O beijo traz benefícios para a saúde?
13 de Abril é o Dia do Beijo e precisamos celebrar o que esse ato traz de bom
A Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional define o beijo como uma “expressão de afeto fundamental para fortalecer e manter os laços”. Independentemente da forma em que o beijo acontece, esse ato é prazeroso e faz parte da cultura ocidental de um relacionamento afetivo.
Porém, mais do que isso, o beijo também pode trazer outros benefícios para os indivíduos, sejam físicos ou emocionais, que contribuem diretamente com a saúde.
O beijo traz benefícios para a saúde? Sim, confira os 4 principais
1 – Queima de calorias
Não há nada melhor do que praticar um ato prazeroso e ainda queimar umas calorias no processo!
É claro que isso não irá se comparar com as idas à academia, mas estima-se que um beijo de língua, daqueles mais fervorosos e longos, possam eliminar até 16 calorias.
2 – Diminuição do estresse e sensação de bem-estar
Um estudo apresentando em 2009 na Annual Meeting of the American Association for the Advancement of Science (AAAS) comprovou que o beijo é um ato que ativa hormônios em nosso cérebro relacionados à felicidade e ao bem-estar do organismo.
Isso inclui a dopamina (que traz a sensação de prazer) e a serotonina (associada à excitação e ao otimismo).
Ambos são responsáveis por barrar a presença do cortisol, o hormônio liberado em momentos de estresse e que, em altos níveis, é prejudicial à saúde como um todo. Ou seja, o beijo é um bom gerador de alegria e relaxamento!
Veja mais: Crise de estresse: entenda como ela afeta sua saúde
3 – Exercício dos músculos da face
O ato de beijar acaba exercitando, mais ou menos, 30 músculos do seu rosto. Então, ao beijar alguém por um período razoável, você também estará tonificando essas regiões, o que pode ajudar na prevenção de rugas e marcas de expressão.
4 – Melhora da autoestima e das relações afetivas
O beijo também traz efeitos positivos para a saúde mental e afetiva. Isso porque outro hormônio envolvido no ato, que aumenta de produção durante, é o ocitocina, relacionado ao amor e ao afeto.
Sentir-se amado e conectado com o outro estreita as relações e as torna mais saudáveis e acolhedoras. Além dessa sensação melhorar o relacionamento em si, também contribui com os sentimentos individuais de cada um. Estudos mostram que receber afeto melhora a autoestima e aflora os sentimentos bons.
Veja mais: Como melhorar a sua autoestima
FONTES:
Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional
http://www.sbie.com.br/blog/dia-beijo-melhor-das-emocoes-de-amor-e-carinho/
Eureka Alert
https://www.eurekalert.org/multimedia/pub/12398.php
CNN
https://edition.cnn.com/2014/01/14/health/upwave-kissing/index.html