Parece um assunto que não merece nossa atenção, porém uma noite em uma posição ruim pode te render dor nas costas, no pescoço, fadiga, apneia do sono, cãibras, má circulação e até mesmo azia!
A importância de uma boa noite de sono:
Todo mundo já acordou cansado após uma noite de sono. Dar atenção aos detalhes pode ajudar você a descansar melhor durante a noite e acordar mais disposto.
Quando dormimos, o organismo exerce funções restauradoras no nosso corpo, como, por exemplo, o reparo dos tecidos, o crescimento muscular e a síntese de proteínas. Durante este momento, é possível repor energias e regular o metabolismo, fatores essenciais para manter corpo e mente saudáveis.
Analisando as posições para dormir:
Dormir de barriga para cima:
Essa posição pode causar em algumas pessoas dor lombar, portanto esta não é a melhor posição para quem já sofre com dores na região.
Além disso, ela pode provocar mais roncos e apneia do sono, porque a língua desliza para trás e dificulta a passagem do ar pela garganta.
Caso essa seja sua posição favorita, existem algumas alternativas para ela se tornar uma posição mais segura: evite travesseiros muito altos, assim sua cabeça, pescoço e coluna criam alinhamento da coluna, diminuindo as chances de você sentir dores no pescoço.
Melhor ainda se for usado um “rolinho” embaixo dos joelhos. Isso ajuda a alinhar os quadris. A cabeça levemente elevada nessa posição também pode ajudar a aliviar a azia.
Dormir de Barriga para baixo:
A posição para dormir de barriga para baixo, ou de bruços, é a menos aconselhada por médicos e especialistas. Embora ela ajude a aliviar o ronco, ela também pode agravar outras condições.
Além disso, o pescoço e a coluna não ficam em uma posição neutra neste caso e isso pode sobrecarregar a musculatura dessas duas regiões e causar dores.
Caso essa seja sua posição favorita, existem algumas alternativas para ela se tornar mais segura:
— Procure dormir sem travesseiro,
— Utilize um travesseiro baixo e macio embaixo do abdômen para alinhar melhor a coluna.
— alterne esta posição com outras ao longo da semana. Evite essa mesma posição diariamente.
Dormir de lado:
A melhor posição para dormir é essa! O tronco e as pernas são relativamente esticados, ajuda a diminuir o refluxo ácido do estômago e, como a coluna está alongada, diminui as chances de dores nas costas e no pescoço.
Além disso, dormir de lado pode aliviar o ronco, porque mantém as vias aéreas abertas. Por isso, também é a melhor escolha para quem tem apneia do sono.
Situações especiais:
Recém-nascido: quando falamos de bebês a posição para dormir vai muito além de uma má noite de sono. Ao contrário do que muitos pensam, a melhor posição para uma criança desta idade dormir é de barriga para cima, já que ao vomitar, por exemplo, a tendência é tossir, assim chamando a atenção dos responsáveis.
Os especialistas também consideram esta a posição mais segura, pois tem menor risco de morte súbita, que é uma condição que pode ocorrer com bebês menores de 1 ano.
Gestantes: nesta fase da vida, a melhor e mais indicada posição para dormir é a de lado, mais especificamente do lado esquerdo.
Dormir do lado direito pode diminuir ligeiramente a quantidade de sangue que circula para a placenta, reduzindo a quantidade de sangue, oxigênio e nutrientes que chega ao bebê.
A posição para dormir de bruços, além de ficar mais desconfortável, pode aumentar a dificuldade da mulher para respirar, se tornando a menos indicada.
Além das posições para dormir…
Ficar atento na sua posição para dormir é essencial para sua saúde e seu sono, porém temos que pensar além.
Travesseiro:
O travesseiro não pode ser nem alto demais, para não ficar com o pescoço torto, nem baixo demais. É preciso que o travesseiro mantenha a coluna alinhada.
Colchão:
O colchão deve ser firme. Considere também o peso e altura da pessoa que irá usar. O ideal é que você faça a escolha do colchão e do travesseiro antes da escolha da cama, para que esta se ajuste ao colchão e não o contrário.
Caso esteja dormindo mal, marque uma consulta com um de nossos especialistas para avaliação!