O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama: alguns têm desenvolvimento rápido e outros são mais lentos. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, a doença responde por 28,1% dos casos novos de câncer a cada ano.
Veja mais: Câncer de ovário: por que tão perigoso?
Veja mais: Tudo sobre câncer de pulmão
Aqui tem as respostas das principais dúvidas sobre o câncer de mama
O que causa câncer de mama
O câncer de mama não tem só uma causa, mas a idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença. Tanto que quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos. Existem outros aspectos que podem aumentar o risco de o câncer de mama se desenvolver.
A história reprodutiva e hormonal, por exemplo, tem grande impacto. História familiar de câncer de ovário; ter casos de câncer de mama na família; a mulher ter tido a primeira menstruação antes de 12 anos; não ter tido filhos; ter tido a primeira gravidez após os 30 anos; não ter amamentado; parar de menstruar após os 55 anos; usar contraceptivos hormonais e ter feito reposição hormonal pós-menopausa são aspectos que devem ser observados.
Considerando fatores ambientais e comportamentais, que são aquelas que a gente pode mudar, vale evitar obesidade e sobrepeso após a menopausa; sedentarismo; consumo de bebida alcoólica; e exposição frequente a raios-x.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis e amamentação.
Veja mais: Quais são os tipos de câncer de pele?
Veja mais: Cisto na mama não aumenta o risco de câncer
Como identificar a doença?
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, e isso aumenta as chances de sucesso do tratamento. Como a maior parte dos casos é descoberta pelas próprias mulheres, conhecer o corpo para saber o que é e o que não é normal nas mamas é importante.
O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos.
Outros sinais de câncer de mama são: pele do seio com aspecto de casca de laranja, retração da pele, dor, inversão do mamilo, vermelhidão, descamação ou ulceração do mamilo, secreção transparente rosada ou avermelhada, aparecimento de caroços na axila.
Além de prestar atenção ao próprio corpo, é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.
Mulheres com risco elevado para câncer de mama devem conversar com o médico para avaliação e determinação de medidas preventivas adequadas.
Quer saber mais sobre o outubro rosa? Então acesse nosso conteúdo “O que é o outubro rosa e como essa data pode te ajudar?” para responder todas as suas perguntas sobre esse assunto.