Novembro Azul e a importância do cuidado com a saúde do homem
O mês em questão é marcado por uma das campanhas mais relevantes para a saúde masculina. Batizada de Novembro Azul, é um movimento internacional que visa alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a neoplasia é a segunda mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Grande parte dos casos se desenvolve de forma silenciosa, sem sintomas nas fases iniciais, o que reforça a necessidade de rastreamento e acompanhamento médico regular.
O que é a campanha Novembro Azul
Surgiu na Austrália, em 2003, e rapidamente se espalhou pelo mundo, ganhando força no território nacional com a adesão de instituições de saúde e a mobilização social.
A ação também amplia a discussão sobre outras condições que afetam o púbico, como o câncer de pênis e de testículo. Assim, é um momento importante para estimular a prevenção, promover o autocuidado e combater o preconceito em torno dos exames importantes para esses indivíduos, como:
- PSA (Antígeno Prostático Específico): teste de sangue usado para detectar alterações na próstata;
- toque retal: permite analisar o tamanho e consistência da glândula prostática;
- ultrassonografia da próstata ou transretal: indicada para averiguar modificações identificadas em procedimentos iniciais;
- biópsia prostática: para conformar a suspeita de tumor;
- ultrassom escrotal: utilizado na investigação de nódulos ou dor nos testículos;
- exames de ISTs: como os de sífilis, gonorreia e clamídia;
- peniscopia: avalia lesões suspeitas no pênis e é útil para constatar indícios ligados ao HPV.
Sintomas para ficar atento
Em sua fase inicial, costuma ser assintomático. Mas, quando presente, os sinais mais comuns incluem:
- dificuldade para urinar;
- sangue na urina ou no sêmen;
- dor lombar, em estágios mais avançados.
O PSA (Antígeno Prostático Específico) e o toque retal são solicitados para investigar os sintomas e, caso haja alterações, a biópsia para confirmar o diagnóstico.
Quando fazer o rastreamento
Atualmente, o Ministério da Saúde brasileiro, assim como o INCA, não recomenda a realização de exames periódicos para toda a população.
A decisão é baseada na ausência de evidências comprovando que os benefícios superam os riscos relacionados às consequências dos seus resultados, como falsos positivos ou tratamentos agressivos para quadros que podem não evoluir. A mesma conduta é adotada em outros países, a exemplo do Reino Unido.
Assim, o rastreio é indicado diante de sintomas, histórico familiar e para homens acima de 50 anos (45 anos para pessoas negras) — sempre em decisão conjunta com o médico.
Com o Cartão dr.consulta, é possível ter acesso a especialistas e procedimentos com valores vantajosos, além de programas de saúde e consultas de enfermagem on-line e gratuitas.
Outras condições que exigem atenção da saúde masculina
Embora o foco do Novembro Azul seja o câncer de próstata, outros tipos de tumores também exigem atenção, como o de pênis e o de testículo.
Câncer de pênis
Apesar de rara, é uma condição grave. Segundo o Brazilian Journal of Health Review, está associada à má higiene íntima, à fimose não tratada e à infecção pelo HPV, podendo manifestar:
- feridas que não cicatrizam;
- secreção com odor forte;
- alterações na pele do órgão genital.
A prevenção inclui limpeza diária e adequada do órgão, uso de preservativos e vacina contra HPV.
Câncer de testículo
Também apresenta baixa incidência e afeta principalmente indivíduos entre 15 e 44 anos. Conforme estudo da Nature Reviews Disease Primers, mais de 90% dos casos são de células germinativas. Os principais sinais são:
- aumento de volume no testículo;
- dor ou desconforto local;
- nódulo palpável.
A realização do autoexame após o banho é uma medida eficaz para identificar alterações precoces. Quando diagnosticado no início, as taxas de cura são superiores a 95%, segundo artigo publicado no Arquivo Catarinense de Medicina.
Higiene íntima e autocuidado também são prevenção
Condições como lesões no pênis ou infecções sexualmente transmissíveis podem ser a porta de entrada para complicações mais graves. Assim, é fundamental:
- lavar o pênis com água e sabão neutro;
- secar bem após urinar;
- usar roupas confortáveis;
- manter relações sexuais seguras.
Por fim, vale reforçar que o Novembro Azul é um convite para que homens se informem e cuidem da própria saúde de forma integral, com acompanhamento médico regular, bons hábitos e exames preventivos.
Fontes:
Falando estou precisando fazer alguns exames, o ano passado eu fiz todos os exames próstata não pode bricar com isso. Homens tem que levar a serio novembro azul tai participe.
Olá, Bishop! Verdade, tem que se cuidar sempre! ?
[…] Saúde masculina: você sabe o que é novembro azul? […]
[…] é só no Novembro Azul que a saúde masculina deve ser pauta. Como sempre falam, prevenir é o melhor remédio. Sendo […]
[…] o Novembro Azul, as informações sobre a importância do toque retal e da realização do PSA periodicamente são […]