Ícone do siteBlog dr.consulta

Saiba mais sobre os medicamentos controlados

Pharmacist holding medicine box and capsule pack in pharmacy drugstore.

Medicamentos controlados são todos aqueles que contém em sua composição, substâncias que podem causar dependência física e/ou psíquica.

A vigilância sanitária realiza o controle dos medicamentos, através da Portaria nº 344/98, que determina como deve ser realizado esse controle, a lista é atualizada semestralmente pelo Ministério da Saúde. Para saber quais são os medicamentos, você pode consultar por aqui

A lista de substâncias controladas é organizada por categorias e suas substâncias são classificadas pelo uso principal no mercado.

A maioria das substâncias utilizadas como medicamentos encontram-se na lista C1, que determina a obrigatoriedade apenas de receita médica branca em duas vias. Porém alguns medicamentos são compostos por substâncias das Listas A1, A2, A3, B1, B2 e C2, para esses medicamentos, além da receita médica é obrigatória a notificação de receita específica da categoria.

O que é notificação de receita?

Notificação de receita é um documento emitido pela vigilância sanitária do município para as instituições de saúde. Cada página do bloco de notificação de receita tem uma numeração própria, e através deste documento a vigilância sanitária consegue controlar a quantidade de prescrições médicas desses medicamentos.

Para os medicamentos compostos por substâncias da lista A1, A2, A3 é obrigatório o preenchimento de notificação de receita Amarela, como mostra a imagem abaixo:

Para os medicamentos compostos por substâncias das listas B1 é obrigatório o preenchimento na notificação de receita Azul B, como mostra a imagem abaixo:

Para os medicamentos compostos por substâncias da Lista B2 é obrigatório o preenchimento da notificação de receita Azul B2, como mostra a figura abaixo:

Para os medicamentos compostos por substâncias da lista C2 é obrigatório o preenchimento da notificação branca e termo de consentimento, como mostram as figuras a baixa:

Para a dispensação ou venda destes medicamentos, a farmácia retém a primeira via da receita médica e a notificação de receita preenchida pelo médico.

Após a dispensação do medicamento, a farmácia deve protocolar essas receitas e as notificações de receitas na vigilância sanitária do município.

RECEBO AS RECEITAS AZUIS E AMARELAS PELAS CONSULTAS DE TELEMEDICINA?

Sim, o dr.consulta está inovando no atendimento de telemedicina e disponibilizando duas opções de entrega das receitas especiais com notificação de receituário azul, amarelo e de retinóicos aos pacientes na Região metropolitana de São Paulo. 

Você pode escolher retirar suas receitas nas unidades Santo André, Santa Cruz, Tatuapé, na Praça Silvio Romero, ou Teodoro, 4 dias após a sua consulta; ou pode optar por receber suas receitas em casa sem custos, tendo um prazo de recebimento de até 6 dias após a consulta.

Para outras regiões (fora da região metropolitana e Grande São Paulo), estamos conversando com parceiros para que você também possa receber suas receitas sem sair de casa. Aguardem, teremos novidades!

Endereços das unidades referencias para retirar suas receitas:

Unidade Santo André Centro

Rua Senador Fláquer, 72 – Centro – Santo André

Funcionamento: segunda a sexta-feira das 06:45 às 18:00 e aos sábado das 06:45 às 13:00.

Mais informações: https://www.drconsulta.com/centrosmedicos/santo-andre

Unidade Santa Cruz

Rua Domingos de Morais, 2432 – Vila Mariana – São Paulo

Funcionamento: segunda-feira a sábado das 06:45 às 21:00 e aos domingo das 06:45 às 18:00.

Mais informações link: https://www.drconsulta.com/centrosmedicos/santacruz

Unidade Tatuapé – Praça Silvio Romero

Praça Silvio Romero, 12 – Tatuapé – São Paulo

Funcionamento: segunda-feira a sábado das 06:45 às 18:00 e aos domingo das 07:00 às 18:00.

Mais informações: https://www.drconsulta.com/centrosmedicos/tatuape2

Unidade Teodoro

Funcionamento: segunda-feira a sábado das 06:45 às 17:00 e aos domingo das 06:45 às 13:00.

Mais informações: https://www.drconsulta.com/centrosmedicos/reboucas

Para saber quais medicamentos que necessitam de notificação, baixe aqui a lista de medicamentos. 

Em caso de dúvidas, veja este outro artigo: Dúvidas Medicamentos Controlados

Fontes:
VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTADO DE SÃO PAULO. Informações sobre receituários, talonários e medicamentos controlados. Disponível em: http://www.saude.campinas.sp.gov.br/saude/dicas/receituarios_talonarios_medicamentos/informacoes_sobre_receituarios_talonarios_medicamentos.htm
CREMERJ. Medicamentos controlados e compilação de normas nacionais. Disponível em: http://www.cremerj.org.br/publicacoes/download/193
SecretAria de vigilância em saúde. Portaria nº 344, de 12 e maio de 1998: Regulamento técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/svs/1998/prt0344_12_05_1998_rep.html
Sair da versão mobile