos na língua.
Infecções fúngicas e bacterianas
A candidíase oral é uma infecção por fungos comuns que causam a formação de uma camada branca na língua e nas mucosas da boca. Da mesma forma, as infecções causadas por bactérias podem levar a inflamações e à formação dessas placas esbranquiçadas.
Tabagismo e consumo de álcool
Fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso aumentam o risco desse esbranquiçamento da língua, porque irritam a mucosa bucal, reduzem a produção de saliva e favorecem o crescimento de microorganismos que levam à descoloração.
Outras condições de saúde
Pacientes com diabetes, doenças autoimunes, HIV/Aids e desordens gastrointestinais tendem a apresentar a língua com essa aparência. Doenças que enfraquecem o sistema imunológico e as que surgem em consequência das deficiências nutricionais são outros fatores frequentes.
No site do Ministério da Saúde, dados da Federação Dentária Internacional (FDI) indicam que mais de 90% da população mundial sofrerá alguma forma de doença bucal ao longo da vida.
No Brasil, o cenário é igualmente preocupante. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2019, 34 milhões de brasileiros com mais de 18 anos perderam 13 dentes ou mais, e 14 milhões de pessoas perderam todos os dentes.
Esses números evidenciam a importância de cuidados preventivos e uma higiene bucal adequada. Consulte o dentista e faça uma avaliação odontológica para avaliar a sua saúde bucal:
Como prevenir as alterações bucais

Para evitar essa e outras alterações nos dentes e na boca, é preciso adotar medidas preventivas bem simples, como:
- escovar os dentes após todas as refeições e usar os raspadores de língua específicos para limpeza dessa região;
- usar o fio dental para acessar áreas mais difíceis;
- utilizar o enxaguante bucal antibacteriano;
- beber mais água para auxiliar na produção da saliva;
- evitar o tabaco e as bebidas alcoólicas;
- manter uma alimentação balanceada;
- fazer uma limpeza de dentes (profilaxia) no mínimo a cada seis meses, para remover o tártaro e resíduos que não são eliminados na escovação diária.
Fontes:
[…] na região genital, o fungo Candida albicans também pode causar placas brancas nas gengivas, língua e outras áreas da […]
[…] cabe reforçar que os dentes com facetas de resina não estão imunes a cáries e outras disfunções de saúde bucal. Logo, hábitos básicos de higiene permanecem indispensáveis, o que mantém a escova, a pasta de […]
[…] infecções (como a candidíase oral); […]
[…] está enfraquecido, seu crescimento pode se tornar descontrolado, levando ao surgimento de placas esbranquiçadas na língua, nos lábios, no céu da boca, na parte interna das bochechas e, às vezes, nas gengivas ou nas […]
[…] de placas esbranquiçadas (semelhantes a leite coalhado) na parte interna da boca (como a língua, o palato e as […]