Não é novidade que uma boa alimentação é essencial para a saúde de todos os seres, inclusive na prevenção de uma série de doenças.
E não só isso: existem alimentos que fortalecem o sistema imunológico e aliado às rotinas de vacinação nos tornam mais resistentes e saudáveis.
A alimentação contribui mesmo para a saúde?
Com certeza. A capacidade do organismo se defender, combatendo bactérias e vírus causadores de doenças, é chamada de imunidade – e quando essa proteção é reduzida ou deixa de existir, a imunidade fica baixa.
Seja o organismo de uma criança ou de um adulto, ele fica mais propenso às infecções e outras enfermidades.
Por outro lado, uma alimentação mais rica e balanceada, diversa em alimentos naturais e minimamente processados, ajuda a criar ou tornar mais forte essas barreiras.
Saiba que alimentos são esses e como eles atuam no organismo, quais benefícios trazem e garanta uma melhor prevenção!
6 alimentos que fortalecem o sistema imunológico
Na lista dos alimentos que fortalecem o sistema imunológico e que você pode incorporar no seu cardápio estão:
- frutas cítricas;
- tomate;
- chá-verde;
- iogurte;
- alho;
- mel.
1 – Frutas cítricas
Acerola, kiwi, limão e laranja são algumas frutas ricas em vitamina C, um antioxidante capaz de aumentar a resistência do organismo.
Estudos mostram que pessoas que consomem vitamina C têm menos chance de ficarem resfriadas e, mesmo quando ficam, têm sintomas mais amenos.
Além de vitamina C, o limão também contém geraniol – substância que tem ação antimicrobiana – e limoneno, presente na casca da fruta, composto que, dentre outros benefícios, também inibe a multiplicação de células cancerosas.
2 – Tomate
O licopeno, que dá a coloração avermelhada ao tomate, é capaz de remover radicais livres do organismo e combate doenças cardiovasculares.
Seja utilizado em forma de molho, suco, sopa ou salada, o tomate pode ajudar a reduzir o risco de tumores de pulmão, pâncreas e próstata e pode ser introduzido na alimentação, desde a infância.
3 – Chá-verde
Esse chá possui polifenóis, conhecidos como EGCG (epigalocatequinagalato) e outras catequinas, que são potentes antioxidantes e impedem a multiplicação de vírus e bactérias.
O chá-verde ainda contém flavonóides, conhecidos por estimular o sistema imunológico.
4 – Iogurte
Produtos lácteos e fermentados são fontes de lactobacilos, também chamados de “bactérias do bem”. Além de melhorar a flora intestinal, esses microrganismos são capazes de melhorar a capacidade do organismo de absorver nutrientes e diminuem o risco de infecções e doenças intestinais.
O consumo de iogurte ainda faz bem para o estômago, pois ajuda a diminuir a carga bacteriana de H. Pylori, a bactéria responsável por gastrites e úlceras.
5 – Alho
Eficaz no combate a doenças como bronquite e resfriado, o alho auxilia no controle dos níveis de colesterol e da pressão arterial. O antioxidante presente no alimento é chamado de alicina, e protege o corpo de doenças inflamatórias e cardiovasculares.
Mais fácil de ser incorporado no cardápio diário, o alho pode ser utilizado no feijão com arroz, em refogados, em carnes e até mesmo em doces.
6 – Mel
Utilizado para combater doenças respiratórias e inibir a tosse, o mel possui substâncias anti-inflamatórias e antibacterianas que trabalham como um escudo de proteção para o organismo. Ele tem sua ação potencializada quando associado ao própolis.
Além de melhorar a imunidade, o mel favorece o funcionamento intestinal e auxilia na cicatrização da pele.
No dr.consulta você tem nutricionistas, nutrólogos e mais de 60 especialidades médicas
Aqui no dr.consulta você pode fazer consultas, mais de 3.000 exames, procedimentos odontológicos e outros atendimentos para o cuidado da sua saúde!
Do pediatra ao geriatra. Da prevenção ao tratamento. Do atendimento individual àquele para toda família.
São mais de 27 unidades na cidade e na região metropolitana de São Paulo, localizadas em pontos próximos de metrôs, pontos de ônibus ou em shoppings.
E o acesso financeiro também é facilitado com o Cartão dr.consulta, onde até 5 pessoas podem ter descontos em consultas presenciais, online, exames e outros serviços dependendo da modalidade. Saiba mais sobre essa novidade:
Fontes: