Esse período se inicia na semana 32 e vai até a semana 36. Seu bebê está praticamente todo formado, crescendo e se preparando para o nascimento — continua ganhando peso e consolidando sua evolução até aqui.
Você vai se sentir cada vez mais cansada, a barriga segue aumentando, assim como o volume do líquido amniótico.
A azia, as contrações de treinamento e o cansaço, assim como as dores nas costas e nas pernas vão minando suas forças — você não vê a hora de o grande dia chegar, não é mesmo?
No entanto, é preciso manter calma e relaxar constantemente, aproveitando todas as oportunidades para colocar as pernas para cima e descansar.
Acompanhe o post e veja como manter a sua saúde — e a do bebê — no oitavo mês de gestação.
Preparos antes de dormir
Pela posição do coração e dos principais vasos sanguíneos, é recomendável que se acostume a dormir sobre o lado esquerdo do corpo. Desse modo, o sangue flui livremente pelo corpo e pelo cordão umbilical, alimentando o bebê.
Nessa posição, ocorre ainda uma menor retenção de líquidos pelo corpo, diminuindo o inchaço — comum nessa fase. Além disso, o uso de um travesseiro entre as pernas permite um alívio das dores nas costas.
Você não deve beber muita água antes de dormir, pois, assim, evita ter que se levantar para ir ao banheiro muitas vezes durante a noite.
Atenção especial aos alimentos
Para que a criança se mantenha saudável e continue crescendo nessa reta final, deve receber da mãe toda nutrição necessária. Isso significa que você precisa ter uma boa alimentação.
Nessa fase, é importante consumir alimentos ricos em vitaminas A e C, além de cálcio, ferro, fósforo e ácido fólico.
Outro aspecto a se considerar é a motilidade intestinal. Para evitar a prisão de ventre, os intestinos devem ser estimulados pelo uso de fibras na alimentação. Portanto, continue se alimentando de verduras, frutas e cereais integrais.
Cuidados com o banho e com a higienização
O primeiro cuidado a se observar para o oitavo mês é a contraindicação da higiene com ducha. Ela é contraindicada sempre — e principalmente para a gestante —, pois pode provocar a ascensão de microrganismos pelo canal vaginal, podendo chegar ao útero.
A região genital deve ser lavada durante o banho com sabonete neutro sem pigmentos ou corantes.
Além disso, deve ser mantido o hábito de higienizar as mãos constantemente — ao chegar em casa, após usar o banheiro e antes de qualquer refeição.
Os exames do período
Cada exame pré-natal deve checar o peso, a pressão arterial e a altura do útero. Além dessas conferências de praxe, deve ser realizado um ultrassom com dopplerfluxometria obstétrica. Trata-se de hipertensão arterial na gravidez e deve ser acompanhada com atenção.
O exame permite ainda verificar as condições da criança, da placenta e a quantidade do líquido amniótico.
Você viu até aqui como garantir a saúde do seu filho no oitavo mês de gestação. Se ainda tiver dúvidas sobre os cuidados na gravidez, aconselhamos a consulta com um médico ginecologista.