De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil é o segundo país que mais faz cirurgias no mundo todo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
A mesma pesquisa indica que os dois países também são líderes no número de cirurgiões plásticos — mais de 30% do total mundial.
Apesar dos números indicarem que há muitos profissionais no mercado e que procedimentos cirúrgicos têm se tornado comum, é necessário saber quando procurar um cirurgião plástico, levando em conta que essa escolha deve ser feita com cuidado e atenção.
É importante, por exemplo, procurar informações sobre a cirurgia que deseja realizar, o que está te motivando a fazê-la, entre outras coisas.
Quando procurar um cirurgião plástico
Esse profissional está apto a realizar dois tipos de cirurgias: a plástica e a reparadora. Seja qual o método que você vai optar, antes de agendar uma consulta com o cirurgião plástico leve em conta alguns pontos:
- a escolha por um procedimento cirúrgico é pessoal ou está se baseando em outras pessoas?
- está considerando sua saúde física e emocional?
- sabe quais são os prós e contras da cirurgia que deseja fazer?
O cirurgião plástico também pode te ajudar nesse momento, principalmente ao explicar sobre o procedimento em si (como ele funciona, riscos, recomendações, etc.), mas refletir sobre isso antes de procurar um médico é muito importante.
Com a decisão tomada, é hora de buscar o profissional de saúde que irá te auxiliar. Para isso, a principal dica é: cheque se o responsável pelo procedimento tem cadastro ativo no Conselho Regional de Medicina do estado em que atua — basta jogar seu nome no site do órgão para ter essa informação.
Durante a pesquisa na página, também é possível saber se ele tem especialização na área — outro requisito importante para reforçar sua segurança.
Aqui no dr.consulta, você encontra profissionais especializados que estão prontos para te atender e tirar suas dúvidas.
O que é necessário fazer antes e depois de uma cirurgia?
Seguir as recomendações pré e pós-cirúrgicas é muito importante para minimizar riscos e aumentar as chances de sucesso do procedimento. Veja abaixo o que fazer em cada fase.
Pré-operatório
Antes da cirurgia, é necessário passar em consulta com o cirurgião plástico para avaliar o estado da sua saúde em geral.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o médico deve:
- analisar histórico médico do paciente, incluindo cirurgias anteriores, alergias e uso de medicamentos, vitaminas, etc.;
- checar diagnóstico de doenças crônicas, como pressão alta e diabetes;
- saber sobre o consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e outras drogas;
- solicitar exames complementares, como o hemograma completo, para verificar o estado de saúde atual.
Após avaliação de risco e, se a decisão for seguir com a cirurgia, é recomendado que o paciente:
- evite fumar ou consumir álcool nos dias anteriores ao procedimento;
- suspenda medicamentos (como aspirina) que podem aumentar as chances de sangramento e, consequentemente, de hemorragia. Lembrando que essa recomendação deve vir do médico, não pare de tomar um remédio sem antes consultá-lo;
- faça jejum no dia da cirurgia.
Pós-operatório
O cuidado com a sua saúde não acaba após sair da sala de procedimento cirúrgico. É importante seguir algumas recomendações que vão auxiliar na sua recuperação:
- fazer repouso
- evitar exposição solar;
- seguir as orientações médicas em relação a remédios para dor, curativos e banho;
- alimentar-se bem;
- realizar consultas de acompanhamento.
Com o Cartão dr.consulta, é possível cuidar da sua saúde pagando mais barato em consultas e exames. Além disso, a assinatura também garante descontos em farmácias parceiras.
Para que esses benefícios se estendam a pessoas queridas que estão à sua volta, você pode adicionar mais 4 dependentes, sem restrição de idade.
Uma dica extra para quem busca um pós-operatório mais tranquilo é realizar a cirurgia no inverno. Além dos dias mais frios diminuírem a probabilidade de inchaço, o uso de acessórios específicos para a recuperação do pós-operatório torna-se mais fácil.
Nessa estação, os raios solares também não são tão fortes, diminuindo a possibilidade de manchas e cicatrizes.
Estética ou reparadora: qual a diferença
Como mencionado anteriormente, existem dois tipos de cirurgia plástica:
- a estética é realizada, principalmente, com o objetivo de melhorar a aparência — como a lipoaspiração;
- a reparadora é indicada, como o próprio nome sugere, para reparar malformações, ou outras características, causadas por uma doença, acidentes, outras cirurgias, etc.
Lembre-se que, independente do objetivo, é necessário procurar um bom cirurgião plástico para tirar suas dúvidas e para se sentir confortável ao expor suas expectativas e objetivos.
5 tipos de cirurgias plásticas mais comuns
De acordo com o estudo da ISAPS, em 2021, os procedimentos cirúrgicos mais comuns foram:
1 – Lipoaspiração
A lipoaspiração é uma opção para remover o excesso de gordura de áreas específicas do corpo, como barriga, coxas e braços, visando a melhora do contorno corporal.
O procedimento pode ser feito em uma ou mais regiões, o paciente que escolhe de acordo com seu objetivo.
2 – Mamoplastia de aumento
No geral, a mamoplastia é a cirurgia caracterizada por alterar o tamanho nas mamas, sendo a redução também uma opção.
No entanto, é mais comum, segundo a ISAPS, que as pessoas procurem essa cirurgia para aumentar os seios com a colocação de implantes de silicone.
A mamoplastia de aumento é indicada para pessoas que têm mamas pequenas ou que querem restaurar o volume perdido após gravidez ou perda de peso.
3 – Blefaroplastia
Esse é um tipo de procedimento cirúrgico feito nas pálpebras para remover o excesso de pele e bolsas de gordura.
A blefaroplastia pode ser realizada para melhorar a visão (quando as pálpebras caídas estão afetando esse sentido) e para rejuvenescer a aparência dos olhos.
4 – Rinoplastia
Essa cirurgia pode alterar o tamanho, a forma ou a proporção do nariz. A rinoplastia pode ser feita por razões estéticas ou de saúde — quando a respiração é prejudicada, por exemplo
5 – Abdominoplastia
Muitas vezes confundida com a lipoaspiração, a abdominoplastia é o procedimento feito para remover o excesso de pele e gordura da barriga. Além disso, ela também restaura músculos enfraquecidos ou separados, deixando o abdômen mais “durinho”.
Onde as cirurgias devem ser realizadas?
Toda cirurgia inclui riscos, mas calma: há formas de diminuir a possibilidade de complicações. Por isso, é muito importante procurar um bom cirurgião plástico para orientação individualizada e cuidados especializados durante todo o processo.
Além disso, certifique-se que o procedimento será feito em instalações apropriadas, como hospitais com suporte completo e ambientes estéreis.
Uma equipe médica qualificada e bem equipada, em local adequado, faz toda a diferença para aumentar as chances de sucesso da sua cirurgia plástica.
Conte com o dr.consulta nesse e em outros momentos da vida para cuidar da sua saúde.
Fontes: