Inscreva-se para receber
as melhores dicas de saúde.

Prometemos nunca mandar spam

Blog dr.consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
                   Agendar consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
Blog dr.consulta / Saúde de A-Z / 6 possíveis explicações para o surgimento de manchas roxas no corpo
Saúde de A-Z

6 possíveis explicações para o surgimento de manchas roxas no corpo

O surgimento de alguma alteração na pele é algo relativamente comum e pode ocorrer em pessoas de todas as...
Avatar de dr.consulta
dr.consulta
16, jul de 2024
13 minutos para ler
6 possíveis explicações para o surgimento de manchas roxas no corpo

O surgimento de alguma alteração na pele é algo relativamente comum e pode ocorrer em pessoas de todas as idades. De forma resumida, sinais como uma mancha roxa, por exemplo, aparece quando os vasos sanguíneos se rompem, fazendo o sangue vazar para os tecidos próximos.

De todo modo, várias condições podem provocar isso e tornar perceptível a alteração na pele.

Manchas roxas são sempre iguais?

Embora tenham quase sempre a mesma origem (ou seja, sangue que vaza das veias), as manifestações do tipo podem ser classificadas de três diferentes formas, de acordo com algumas características. Assim, uma pessoa pode apresentar:

dr.consulta botão assinar cartão
  • um hematoma, geralmente acompanhado de um inchaço, com coloração que pode variar do vermelho até o roxo escuro, passando por tonalidades de verde;
  • uma equimose, em que o sangue se infiltra pelo tecido da pele e forma manchas mais disseminadas, com cerca de 1 cm cada.
  • uma ou mais petéquias, que aparecem na forma de pontos roxos ou avermelhados bem pequenos e que geralmente não somem mesmo quando a pele seja pressionada. São um sinal comum de algumas infecções virais, como a dengue.

O que pode explicar esse tipo de marca na pele?

Seja qual for o tipo de mancha, várias são as causas para essas alterações. Muitas delas são simples e não geram consequências, enquanto outras devem ser sinal de alerta e exigir alguma atenção extra.

1. Pancadas e outros traumas

A lista de incidentes que podem gerar uma mancha roxa (que, nesses casos, recebe o nome de hematoma) é bem grande. 

Eles vão desde aquela topada com o dedo na quina na mesa até episódios mais graves que levam ao rompimento de vários vasos na mesma região do corpo. Além disso, procedimentos cirúrgicos e a coleta de sangue também podem provocar essas hemorragias que geram os roxos na pele.

No entanto, desde que não envolva traumas mais sérios, os hematomas por pancadas são passageiros e tendem a se resolver por conta própria.  No máximo, é possível recorrer a compressas frias ou com gelo para aliviar a dor e o inchaço e acelerar o processo de recuperação até que a mancha desapareça por completo.

2. Uso de determinados medicamentos

O uso regular de uma série de remédios também pode facilitar possíveis hemorragias e deixar as manchas roxas mais perceptíveis. 

Em geral, isso tende a acontecer com substâncias que “afinam” o sangue, tornando a coagulação mais difícil, seja de forma direta (como é o caso dos anticoagulantes) ou indireta (como acontece com a aspirina e alguns anti-inflamatórios).

Por isso, evite se automedicar e sempre que notar algum efeito colateral suspeito durante qualquer tratamento, converse com o médico responsável pela prescrição.

3. Deficiências de certos nutrientes

O que uma pessoa come (ou deixa de comer, no caso) também pode contribuir com surgimento das manchas roxas pelo corpo. Isso se dá pela ausência grave de alguns nutrientes, o que pode afetar a coagulação.

Entre os exemplos mais conhecidos disso estão as deficiências de vitamina C e K.

Vitamina C

A deficiência desse nutriente demora alguns meses para se tornar perceptível e tende a ser mais comum em locais onde pode ser difícil consumir frutas, legumes e verduras, suas principais fontes. 

A partir disso, podem ser notados sintomas da alteração, o que inclui as manchas roxas. A pessoa pode também perceber sangramentos nas gengivas, fadiga e um maior risco de infecções.

Essa é uma condição relativamente rara atualmente, mas em circunstâncias específicas pode atingir idosos, lactantes ou pessoas com alimentação muito restrita. O quadro é revertido com a reposição de vitamina C, que deve ser mantida por alguns meses.

Vitamina K

Presentes principalmente em folhas de tom verde-escuro e óleos vegetais, esse é outro nutriente cuja deficiência pode se manifestar pelo surgimento mais frequente de manchas roxas na pele.

Sem a quantidade adequada de vitamina K, o organismo passa a ter dificuldade em processar diferentes mecanismos associados à coagulação. A partir disso, a condição precisa ser tratada com a devida reposição, sempre conforme orientação de um médico e/ou nutricionista.

