Saiba como cuidar da saúde mental em época de quarentena
Ficar em casa é a arma mais eficaz na luta contra a propagação do novo Coronavírus. E apesar de trazer certos benefícios para a rotina, a quarentena nem sempre é confortável e saudável.
A perda do direito de ir e vir somado ao distanciamento de pessoas e parentes queridos pode ser muito prejudicial à saúde mental. O isolamento social pode trazer à tona sintomas de tristeza, raiva, medo, irritação e preocupação, desenvolvendo quadros clínicos de depressão, ansiedade e insônia, por exemplo.
Pensando nisso, separamos algumas dicas especiais para você adotar na sua rotina dentro de casa e manter a saúde mental em dia.
1. Continue praticando exercícios físicos
Mesmo sem poder sair de casa, não deixe de se alongar e praticar atividades físicas. Utilize escadas ao invés de elevadores, faça caminhada entre os cômodos da casa, veja tutoriais na internet sobre como praticar musculação sem precisar ir a academia… o importante é não ficar parado!
A prática de exercícios físicos é comprovadamente uma ótima medida contra sintomas de estresse e ansiedade.
2. Crie uma rotina para você
Estabelecer uma rotina dentro de casa é muito importante para você manter a mente em ordem. Organizar-se durante o dia alivia os sintomas de ansiedade, medo e preocupação.
Fazer uso de blocos de notas e lembretes do celular para as suas atividades é uma ótima alternativa!
3. Divida as tarefas domésticas
Com a família inteira em casa, é fundamental que todos ajudem nas tarefas domésticas. Isso ajuda a não sobrecarregar quem sempre é o responsável por elas e ainda permite que todos passem um tempo juntos compartilhando aprendizados.
4. Cuide de quem você ama
Se você não mora sozinho, essa é uma boa oportunidade de passar mais tempo ao lado de quem está fazendo companhia pra você na quarentena. Estreite laços, pratique o diálogo, aprenda coisas novas e, principalmente, cuide de quem está com você.
5. Use a internet a seu favor
Aproveite para usar a internet a seu favor e entrar em contato com as pessoas à distância pelo celular e/ou computador. Manter contato, ver amigos e familiares mesmo que virtualmente, ajuda a aliviar a tensão e a sensação de depressão.
6. Pratique atividades relaxantes
Meditação e yoga são exemplos de exercícios relaxantes que acalmam e cuidam da mente. Procure tutoriais em plataformas digitais e comece hoje mesmo!
7. Faça o que gosta!
Mesmo em casa, priorize as atividades que você gosta de fazer nos seus tempos livres. Assista a um filme que você ama, cozinhe para relaxar e escute música, por exemplo.
Veja 7 dicas do que fazer em casa durante a quarentena.
8. Consuma informação com responsabilidade
O excesso de informação é a principal causa do estresse, da angústia e da ansiedade no período de quarentena. Entenda o seu limite e procure se informar apenas sobre o que for relevante.
Com poucos cuidados, você garante uma boa saúde mental em casa durante este período de quarentena.
Sou depressiva, tenho panico e sou muito ansiosa.
Muito importante
Conhecimento se faz necessário em todas as áreas, neste momento.
Amei mais ja faco tudo isso
Gostei das dicas. Procuro sempre fazer meus afazeres em casa não fico parada. E evito ver notícias da pandemia, procuro ouvir músicas, assistir missas, pregações.
Olá, tudo bem?
Eu estava dando uma vasculhada na internet sobre Coronavírus/Covid-19 e encontrei seu post.
Achei realmente muito bom! Parabéns!
Sabe o que é legal.. eu publiquei recentemente um artigo sobre Aspectos emocionais e psicológicos sobre o isolamento social por conta do COVID-19, que deve ser do seu interesse também.
Me avise se quiser dar uma olhada que te mando com prazer…
Abração,
Michel David
Estado Theta – http://www.estadotheta.com.br
Eu tenho pressão alta e agora então. Mesmo com a medicação vive alta
Boas dicas! Estava precisando , muito !
Parabéns!
Muito interessante a matéria. Faço tudo isso,Mas mesmo assim to eu aqui em crise que nem consigo dormi
Boa noite ,gostei das dicas e agradeço foi muito bom ler obrigada
Imagine, continue nos acompanhando Elenice 🙂
Tenho 65anos,sou professora e continuo na ativa há 44anos,mas agora dentro de casa na quarentena.
Elaborei uma rotina para preencher o dia todo.Trabalhos de casa,refeições nos horarios certos,hora do banho de sol para repoe vitaminaD,lazer assistindo algum programa que gosto,aproveitando para fazer cursos online graruitos,pesquisas e leituras de meu interesse na internet,conversar com amigos no watsap e quase não cabe tudo .durante o dia.
Perdi meu marido há 2anos e meio e entrei em depressão,horrível e não quero mais isto para minha vida,portanto não deixo nem um espaço em meu dia para não ficar angustiada.
As sugestões que vocês apresentam aqui é de grande valia e pode ajudar muito,principalmente neste momento,obrigado.
aproveitando o ensejo,gostaria de parabenizar a equipe e a todos os colaboradores .
Obrigado 🙂
Estou com ansiedade nesta quarentena fazendo terapia p vídeo, florais, rotina c exercício, leitura filmes, casa, comida, mas tem hora q vem a angústia c as notícias…mesmo não assistindo