A psoríase é uma complicação dermatológica sem cura, não contagiosa e relativamente comum. Caracteriza-se por lesões avermelhadas e descamativas na pele. Apesar de atingir em sua maioria o couro cabeludo, joelhos, cotovelos, mãos, pés e unhas, todas as partes do corpo podem ser afetadas pela doença.
As suas causas ainda são desconhecidas, entretanto, estudos indicam que a psoríase pode estar relacionada à questões do sistema imunológico e também da saúde mental. Uma predisposição genética e fatores externos também podem justificar o surgimento da doença.
Em casos mais brandos e isolados, a psoríase pode ser tratada de forma mais rápida e fácil. Porém, em casos mais extremos, o tratamento pode durante um tempo maior, até por conta da gravidade dos sintomas. A doença pode atingir até mesmo as articulações.
Para uma avaliação clínica eficaz, a psoríase pode ser classificada de 8 maneiras diferentes:
Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD)
Quais são os sintomas da psoríase?
A psoríase é uma complicação cíclica, ou seja, os seus sintomas surgem e desaparecem de tempos em tempos. Entre os sinais mais comuns da doença estão:
- manchas vermelhas com escamas secas de cores brancas ou prateadas;
- pele ressecada com possíveis sangramentos;
- coceira intensa;
- unhas secas, grossas e deformadas;
- inchaço e dores nas articulações.
É importante reforçar que os sintomas dependem do tipo de Ppsoríase que o paciente apresenta.
Como funciona o tratamento da psoríase?
Apesar de não ter cura, atualmente, existem alguns tratamentos muito eficazes que ajudam no controle dos sintomas da doença.
- tópicos: cremes e pomadas para tratar formas leves de psoríase ou aliviar sintomas. Esses produtos curam as lesões na pele e podem ser combinados com hidratantes e até exposição solar controlada e protegida.
- medicamentos sistêmicos via oral, subcutâneos, intravenosos ou intramusculares: são necessários para pacientes que apresentam casos um pouco mais graves de psoríase — ou se o cuidado tópico não teve o resultado esperado.
- fototerapia: procedimento em que a pele é exposta cuidadosamente à luz ultravioleta, UVA ou UVB.
Caso você suspeite que tenha essa condição, recomendamos que procure um dos nossos dermatologistas para uma consulta. Qualquer forma de tratamento precisa ser avaliada e monitorada por um médico especialista.