7 medidas para a prevenção de catarata
Essa condição ocular torna a lente natural do órgão (chamada de cristalino) opaca, dificultando a entrada da luz e a formação nítida das imagens na retina, o que deixa a visão embaçada.
Trata-se de uma das principais causas de cegueira no mundo, afetando especialmente pessoas a partir dos 60 anos, segundo artigo publicado na Revista Eletrônica Acervo Saúde.
Embora existam tratamentos clínicos em fases iniciais, como a utilização de óculos, colírios e até cirurgias que recuperam totalmente os danos visuais, a prevenção de catarata é uma medida importante para garantir a qualidade de vida do paciente.
Como prevenir a catarata
O envelhecimento é um fator natural e inevitável para o seu desenvolvimento. No entanto, algumas atitudes podem reduzir os riscos, sobretudo em casos relacionados a questões externas ou enfermidades crônicas. São elas.
- controlar o diabetes;
- proteger os olhos contra a radiação ultravioleta;
- manter uma dieta rica em antioxidantes;
- evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool;
- ter cuidado com o uso prolongado de medicamentos;
- utilizar EPIs em ambientes de risco;
- realizar exames oftalmológicos de rotina.
1. Controlar o diabetes
Pessoas com glicemia alta têm maior propensão a desenvolver o quadro — principalmente quando o manejo não está sendo correto.
Quanto mais tempo a pessoa vive com diabetes sem tratamento, maiores as chances de alterações desse tipo (e em outros órgãos), aponta estudo do Brazilian Journal of Implantology and Health Sciences.
Seguir as abordagens indicadas pelo endocrinologista e passar por procedimentos oftalmológicos periodicamente são atos fundamentais para a prevenção de catarata e complicações.
Com o Cartão dr.consulta, é possível agendar atendimentos médicos e exames a preços mais vantajosos.
O paciente também é incluído em programas de saúde, nos quais pode tirar dúvidas sobre o cuidado com as condições crônicas pré-existentes e fazer consultas de enfermagem on-line.

2. Proteger os olhos contra a radiação ultravioleta
A exposição excessiva e inadequada à luz solar pode acelerar a degeneração do cristalino. Para que os olhos não sejam afetados pelos efeitos nocivos, recomenda-se o uso de óculos de sol com proteção UVA e UVB e chapéus de aba larga, em especial nos horários de pico dos raios (entre 10h e 16h).
3. Manter uma dieta rica em antioxidantes
Uma alimentação equilibrada, composta de frutas, legumes, verduras e grãos integrais, contribui para diferentes aspectos da saúde.
Vitaminas C e E, betacaroteno e zinco possuem ação antioxidante que, entre outros benefícios, ajudam a combater os danos celulares que levam à opacificação da estrutura.
Inserir itens como cenoura, abóbora, espinafre, laranja, brócolis e castanhas no cardápio é uma forma simples e eficaz de proteger a visão.
4. Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool
Fumar e beber exageradamente são comportamentos associados ao aumento de radicais livres no organismo, o que pode antecipar o envelhecimento dos tecidos oculares e favorecer o surgimento da enfermidade. Abandonar esses hábitos auxilia tanto na prevenção da catarata quanto no bem-estar geral.

5. Ter cuidado com o uso prolongado de medicamentos
Alguns remédios, como os corticoides, podem comprometer a saúde dos olhos se administrados por longos períodos e inapropriadamente, demonstra um artigo publicado na revista RECIMA21.
Por isso, é essencial seguir sempre a orientação médica e informar ao especialista responsável sobre qualquer medicação em andamento.
6. Utilizar EPIs em ambientes de risco
Para quem trabalha em áreas que envolvem atividades com mais riscos comprovados de acidentes ocupacionais, incluindo a possibilidade de lesões oculares (como construção civil, indústria ou áreas rurais), os equipamentos de proteção individual (EPI) são indispensáveis. Impactos na região podem provocar catarata traumática.
7. Realizar exames oftalmológicos de rotina
Consultar um oftalmologista regularmente, mesmo na ausência de sintomas, é a melhor maneira de detectar alterações precoces.
Quem tem mais de 50 anos ou apresenta condições como diabetes e hipertensão arterial precisa estar ainda mais atento, pois esse acompanhamento permite intervenções que impedem possíveis agravamentos.
Apesar de comum, evitar ou reverter o quadro é altamente viável com essas atitudes listadas. Lembrando que cuidar da visão também é garantir a autonomia, a qualidade de vida e a saúde como um todo.
Fontes:
Mensagemtenho muito medo de adiquirir essa patologia
vc pode minha judar
Como podemos te ajudar, Israel?