Entenda o que é o mioma uterino e como é feito o tratamento

Embora seja um tipo de tumor, o mioma uterino não é considerado câncer e, na maioria das vezes, não representa um risco grave à saúde. No entanto, o acompanhamento médico é indispensável, pois seus sintomas podem provocar desconfortos significativos e, em alguns casos, exigir intervenções mais agressivas.
O conteúdo a seguir explica como e por que essas neoplasias ocorrem, seus principais sintomas, tratamentos e pontos de atenção.
O que é o mioma uterino
Esse tipo de tumoração benigna é formado essencialmente por tecido muscular fibroso, podendo ser chamado de fibroma ou leiomioma.
Sua causa específica não é completamente esclarecida, mas fatores hormonais e genéticos estão associados ao seu desenvolvimento, explica um estudo publicado no periódico científico Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences.
A pesquisa também avaliou dados de janeiro de 2019 a dezembro de 2023 do Sistema de Informações Hospitalares (SIH/SUS), disponível na plataforma do DATASUS, e apontou a prevalência de miomas em 20% a 40% das mulheres em idade reprodutiva, com maior incidência em pacientes afrodescendentes.

Sangramento intenso é um dos sintomas
Embora muitos casos sejam assintomáticos, algumas mulheres podem apresentar sinais incômodos, como:
- sangramento menstrual excessivo;
- dor pélvica;
- incontinência urinária;
- constipação intestinal;
- cólicas fortes;
- dor durante o sexo;
- sensação de pressão no abdômen.
Na presença de uma ou mais dessas manifestações, é fundamental que a pessoa busque ajuda de um ginecologista. Caso seja necessário, ele solicitará exames complementares para o diagnóstico, como ultrassonografia ou ressonância magnética.
Com o Cartão dr. consulta, é possível ter acesso a especialistas e procedimentos laboratoriais e de imagem com valores vantajosos.
O benefício também conta com Linhas de Cuidado, que oferecem suporte e orientações sobre saúde por um time multidisciplinar, além de consultas on-line de enfermagem.

Quem tem mioma pode engravidar?
Uma das possíveis consequências do desenvolvimento desses tumores é a infertilidade ou a dificuldade para engravidar e para levar uma gestação até o final.
Isso ocorre porque eles podem alterar a anatomia uterina, dificultar a fixação do embrião ou interferir na circulação sanguínea do útero.
Por isso, mulheres com mioma devem manter acompanhamento ginecológico regular para que sejam realizados os tratamentos adequados que possibilitem uma gravidez e um parto saudáveis.

Intervenção cirúrgica é recomendada apenas em alguns casos
A opção de remoção dos tumores (miomectomia) costuma ser indicada para quadros de miomas volumosos, múltiplos e/ou quando não é possível controlar o sangramento e o crescimento uterino com outros tipos de tratamento (como uso de anticoncepcionais).
Essa é uma alternativa viável para quem deseja manter a fertilidade. Porém, não descarta a chance de que outros se formem novamente no futuro.
Existe ainda a possibilidade de remoção definitiva do útero (histerectomia), especialmente em casos de formação recorrente de massas tumorais ou quando elas se tornam muito grandes. No entanto, essa abordagem impede definitivamente a gravidez.
É essencial que haja um diálogo entre médico e paciente esclarecendo prós e contras e levando em consideração a segurança e objetivos de vida da mulher.
Por fim, vale reforçar a importância de manter consultas regulares com o ginecologista e realizar exames de rotina para garantir a saúde do útero e o bem-estar geral do organismo.
Fontes:
nome é Cynthia Mendoza. Só quero aproveitar esta oportunidade para agradecer ao grande Dr. Kadiri Okhaifuede que usou seu remédio de ervas que preparou para mim para me ajudar a engravidar após 6 anos tentando engravidar. Tomei o produto dele (cura para mioma feito com ervas e raízes) por 16 dias. Antes de saber, fiquei totalmente grávida de um menino depois de 1 mês. Desde então, prometi a ele que contaria ao mundo sobre seu ótimo trabalho. O grande médico Kadiri me pediu para beber do medicamento fitoterápico antes de conhecer meu marido, o que eu fiz e após 1 mês eu estava grávida de um menino. Obrigado pelo seu excelente trabalho médico. Ele também pode ajudá-lo se você tiver um baixo nível de esperma ou não conseguir engravidar, SOP, mioma, infertilidade. Você pode contatá-lo no WhatsApp +2347010543058
Tenho 46 anos tenho muita vontade de engravidar foi ginecologista ele mim falou que era difícil pois eu tou com mioma
Queria saber Si tem remédio
Pois menstrou todo mês
[…] órgãos genitais internos, como útero e ovários, identificando possíveis patologias, caso dos miomas e neoplasias, ou até mesmo uma […]
[…] incluindo o útero, os ovários e as tubas uterinas. Assim, é possível identificar cistos, miomas, endometriose e outras alterações […]