O último mês da gravidez pode não ser muito confortável, mas é a antecipação do grande dia que está por vir. A maravilhosa sensação do bebê se movimentando — tentando avisar que quer chegar — consolida toda a expectativa da gestação.
Isso acrescenta ansiedade ao turbilhão de sensações e emoções que você está vivendo nessa fase final da gravidez. Por essa razão, alguns episódios de insônia podem ser recorrentes.
Algumas mudanças continuam a ocorrer no seu corpo — e no do bebê, que está se ajustando para o grande dia. Portanto, ainda é preciso tomar alguns cuidados.
5 dicas para se preparar para o parto
Conheça essas 5 dicas para se preparar para o parto:
1. Reduza a carga de trabalho
Reduzir o trabalho é uma recomendação geral para todas as mamães nesse período. Por mais ativa que seja, uma gestante deve sempre procurar ser mais cuidadosa com escadas. Em razão do crescimento da barriga e da presença do bebê, seu centro de equilíbrio está alterado e quedas são bem mais fáceis de acontecer.
Como regra, você deve evitar qualquer tipo de esforço físico, principalmente se exige abaixamento. É hora, portanto, de pedir ajuda.
2. Conheça os sinais de urgência
É bom estar preparada para alguns acontecimentos que podem ocorrer neste finalzinho da jornada gestacional. O primeiro deles é o rompimento da bolsa. Pode ser um volume maior ou só uma pequena quantidade.
Porém, se o volume é pequeno, é importante verificar se não é urina, uma vez que os escapes são comuns em razão da pressão da cabeça do bebê. Também pode ser suor ou secreção vaginal. Por esse motivo, é importante verificar a cor.
Se for mesmo a bolsa que rompeu, não é necessário entrar em pânico. A indicação é enxugar com uma toalha e fazer uso de um absorvente. O produto servirá para verificar a cor do líquido. Você deve procurar ajuda e seguir — sem pressa — para o hospital.
Outro cuidado é observar se houve sangramento com o líquido da bolsa — ou se ele apresenta uma coloração esverdeada. Nesse caso, siga com mais urgência para o hospital, a fim de verificar se há alguma irregularidade que exija uma ação médica mais urgente.
3. Cuide da alimentação
Como regra, a gestante nesse período final deve evitar alimentos salgados, em razão da pressão arterial, que pode ser alterada. Além disso, comidas gordurosas e aquelas ricas em proteínas também não são recomendadas, porque possuem maior tempo de retenção no aparelho digestivo. Isso poderá causar azia e desconfortos intestinais.
Portanto, embutidos de todo o tipo (salame, salsicha etc.), azeitonas, laticínios, salgadinhos, biscoitos e alimentos processados em geral devem ser evitados. O alto teor de gordura, de proteínas ou de sódio desses produtos os tornam inadequados para a gestante.
Do mesmo modo, café, chá preto, chá mate e chocolate devem ser evitados por serem ricos em cafeína.
4. Experimente se exercitar
Se não estiver em algum grupo de risco ou não tenha apresentado complicações gestacionais prévias, você pode manter alguns exercícios até o final da gravidez. Dentre os mais aconselhados podem ser citados:
- hidroginástica;
- caminhada;
- alongamento;
- agachamento;
- inclinação pélvica.
É recomendável consultar seu médico e seguir as orientações fornecidas.
5. Observe alguns cuidados
Pequenos cuidados podem ser de grande valia para você neste último mês da gravidez. Veja alguns:
- levantar as pernas sempre que se sentar;
- beber água constantemente;
- descansar mais e reduzir os esforços;
- preferir roupas, sapatos e meias mais confortáveis;
- relaxar frequentemente;
- procurar ficar calma sempre.
Você conheceu algumas dicas para o último mês da gravidez. Agende uma consulta com um médico ginecologista para o melhor acompanhamento profissional.