Ícone do siteBlog dr.consulta

Você conhece as 5 linguagens do amor?

Na imagem é possível ver um casal composto por um homem e uma mulher fazendo o gesto de coração com as mãos.

Você já parou para pensar que cada pessoa manifesta e recebe afeto de uma maneira? As formas de externalizar sentimentos fazem parte de uma gama de comportamentos e atitudes que são conhecidos como linguagens do amor.

Sim! Existem diferentes formas de amor e de amar. Entenda quais são esses sinais, por quais motivos são relevantes e o porquê merecem sua atenção. 

O que elas são exatamente? 

Esse conceito surgiu a partir da publicação do livroAs 5 linguagens do amor”, escrito por Gary Chapman, um religioso e conselheiro matrimonial que foi pioneiro em discorrer sobre o assunto.

Inicialmente, essas definições foram desenvolvidas para auxiliar casais e relacionamentos românticos. No entanto, elas podem ser utilizadas para quaisquer vínculos, sejam familiares ou entre amigos, já que cada pessoa nasce com um modo particular de receber e dar afeição. 

Mesmo que ainda não tenha comprovação científica, essa teoria tem se tornado popular e trata, acima de tudo, sobre modos de demonstração de afeto que contribuem positivamente para as saúdes social e mental.  

As 5 linguagens do amor

Gary Chapman denomina as linguagens do amor como:

  1. palavras de afirmação;
  2. tempo de qualidade;
  3. presentes;
  4. atos de serviço;
  5. toque físico.

Saiba mais detalhes de cada uma delas.

1. Palavras de afirmação 

As palavras de afirmação dizem respeito à expressão de carinho faladas ou escritas. A externalização vai além de falar eu te amo e estende-se para elogios, encorajamentos e palavras de apreciação, incluindo:

2. Tempo de qualidade

O tempo de qualidade envolve o momento compartilhado. Quem se identifica com essa forma de amar sente-se querido quando o outro se esforça para estar presente, principalmente, de forma física.

Essa linguagem do amor também é uma oportunidade de interação, inclusive por conta das rotinas aceleradas em que vivemos, e pode ser exercitada ao:

3. Presentes 

Aqui, o que importa não é o valor monetário gasto, mas o significado da ação de mimar as pessoas que ama, independentemente da distância ou de datas comemorativas.

Algumas maneiras de expressão envolvem:

4. Atos de serviço 

Os atos de serviço são práticas altruístas e atenciosas. Podem ser entendidos também como ações de carinho e preocupação e, didaticamente, relaciona-se ao ditado “uma ação vale mais que mil palavras”. 

A demonstração por meio de atos de serviço pode estar relacionada a:

Muitos gestos de amor são mais simples do que parecem. Praticá-los com mais frequência e também entre indivíduos que não estejam no círculo mais próximo é um ato também de generosidade.

5. Toque físico 

O toque físico está atrelado à necessidade da presença e do contato real. Assim, a sinestesia (sensações percebidas pelos sentidos humanos) tende a ser uma capacidade mais desenvolvida na demonstração desse tipo de linguagem de amor.

As manifestações podem envolver:

É válido ressaltar que, mesmo tratando-se do toque físico, não estamos falando apenas de amor romântico. Beijos e abraços também fazem parte das demais relações, como entre irmão e irmã, mãe e filho e assim por diante.

Mas lembre-se: a melhor maneira de descobrir o jeito de demonstrar afeição é perguntando diretamente para a outra pessoa. Abra espaço para escuta, saiba ouvir mais.

Se preocupar com a saúde e cuidar da saúde da sua família e de outras pessoas, também é sinônimo de carinho, afeto, cuidado.

Saiba que com o Cartão dr.consulta você e até mais 4 pessoas têm descontos em consultas, exames, procedimentos odontológicos e medicamentes, a depender da modalidade escolhida. Confira todas as vantagens exclusivas dos assinantes:

Por que considerá-las em suas relações?

Todos possuem sentimentos que podem ser externalizados por meio dessas 5 linguagens do amor. No entanto, segundo Gary Chapman, sempre há uma que se destaca mais.

Por isso, chegou o momento de saber os motivos pelos quais essas expressões são relevantes para relacionamentos, bem como para o exercício do autocuidado.

Para relacionamentos

Imagem ilustrativa (Getty Images)

Ao falar da importância das linguagens do amor nesse contexto, estamos incluindo todos os tipos de relações. Afinal, isso permite que você compreenda as necessidades emocionais das pessoas queridas. 

Logo, a conexão pai-filho, avô-neto, irmão-irmã, etc, por exemplo, se torna mais fortalecida, sustentável e saudável, uma vez que há uma preocupação com as emoções dos mesmos.

Para o amor próprio 

Entretanto, tão importante quanto perceber a linguagem do amor dos outros é conhecer a própria. Só assim é possível ter condições físicas e emocionais para se doar por completo nas demais relações interpessoais.

Se você está com dúvidas a respeito disso, responda algumas perguntas:

Visualizar a forma em que você prefere receber afeto, além do autoconhecimento, auxilia na solidificação do amor próprio. Os psicólogos, inclusive, são profissionais que contribuem nessa descoberta, bem como na compreensão de outras questões.

O amor está no dia a dia 

É válido reconhecer suas diferentes linguagens para encontrar oportunidades de valorizar e cuidar das pessoas queridas e de si mesmo, mesmo durante a rotina agitada.

Nesse sentido, dedicar-se à sua saúde e a de seus familiares é, talvez, um dos passos primordiais nessa trajetória de amar e distribuir carinho.

O dr.consulta pode te ajudar com isso. Conheça mais sobre nós e comece a zelar por você e por aqueles que ama hoje mesmo.

Fontes:

Sair da versão mobile