Corrimento, irritação, coceira, sensação de queimação. Esses são os sintomas mais comuns da infecção na vagina, que pode ser causada por microrganismos como bactérias, vírus, fungos ou amebas.
As mais frequentes são por fungos, como a Candida, que causa a chamada candidíase. A redução do nível de lactobacilos na vagina, que a protegem contra infecções, e a alteração do pH vaginal são as principais causas da infecção, e isso ocorre, geralmente, pelo uso de antibióticos, que ao mesmo tempo que matam as bactérias, podem diminuir a quantidade de lactobacilos na flora vaginal.
O estresse e a baixa resistência do organismo também causam infecções.
Tipos de infecção na vagina
1- Vaginose bacteriana
Causada por bactérias que podem se multiplicar no interior da vagina. Provoca um corrimento branco ou amarelo esverdeado e um odor forte, que lembra o de peixe.
3 – Candidíase
A candidíase provoca corrimento, vontade frequente de urinar, vermelhidão na região genital e corrimento esbranquiçado com grumos tipo nata. A coceira é bastante frequente e intensa.
3 – Tricomoníase
Causada por um parasita chamado Trichomonas vaginalis, que é transmitido por relação sexual sem proteção.
Os sintomas mais comuns são o corrimento com cheiro forte, de cor amarelada ou esverdeada, coceira e ardor.
4 – Clamídia
Causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, apresenta sintomas como corrimento parecido com clara de ovo e dor ao urinar.
As mulheres contaminadas pela clamídia podem não apresentar nenhum sintoma da doença, mas a infecção pode atingir o útero e as trompas, provocando infecção grave.
5 – Micoplasma
É uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Mycoplasma genitalium, que apresenta sintomas semelhantes à gonorreia e à clamídia. Muitas mulheres que sofrem de vaginose bacteriana também podem ter micoplasma.
6 – Gonorreia
infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Neisseria gonorrheae, que infecta principalmente a uretra, canal que liga a bexiga ao meio externo.
Em geral, nos homens, provoca sintomas como secreção purulenta, ardor e vermelhidão, mas, nas mulheres, pode ser assintomática e atingir principalmente o colo do útero.
Como tratar e evitar a infecção na vagina?
A visita regular a um médico que atua na área de ginecologia, uma vez por ano, no mínimo, é a melhor forma de se prevenir da infecção na vagina.
O tratamento varia conforme o tipo de microrganismo que está causando a infecção e pode incluir cremes vaginais e medicamentos de uso oral. Manter uma alimentação saudável e cultivar bons hábitos de vida, como a prática de exercícios físicos e até de algum tipo de meditação ou relaxamento pode impedir que a infecção apareça.
Deve-se evitar alimentos apimentados ou muito condimentados; produtos enlatados ou industrializados, que contêm conservantes químicos; além do consumo de álcool e de cigarro.