GECA é o nome mais curto de uma doença chamada gastroenterocolite aguda, que é uma inflamação gastrointestinal.
A GECA pode ser provocada por vírus, bactérias e parasitas, transmitidos pelo ar, contato da mão com a boca e/ou intoxicação alimentar. Por isso é muito comum nos dias mais quentes, em locais com pouca higiene e onde se manipula alimentos com pouco cuidado.
Sem tempo para ler? Clique no play para ouvir sobre a GECA!
Uma das bactérias mais comuns que causam GECA é a salmonella, que normalmente se desenvolve em frango e ovos crus e também em comida mal conservada.
Entre os sintomas mais comuns da doença estão febre, enjoo, diarreia, vômitos, dores abdominais, perda de peso, perda de apetite e desidratação.
Como o tratamento depende do que provou a GECA, é fundamental procurar atendimento médico e ter orientações específicas para o seu caso.
Só para ter ideia de como as formas de ação são diferentes, a GECA pode ser curada por eliminação espontânea do agente causador, com uso de medicamentos contra vírus, medicamentos contra bactérias e até com tratamento intravenoso.
Então, ao perceber qualquer sintoma, procure atendimento de um médico, que vai fazer avaliações e exames específicos para o diagnóstico correto.
Lembrando que é possível se prevenir contra a GECA com medidas simples:
- Mantenha as mãos sempre limpas;
- Lave muito bem os vegetais e frutas antes de consumi-los;
- Evite comer em locais com pouca higiene;
- Recuse maioneses, molhos e outros alimentos que se estragam facilmente que estejam há muito tempo fora da geladeira;
- Cozinhe muito bem frango e ovos.