A colpocitologia oncótica, popularmente conhecida como papanicolau, é um exame ginecológico rápido e geralmente indolor, muito importante para verificar a saúde íntima da mulher.
O exame é realizado em mulheres que já apresentam vida sexual ativa. Apesar de ser capaz de diagnosticar diversas doenças ginecológicas, o papanicolau é essencial na prevenção do câncer do colo do útero, um dos mais recorrentes entre o sexo feminino.
Para realizá-lo, é preciso apenas que a paciente tenha em mãos um documento original com foto e o pedido de exame concedido pelo médico ginecologista.
O procedimento dura cerca de 5 minutos e, segundo o Ministério da Saúde, é recomendado que as duas primeiras coletas sejam feitas anualmente. Em caso de não alterações identificadas, o exame pode ser realizado a cada três anos.
Como é realizado o exame de papanicolau?
O exame é realizado em posição ginecológica. A mulher deve ficar deitada, com as pernas separadas e apoiadas em um suporte. O médico analisa o exterior da região íntima, observando se há alguma anormalidade aparente.
Em seguida, o médico introduz o espéculo (ou bico de pato) na vagina, para que seja possível visualizar o colo do útero. Utilizando-se de uma espátula especial e de uma pequena escovinha, o ginecologista colhe amostras do tecido interno (endocérvice) para serem analisadas em laboratório.
Além de ser fundamental na detecção de lesões causadas pelo HPV, realizar o papanicolau também pode auxiliar no diagnóstico clínico das seguintes doenças:
- Clamídia;
- Gonorreia;
- Sífilis;
- Candidíase;
- Tricomoníase.
O exame também é capaz de detectar a presença de cistos ou nódulos no útero.
O papanicolau apresenta contra-indicações?
O exame é realizado rotineiramente apenas por mulheres que apresentam ou já apresentaram vida sexual ativa. Caso a mulher seja gestante, é recomendado que o exame seja feito apenas até o quarto mês de gestação. Após o parto, é preciso esperar de seis a oito semanas para realizá-lo.
Existe pré-preparo para o papanicolau?
Para realizar o exame, é preciso não ter tido relação sexual nas últimas 72 horas, não fazer uso de duchas íntimas e nem utilizar cremes e lubrificantes vaginais.
Quais são os resultados possíveis do papanicolau?
Veja abaixo quais são os resultados possíveis e o que eles indicam sobre a sua saúde:
Negativo para câncer: caso seja o primeiro resultado negativo, recomenda-se a realização do exame no ano seguinte. Caso seja o segundo resultado negativo em 2 anos, pode seguir o acompanhamento com exame a cada 3 anos a partir de então.
Lesão de baixo grau: positivo para infecção de HPV. O exame deverá ser realizado a cada seis meses.
Lesão de alto grau: o médico solicitará outros exames para investigar melhor a gravidade da lesão.
Precisando realizar o exame de papanicolau? Agende pelo dr.consulta e garanta um diagnóstico preciso e acesso online do resultado via aplicativo para a sua facilidade.
Quer saber mais sobre o outubro rosa? Então acesse nosso conteúdo “O que é o outubro rosa e como essa data pode te ajudar?” para responder todas as suas perguntas sobre esse assunto.