Tipos mais comuns de infecção na vagina
Corrimento, irritação, coceira, sensação de queimação. Esses são os sintomas mais comuns da infecção na vagina, que pode ser causada por microrganismos como bactérias, vírus, fungos ou amebas.
As mais frequentes são por fungos, como a Candida, que causa a chamada candidíase. A redução do nível de lactobacilos na vagina, que a protegem contra infecções, e a alteração do pH vaginal são as principais causas da infecção, e isso ocorre, geralmente, pelo uso de antibióticos, que ao mesmo tempo que matam as bactérias, podem diminuir a quantidade de lactobacilos na flora vaginal.
O estresse e a baixa resistência do organismo também causam infecções.
Tipos de infecção na vagina
1- Vaginose bacteriana
Causada por bactérias que podem se multiplicar no interior da vagina. Provoca um corrimento branco ou amarelo esverdeado e um odor forte, que lembra o de peixe.
3 – Candidíase
A candidíase provoca corrimento, vontade frequente de urinar, vermelhidão na região genital e corrimento esbranquiçado com grumos tipo nata. A coceira é bastante frequente e intensa.
3 – Tricomoníase
Causada por um parasita chamado Trichomonas vaginalis, que é transmitido por relação sexual sem proteção.
Os sintomas mais comuns são o corrimento com cheiro forte, de cor amarelada ou esverdeada, coceira e ardor.
4 – Clamídia
Causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, apresenta sintomas como corrimento parecido com clara de ovo e dor ao urinar.
As mulheres contaminadas pela clamídia podem não apresentar nenhum sintoma da doença, mas a infecção pode atingir o útero e as trompas, provocando infecção grave.
5 – Micoplasma
É uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Mycoplasma genitalium, que apresenta sintomas semelhantes à gonorreia e à clamídia. Muitas mulheres que sofrem de vaginose bacteriana também podem ter micoplasma.
6 – Gonorreia
infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Neisseria gonorrheae, que infecta principalmente a uretra, canal que liga a bexiga ao meio externo.
Em geral, nos homens, provoca sintomas como secreção purulenta, ardor e vermelhidão, mas, nas mulheres, pode ser assintomática e atingir principalmente o colo do útero.
Como tratar e evitar a infecção na vagina?
A visita regular a um médico que atua na área de ginecologia, uma vez por ano, no mínimo, é a melhor forma de se prevenir da infecção na vagina.
O tratamento varia conforme o tipo de microrganismo que está causando a infecção e pode incluir cremes vaginais e medicamentos de uso oral. Manter uma alimentação saudável e cultivar bons hábitos de vida, como a prática de exercícios físicos e até de algum tipo de meditação ou relaxamento pode impedir que a infecção apareça.
Deve-se evitar alimentos apimentados ou muito condimentados; produtos enlatados ou industrializados, que contêm conservantes químicos; além do consumo de álcool e de cigarro.
A poucos dias estou com a sensação de queimação e coceira na entrada da vagina,o que pode ser???
Boa Tarde! Luciane, tudo bem? Orientamos procurar um especialista para que possa ser avaliado e passado melhores orientações quanto ao quadro apresentado.
olá estou com um corrimento meio amarelado e aguado e muita coceira se eu usa a pomada vaginal sera que resolve a infecção
Boa Tarde! Kauany, tudo bom? Orientamos procurar um médico para que possa ser avaliado e passado melhores orientações referente ao quadro apresentado.
Estas informações foram ótimas, ajuda muito nos mulheres com dúvidas.
Obrigado
Bom dia! Irenilde, como vai? Que bom que gostou 😀 Continue acompanhando nossas matérias 😉
Olá!
Estou com um corrimento meio transparente , de odor muito forte. E à tres dias estão saindo bolhas na minha virilha. São separadas. Nascem e vão murchando e depois secando. Mas logo que surge ela dói. Pode me ajudar?
Oi, Graciede! Bom dia, tudo bem?
Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor presencialmente. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
Estou c ardência vaginal,esta inchada,incomodando,mas estou c medo de ir a consulta pq Dr consulta tem muita circulação de pessoas como pronto socorro e tenho medo de ter contato com covid ai,ja pensei em pagar por uma consulta on line mas acho que nesse caso não resolve pois a médica teria que ver pessoalmente fazendo exames físicos,ja estou tomando fluconazol e fazendo uso de creme vaginal….
Est com 71 anos tenho infeccão urinarias frequtes á muitos anos no momento e pela primeira vêz sinto arder dentro da vagina..pode me orientar? Muito grata
Oi, Cecilia! Como vai? Orientamos procurar um atendimento médico, onde será avaliado e solicitados os exames necessários para que assim possa ser dado um diagnóstico.
ola bom dia estou gravida 38 semanas estou com infeccao urinaria ja estou tomar medicacao, mas nao esta fazer nada ontem reparei tinha uma bola amarela na vagina estou preocupada
Olá, boa tarde! Para ter um diagnóstico e / ou orientações é preciso consultar um especialista, em avaliação na consulta médica. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com uma central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com . Obrigado, abraço!
Sento que mação minha vagina cosa muito mas chegar ta Vermelho que eu faço por favor
Olá! Sugerimos que a senhora busque avaliação de uma médica ginecologista.
Obrigada pela imformação
Continue sempre nos acompanhando ?
Tive relação sexual com proteção,e estou sentindo latejar,sentindo um pouco de desconforto ao ir no banheiro,fiz tem quase uma semana e comecei a sentir dor só depois disso
Olá! Keanny, tudo bem? Caso a dor persista recomendamos buscar um atendimento médico para verificar se as dores tem ligação com a relação sexual.
[…] Segundo estudo publicado no periódico Jornal de Pediatria, crianças com diabetes tipo 2 são assintomáticas e, quando apresentam algum tipo de sintoma, são poucos (aumento da glicemia, produção excessiva de urina, aumento da sede, perda discreta de peso e infecções vaginais). […]