Agende um nutricionista

4. Condições que afetam a circulação do sangue

dr.consulta - Médica examina perna de mulher com manchas roxas
Imagem ilustrativa (GettyImages)

O caminho que o sangue percorre por dentro de veias, artérias e vasos sanguíneos pode encontrar obstáculos que se refletem no desenvolvimento das equimoses sob a pele. Entre exemplos disso estão as varizes e as vasculites.

Varizes 

Em geral, a condição atinge com mais frequência as mulheres. Com sua evolução, torna-se possível notar o acúmulo de manchas roxas ou vasinhos aparentes, em especial nas pernas. 

As varizes são resultados de alterações nas estruturas (dilatação excessiva, em geral) das veias, geralmente próximo à superfície da pele. Com isso, a passagem do sangue fica mais difícil.

Alguns fatores de risco podem contribuir para o agravamento da alteração (como sedentarismo e tabagismo) e o tratamento pode depender do acompanhamento de um cirurgião vascular ou um angiologista, o especialista no sistema circulatório.

Vasculites

São resultado da inflamação das paredes dos vasos sanguíneos. Elas têm como possíveis explicações uma série de alterações que vão desde doenças autoimunes até infecções, embora nem sempre seja possível determinar isso com precisão. 

Com o quadro inflamatório na parede da veia, o fluxo sanguíneo pode ser afetado, desencadeando hemorragias (o que explica as possíveis manchas) e, em alguns casos, aneurismas (onde a dilatação do vaso é muito grande gerando o risco de ruptura). 

O tratamento das vasculites depende das razões por trás da inflamação e pode demandar a avaliação de um reumatologista.

  1. Alterações na coagulação

Diversas condições podem alterar aspectos do sangue que fazem com que o processo de coagulação se torne mais difícil, gerando uma série de sintomas. A mais conhecida delas é a hemofilia, que geralmente é congênita e hereditária (ou seja, nasce com a pessoa por conta da herança genética).

Nesses casos, os sangramentos internos de difícil controle podem explicar as manchas roxas pelo corpo. A partir do diagnóstico (feito com auxílio de exame laboratorial solicitado por um hematologista), o controle depende das transfusões do fator deficiente que impede a interrupção da hemorragia. Ele é obtido por meio de doações de sangue.

Outra enfermidade de caráter similar é a chamada doença de von Willbrand que, em geral, é mais comum que a hemofilia, mas como hemorragias mais sutis.

  1. Diferentes tipos de púrpura

Púrpura é o nome dado a quadros caracterizados pelo vazamento e acúmulo de sangue debaixo da superfície da pele. Assim sendo, as manchas roxas (o que explica o nome) são o sintoma mais comum.

Púrpura senil

Resultado do envelhecimento, já que à medida que o tempo passa, a pele e a parede dos vasos sanguíneos ficam mais finas. Logo, há mais chance de sangramentos, que são notados mais facilmente. 

Em geral, a questão acaba sendo meramente estética. Pouco a pouco o sangue é reabsorvido pelo organismo e as manchas somem.  No entanto, lesões na região podem desencadear infecções ou complicações mais graves, em especial para portadores de diabetes.

Púrpura trombocitopenica idiopática

Condição autoimune em que há uma redução no número de plaquetas (um tipo de célula envolvida no processo de coagulação) no sangue. Dessa forma, podem aparecer manchas roxas na pele, bem como quadros de hemorragia.

Púrpura trombocitopenica trombótica 

Nessa situação, o indivíduo é afetado pela formação de coágulos dentro dos vasos sanguíneos, o que pode provocar equimoses arroxeadas pela pele. Embora possa exigir intervenção apropriada o quanto antes, essa tende a ser uma alteração bastante rara.

Seja qual for a situação que tenha provocado a lesão na pele, vale saber que para sanar dúvidas envolvendo essa ou outras questões existe o Cartão dr.consulta. Com ele é possível ter acesso a uma série de benefícios que facilitam os cuidados com a saúde, incluindo exames e consultas com especialistas.

Assine o Cartão dr.consulta

Quando uma mancha roxa merece atenção especial?

Normalmente, não é difícil identificar um hematoma provocado por um trauma. Por outro lado, outras condições que podem gerar alterações na pele nem sempre têm causa aparente e muitas vezes estão acompanhadas de outros sintomas.

Portanto, é importante procurar ajuda especializada sobretudo quando há mais de uma mancha roxa que surge de forma inesperada. Tal recomendação deve ser redobrada principalmente quando esse tipo de sinal é frequente, extenso e surgem em diferentes partes do corpo ao mesmo tempo ou em períodos próximos.

Fontes:

  • National Library of Medicine;
  • Sociedade Brasileira de Dermatologia;
  • Sociedade Brasileira de Dermatologia;
  • Revista do SUS;
  • Jornal Vascular Brasileiro;
  • Revista de Nutrição;
  • Sociedade Brasileira de Reumatologia;
  • Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular;
  • Ministério da Saúde;
  • Ministério da Saúde;
  • Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia.

