Ícone do siteBlog dr.consulta

O que muda com as novas variantes da Covid-19

dr.consulta- variantes da covid-19; novas cepas de coronavírus

Desde 2020, quando autoridades chinesas confirmaram a existência de uma nova cepa (tipo) de coronavírus em humanos — responsável pela Covid-19 — o vírus vem sofrendo mutações e, consequentemente, novas variantes estão surgindo.

As cepas mais recentes, identificadas em 2023, são a EG.5 (conhecida como Eris) e a BA.2.86 (Pirola). Com isso, é normal que apareçam dúvidas relacionadas aos sintomas, teste de detecção da Covid-19, vacinas, entre outras coisas.

Por isso, o dr.consulta criou este conteúdo para te explicar como funciona cada uma e o que muda (ou não) com essas novas cepas. Continue com a gente!

Variante Eris (EG.5)

Esta cepa foi notificada pela primeira vez em fevereiro de 2023 e classificada como uma variante de interesse (VOI) em agosto deste mesmo ano. Além do Brasil, ela já foi detectada em 51 países como Canadá, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana e Estados Unidos.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Infectologia, apesar de apresentar baixo risco para a saúde pública em nível global, ela tem maior capacidade de transmissão e de escape imune (resistência às defesas do sistema imunológico) podendo substituir a XBB.1.16 (Arcturus) como cepa predominante na maior parte dos países.

Variante Pirola (BA.2.86)

Oficialmente, notificada em julho 2023 na Dinamarca, a cepa foi classificada como variante de interesse em novembro. Ao total, a Pirola já foi detecta em 41 países, incluindo o Brasil, e representa, junto as suas sublinhagens, 10% dos casos mundiais reportadas a plataformas públicas — de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em relação a sua gravidade, não há nenhuma mudança considerável quando comparada a outras cepas, mas ainda sim deve-se ficar alerta. Isso, porque uma pessoa com Covid-19, independente da variante, pode ter desde uma infecção assintomática até complicações que levem a óbito.

O que é variante de interesse?

As autoridades de saúde, como a (OMS) e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), podem classificar as variantes em diferentes categorias, como “variante sob monitoramento”, “variante de preocupação”, ou “variante de interesse”.

Essas categorias são baseadas em avaliações contínuas de dados científicos sobre o impacto das variantes na saúde pública. 

Entenda mais sobre cada categoria em relação às variantes da Covid-19:

Muda alguma coisa em relação aos sintomas?

Imagem ilustrativa (GettyImages)

Até o momento, não há mudanças nos sintomas dessas novas variantes da Covid-19 em relação às outras (nem para Eris, nem para Pirola). Dessa forma, quem for contaminado com o vírus pode sentir:

É importante ressaltar, no entanto, que a Pirola é uma variante descoberta recentemente e ainda está sendo estudada. Ou seja, novos sintomas ainda podem ser relacionados a ela.

O teste rápido pode detectar as variantes da Covid-19?

Até o momento, o teste rápido consegue detectar a presença de todas as variantes. Para evitar um falso negativo, no entanto, é recomendado fazer o exame até o 5° dia após o aparecimento dos sintomas.

É importante ressaltar também que o teste não indica qual a variante, apenas se a pessoa está positivada.

Com o Cartão dr.consulta, você tem desconto neste exame e em outros serviços que o dr.consulta oferece, incluindo consultas. A assinatura também possibilita a inclusão de mais 4 dependentes (sem restrição de idade e nem necessidade de vínculo familiar) para que todas as pessoas que você gosta tenham acesso à saúde com condições especiais.

Quais as formas de prevenção?

Assim como os sintomas, as formas de prevenção também não mudaram nas novas variantes da Covid-19. Inclusive, a vacina continua sendo uma das mais importantes medidas de precaução.

Além disso, continue:

Lembre-se também que o dr.consulta está à disposição para ser seu aliado na busca pela saúde e bem-estar. São mais de 60 especialidades e mais de 3.500 exames, incluindo o teste rápido para Covid-19.

Fontes:

Sair da versão mobile