Em qualquer prática sexual existe a possibilidade de contrair infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). E, para minimizar ao máximo possível esse risco, algumas precauções devem ser utilizadas durante a prática sexual.
No conteúdo de hoje vamos falar um pouco sobre sexo seguro, trazendo algumas orientações e dicas para que todos os parceiros tenham segurança e tranquilidade em suas relações sexuais.
Quer saber mais? Então, acompanhe com a gente, tire suas dúvidas e boa leitura!
O que posso entender por sexo seguro?
Com os avanços da ciência, novas descobertas na medicina e o aparecimento do HIV, o conceito de sexo seguro se ampliou, abrangendo bem mais do que somente a proteção contra a concepção.
Podemos entender sexo seguro como a prática sexual realizada sem exposição de risco ao parceiro. A única forma de promover esta segurança é por meio do uso de preservativos durante todo ato sexual, por qualquer via (inclusive sexo oral).
Apenas o uso de preservativos previne ao mesmo tempo gravidez indesejada e infecções sexualmente transmissíveis. Ainda assim, algumas infecções podem estar presentes na região que não é coberta pela camisinha e, mesmo fazendo seu uso, o risco de contágio continua presente. Um exemplo disso é o vírus HPV.
Precisamos ter as estratégias de prevenção em mente e agir com cautela, pois no calor do momento é muito fácil esquecermos das precauções ou não darmos tanta importância a elas.
Dicas para fazer sexo com segurança
As relações sexuais são prazerosas e fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas, mas é preciso ter consciência dos seus riscos. Fazer sexo sem proteção é correr um risco desnecessário que pode acarretar diversos problemas.
As infecções podem ser contraídas através do contato entre mucosas, da penetração, da utilização de brinquedos eróticos e das mãos, por isso, é preciso utilizar a proteção correta para cada prática.
Para reduzir o risco de pegar ou transmitir uma IST, leia atentamente os três aspectos fundamentais do sexo seguro:
- Uso correto e consistente de barreiras como camisinhas e barreiras dentais, nas partes devidas do corpo e nos brinquedos eróticos, seja no sexo vaginal, anal ou oral;
- Conversar francamente com seu(s) parceiro(s) ou parceira(s) sobre com quem você pratica sexo;
- Testar-se regularmente para todas ISTs. Além do mais, a vacinação contra HPV pode ajudar a diminuir as chances de contaminação por este vírus durante o ato sexual.
Essas são dicas gerais que podem ser aplicadas por todas as pessoas. No entanto, vamos nos aprofundar e trazer mais dicas de como se prevenir para garantir o sexo seguro em todos os relacionamentos. Acompanhe!
1- Dicas para sexo entre pessoas com vulva
2- Dicas para sexo entre pessoas com pênis
3- Dicas para sexo entre pessoas com vulva e pênis
Se proteja e esteja atento a sua saúde!
A prática do sexo seguro começa com o diálogo, entre parceiros e parceiras e também com os médicos. As consultas periódicas com especialistas são fundamentais para o acompanhamento da saúde de homens e mulheres, principalmente na fase sexual ativa.
Aqui no dr.consulta você encontra profissionais especializados e prontos para tirar todas as suas dúvidas.
Com praticidade no agendamento e preço justo para a realização de consultas e exames, você garante testes periódicos de ISTs e consultas de rotina para acompanhar se sua saúde está bem.
Entre em contato com uma de nossas unidades, ou agende uma teleconsulta. Dê hoje mesmo o primeiro passo para o sexo seguro e livre de preocupações.