#equimose#hematoma#hemorragias#petéquia#púrpura
Avatar de dr.consulta

dr.consulta

O dr.consulta nasceu em 2011, na favela de Heliópolis, em São Paulo, com a proposta de fazer uma verdadeira revolução na saúde, oferecendo atendimento acessível e de qualidade para quem não tinha. E esse objetivo de revolucionar o setor nos acompanha todos os dias desde então. Hoje, somos quase mil profissionais em busca das melhores soluções e já atendemos mais de 3 milhões de pacientes em nossos centros médicos espalhados por São Paulo.
Conheça nossos doutores

Comentários

  1. Manchas roxas na pele: por que elas surgem e como evitar - Fledoid 16/12/2024 às 15:46

    […] e batidas A razão mais comum para o aparecimento de manchas roxas é um impacto direto na pele. Pode ser aquela topada que você nem lembra ou um […]

    Responder
  2. Francinilda da Silva Lima 08/02/2025 às 18:26

    Estou com manchas roxas o que fazer

    Responder
    • Reinaldo 11/02/2025 às 08:25

      Olá! Francinilda, tudo bem? Recomendamos que passe em uma consulta para que o médico possa avaliar e investigar as manchas. Entre em contato conosco no 4090-1510 e agende um horário.

      Responder
  3. Mara Lúcia dos santos. 19/02/2025 às 10:12

    Olá. Fiquei com dores sobre o olho direito por 3 dias.fui ao PA no domingo .fui atendida e tomei os medicamentos prescritos.fiquei deitada em um banco.quando vinha para casa tive convulsão. Depois o olho direito ficou tomado de hematoma e o esquerdo só em cima.onde dói nos 2 olhos.embaixo da sobrancelhas.

    Responder
  4. Mara Lúcia dos santos. 19/02/2025 às 10:14

    Está muito indecente.pareco um vampiro.esta demorando pra limpar.como devo agir?

    Responder
  5. Geisa Totta de souza 09/05/2025 às 20:10

    Boa noite, estou muito preocupada, já fui em vários médicos principalmente alergista e não sabem porque tenho essa alergia acentuada na cabeça, virilha , axila, pois estou tomando disprospan faz 5 anos só pra parar coceira, mas acho que agora está saindo manchas roxas e levemente formigamento na mão direita , eu acredito que e devido a está medicação por muito tempo.
    Podem me dar alguma luz pra identificar esta alergia?ou outro tipo de exames .?
    Abraço

    Responder
  6. vapedeutsch 15/08/2025 às 06:10

    Asking questions are truly fastidious thing if you are not understanding anything totally, however
    this article gives fastidious understanding even.

    Responder

Deixe seu comentário

Cancelar Resposta

Posts em tendência

  • Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

    7 minutos para ler
  • Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

    1 minuto para ler
  • Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

    10 minutos para ler
  • Novembro azul: saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata

    10 minutos para ler

Newsletter

Inscreva-se para receber as melhores dicas para sua saúde
Prometemos nunca te mandar spam

Melhores vídeos

  • dr.consultta - doutor em cuidar de você

    dr.consulta doutor em cuidar de você

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    23, ago de 2024
  • Mulher com sinais de transtornos mentais

    Mais da metade dos brasileiros apresentam sinais de transtornos mentais

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    21, abr de 2022
  • Homem descobrindo fatos sobre o tabaco

    Saiba tudo sobre o tabaco

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    30, maio de 2019

Agendamento

Temos inúmeras especialidades para você agendar consultas e exames de maneira rápida e fácil.

Você também pode gostar de...

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

27, nov de 2025
Black Friday pode elevar a ansiedade. Entenda por quê, reconheça sinais...
7 minutos para ler
Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

26, nov de 2025
Novembro Azul: guia visual de saúde do homem com linha do...
1 minuto para ler
Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

24, nov de 2025
A busca por serviços de saúde práticos, acessíveis e de qualidade...
13 minutos para ler
Blog dr.consulta

O dr.consulta tem como missão: ampliar o acesso à saúde de qualidade por meio de informação, consultas, exames e procedimentos, com cuidado e respeito para que as pessoas vivam o seu melhor.

Play Store Icon App Store Icon
Categorias
  • Cartão de desconto
  • Saúde
  • Viver bem
  • Guia Geral da Saúde
  • Bulas
Institucional

O Cartão dr.consulta não é um plano de saúde ou meio de pagamento e sim uma assinatura para descontos administrada pela Yalo (CNPJ 28.757.895/0001-22).

Não atendemos urgências e emergências.

Responsáveis técnicos: Tin Hung Ho (CRM 121.152 SP e RQE 59.727) e Tatiana Estevão Sampaio (CRO 97.095 SP). Imagens extraídas de banco de imagem.

© 2024 - Todos os direitos reservados ao dr.consulta
  • Termos de uso
  • Telefone: 4090-1510