Ficar em casa é a arma mais eficaz na luta contra a propagação do novo Coronavírus. E apesar de trazer certos benefícios para a rotina, a quarentena nem sempre é confortável e saudável.
A perda do direito de ir e vir somado ao distanciamento de pessoas e parentes queridos pode ser muito prejudicial à saúde mental. O isolamento social pode trazer à tona sintomas de tristeza, raiva, medo, irritação e preocupação, desenvolvendo quadros clínicos de depressão, ansiedade e insônia, por exemplo.
Pensando nisso, separamos algumas dicas especiais para você adotar na sua rotina dentro de casa e manter a saúde mental em dia.
1. Continue praticando exercícios físicos
Mesmo sem poder sair de casa, não deixe de se alongar e praticar atividades físicas. Utilize escadas ao invés de elevadores, faça caminhada entre os cômodos da casa, veja tutoriais na internet sobre como praticar musculação sem precisar ir a academia… o importante é não ficar parado!
A prática de exercícios físicos é comprovadamente uma ótima medida contra sintomas de estresse e ansiedade.
2. Crie uma rotina para você
Estabelecer uma rotina dentro de casa é muito importante para você manter a mente em ordem. Organizar-se durante o dia alivia os sintomas de ansiedade, medo e preocupação.
Fazer uso de blocos de notas e lembretes do celular para as suas atividades é uma ótima alternativa!
3. Divida as tarefas domésticas
Com a família inteira em casa, é fundamental que todos ajudem nas tarefas domésticas. Isso ajuda a não sobrecarregar quem sempre é o responsável por elas e ainda permite que todos passem um tempo juntos compartilhando aprendizados.
4. Cuide de quem você ama
Se você não mora sozinho, essa é uma boa oportunidade de passar mais tempo ao lado de quem está fazendo companhia pra você na quarentena. Estreite laços, pratique o diálogo, aprenda coisas novas e, principalmente, cuide de quem está com você.
5. Use a internet a seu favor
Aproveite para usar a internet a seu favor e entrar em contato com as pessoas à distância pelo celular e/ou computador. Manter contato, ver amigos e familiares mesmo que virtualmente, ajuda a aliviar a tensão e a sensação de depressão.
6. Pratique atividades relaxantes
Meditação e yoga são exemplos de exercícios relaxantes que acalmam e cuidam da mente. Procure tutoriais em plataformas digitais e comece hoje mesmo!
7. Faça o que gosta!
Mesmo em casa, priorize as atividades que você gosta de fazer nos seus tempos livres. Assista a um filme que você ama, cozinhe para relaxar e escute música, por exemplo.
Veja 7 dicas do que fazer em casa durante a quarentena.
8. Consuma informação com responsabilidade
O excesso de informação é a principal causa do estresse, da angústia e da ansiedade no período de quarentena. Entenda o seu limite e procure se informar apenas sobre o que for relevante.
Com poucos cuidados, você garante uma boa saúde mental em casa durante este período de quarentena.