Saber procurar o profissional de saúde correto para o que está sentindo é essencial para ter sucesso no seu tratamento. No caso do coloproctologista, por exemplo, há, na maioria das vezes, uma confusão entre ele, o urologista e até o gastroenterologista.
O dr.consulta criou um conteúdo que vai te explicar quais doenças o coloproctologista pode tratar, quais sintomas que você precisa ficar de olho para saber se está na hora de buscar o auxílio desse profissional e qual a diferença entre as especialidades de Coloproctologia, Urologia e Gastroenterologia.
Índice
O que faz um coloproctologista?
O coloproctologista é um médico cirurgião especialista nos tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos de doenças relacionadas ao intestino delgado, grosso (também conhecido como cólon), reto e ânus.
Para se especializar nessa área, o médico deve fazer uma residência em cirurgia geral, com duração de 2 a 3 anos. Depois, é necessário fazer outra especialização — em coloproctologia —, por mais 1 ou 2 anos. Ou seja, trata-se de um profissional extremamente capacitado e preparado para realizar consultas, exames e cirurgias.
Quais doenças são diagnosticas por ele?
Ainda que muitas vezes se procure um gastroenterologista ou clínico geral, o proctologista é o médico mais indicado para tratar diversas doenças intestinais, do reto e do ânus. Algumas das mais comuns são:
- hemorroidas e incontinência anal;
- fissuras anais;
- câncer no intestino grosso e no reto;
- doença de Crohn;
- inflamações, como diverticulite e retocolite;
- infecções intestinais;
- tumores benignos;
- diarreia ou constipação crônicas;
- síndrome do intestino irritável;
- pólipos, fístulas e abscessos;
- doenças sexualmente transmissíveis no reto e ânus.
Assim, se já foi diagnosticado com alguma dessas doenças é recomendado que você agende uma consulta com o coloproctologista para que ele possa te atender melhor e indicar o tratamento adequado.
Com o Cartão dr.consulta, é possível ter acesso a essas e outras especialidades com desconto. O benefício também se estende a exames que ficam 30% mais baratos e você ainda pode adicionar mais 4 dependentes (não precisa, necessariamente, ser da sua família e também não há restrição de idade).
Assim, todos ficam com a saúde em dia e garantem mais economia nos seus agendamentos.
Quais sintomas podem indicar que é hora de procurar este especialista?
Caso não tenha sido diagnosticado com nenhuma patologia citada acima, alguns sintomas também podem sinalizar que a Coloproctogia é a especialidade que pode te ajudar. São eles:
- dificuldade para evacuar;
- constipação intestinal;
- diarreia persistente por mais de 3 semanas;
- dor e cólica frequentes na região abdominal;
- sangramento anal;
- qualquer alteração no funcionamento do intestino;
- histórico de câncer intestinal ou retal na família.
Por mais simples que o sintoma possa parecer, ele pode ser um indicativo de um problema mais grave, como a Doença de Crohn ou a diverticulite.
Felizmente, a maioria das doenças colorretais tem cura ou tratamento, seja por meio de medicamentos ou pela realização de uma cirurgia.
Mas o diagnóstico precoce e o acompanhamento de um médico de confiança são fatores fundamentais para ter maiores chances de cura e evitar complicações. Por isso, esteja sempre atento ao seu corpo, sem preconceitos, tabus ou restrições!
Lista de exames frequentes
Cada paciente pode apresentar um ou um conjunto de sintomas diferentes. Portanto, os exames também vão depender das queixas relatadas, do histórico e dos casos de doenças na família (predisposição genética) e das suspeitas iniciais.
Então, para ter um diagnóstico e tratamento seguros, o coloproctologista leva em consideração tudo isso, antes de qualquer pedido.
Vale lembrar ainda que os exames podem ser feitos de forma preventiva, ou seja, com o objetivo de identificar doenças do ânus e colorretais, na fase inicial.
No entanto, nesta lista dos exames mais solicitados, geralmente, constam:
- colonoscopia: realizado para verificar lesões e inflamações nas paredes intestinais — e para prevenir o câncer de intestino;
- sangue oculto nas fezes: é indicado, principalmente, para detectar câncer de cólon e câncer de intestino, além de ajudar na investigação de possíveis hemorragias no sistema digestivo;
- ultrassonografia endorretal: com ele, é possível diagnosticar diversas patologias, como o câncer colorretal;
- anuscopia: feito para avaliar o canal anal;
- retossigmoidoscopia: indicado para avaliação do intestino grosso, ele pode ajudar na detecção do câncer de cólon ou reto.
Urologista ou coloproctologista: qual médico procurar?
Diante das diversas especialidades médicas, não é raro ver pacientes em dúvida sobre qual profissional procurar. A Coloproctologia e a Urologia são duas áreas que geram grande confusão quando o paciente apresenta sintomas anais e/ou intestinais.
O urologista é especialista em distúrbios relacionados aos rins, bexiga e ureteres, além de tratar doenças que afetam o aparelho genital masculino. Esse especialista faz o exame de toque retal para diagnosticar doenças da próstata, como o câncer de próstata, enquanto o coloproctologista realiza esse exame para avaliar o reto e ânus.
Portanto, se os sintomas forem anais/intestinais, a especialidade mais indicada é o médico coloproctologista.
E qual a diferença entre o coloproctologista e o gastroenterologista?
Outra confusão comum é quanto a diferença do coloproctologista para o gastroenterologista.
Primeiramente: ambos atuam nos cuidados com o aparelho digestivo e, inclusive, podem ser complementares.
No entanto, a abordagem clínica do coloproctologista envolve a parte mais baixa ou final desse sistema, que é formada pelo intestino grosso (cólon), reto e ânus. Enquanto o gastroenterologista deve cuidar do tubo digestivo como um todo, incluindo órgãos anexos, como pâncreas e fígado.
Agora que você já sabe o que faz o coloproctologista, sua diferença para outras especialidades e conhece os sintomas de alerta, visite nossa página e agende sua consulta com o coloproctologista para avaliar sua saúde e tirar outras dúvidas sobre o tema.
A equipe do dr.consulta está à disposição com essa e outras especialidades para cuidar de você da sua família!
Fontes:
- Quem somos | Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP)
- Apresentação | Portal da Coloproctologia
- Exames de imagem para diagnóstico do Câncer Colorretal | Oncoguia