Tudo sobre a lordose
Condição causa curvaturas anormais na lombar e no pescoço
Experimentando dores excessivas nas costas, principalmente na região da lombar ou então na curvatura do pescoço? A causa pode ser um transtorno na coluna cervical chamado de lordose.
Veja mais: Dor frequente nas costas pode ser alerta de problemas na coluna
Veja mais: Dor no pescoço atinge até 50% da população
Nossa coluna possui uma curvatura natural que acompanha a disposição das vertebras individuais para a melhor absorção dos choques e estresses comuns do dia a dia. Os dois locais em que essa curvatura se evidencia são a lombar e o pescoço. A lordose é o aumento anormal dessas curvaturas, o que causa uma pressão maior na coluna.
O que pode causar a lordose
- genética;
- hábitos posturais inadequados (principalmente durante a gravidez);
- traumatismos ósseos, musculares ou neurológicos;
- fraqueza muscular ou flacidez do abdômen e/ou quadril, devido ao sedentarismo;
- anteversão pélvica ou femoral (região pélvica em posição incomum);
- obesidade;
- outras condições, como a cifose, osteoporose, espondilodiscite, espondilolistese, discite e acondroplasia.
Como identificar a lordose
Os sintomas podem demorar a aparecer ou passarem despercebidos, mas é importante ficar atento à:
- dores nas costas, principalmente na lombar e no pescoço;
- dores no abdômen (reflexo da pressão para frente da coluna);
- diminuição da mobilidade da coluna até para atividades rotineiras;
- maior desconforto ao ficar muito tempo de pé e ao fazer exercícios de alongamento;
- espasmos musculares;
- alterações anatômicas, como um arco maior e perceptível na parte inferior das costas e/ou no pescoço;
- em casos mais graves e raros, mudança nos movimentos do intestino.
Tratamentos
Após a avaliação da curvatura da coluna por meio de exame físico e exames de raio-x, e levando em consideração a idade do paciente, o ortopedista escolherá o melhor tratamento. Na maioria dos casos, o tratamento conservador é suficiente para aliviar os sintomas e evitar a progressão da doença.
Veja mais: Tomografia e Raio X, qual a diferença entre esses exames?
Este pode incluir exercícios de alongamento, fortalecimento e fisioterapêuticos, RPG (Reeducação Postural Global), uso de próteses (palmilhas e/ou coletes ortopédicos) e medicamentos.
A cirurgia só é indicada em casos graves, em que a curvatura está muito acentuada e/ou que envolvem a parte neurológica do paciente. Ou, ainda, se o tratamento conservador não for eficaz.
Fontes:
Boa noite!!!
Sinto muitas dores nas costa no abdômen reflete tipo na frente e no. Meio da coluna dói muito gostaria de saber oq eu poderia fazer pra aliviar ou algum tratamento?
Oi, Paulo! Tudo bem? Orientamos você procurar um especialista para que possa ser avaliado e passado melhores orientações de tratamento devido ao quadro apresentado.
Olá!!! Tenho muita dor na lombar se fico muito tempo deitado, não tenho conseguido dormir 8h, pois com 6h de sono já começa a doer muito, daí tenho que me levantar para passar a dor!!! Isso pode ser lordose???
Boa noite a lordose pode causar dor quando se está deitado? Me refiro dormindo, acordar no meio da noite com dor na lombar e no pescoço. Isso pode ser pela lordose? Gratidão pela resposta.
Olá, bom dia! Para ter um diagnóstico e / ou orientações é preciso consultar um especialista, em avaliação na consulta médica. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com uma central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com . Obrigado, abraço!