Ansiedade x Depressão: saiba como diferenciar as doenças
Você sabia que setembro é um mês dedicado à conscientização e cuidado com a saúde mental? A campanha de Setembro Amarelo nasceu com o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância de falarmos sobre suicídio.
O pensamento de morte, que pode levar ao suicídio, na maioria das vezes, está relacionado com a existência de outras doenças, principalmente a depressão. Não é incomum a depressão vir acompanhada de sintomas de ansiedade.
Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país com a população mais ansiosa do mundo e o 5°, com a população mais depressiva. Por isso, precisamos falar sobre ambos os distúrbios e como eles afetam a qualidade de vida de muitas pessoas.
É possível ter ansiedade e depressão ao mesmo tempo?
Apesar de apresentarem causas, sintomas e tratamentos diferentes, um paciente com ansiedade também pode ser diagnosticado com depressão e vice-versa. Vamos entender como funciona cada uma dessas doenças:
Ansiedade: causas, sintomas e tratamentos
Sabe aquele friozinho gostoso na barriga quando sentimos antes de andar em uma montanha russa? Ou quando estamos prestes a pedir alguém em namoro? Pois bem, esse “frio na barriga”, na verdade, é um sentimento chamado ansiedade.
É super comum se sentir ansioso diante de diversas situações do dia a dia. Mas quando a ansiedade atinge níveis extremos e se torna frequente na vida da pessoa, prejudicando as suas relações, o seu trabalho e, principalmente, a sua saúde mental, é necessário ir em busca de ajuda.
Sentir medo, tensão e preocupação constantemente são os primeiros sinais de alerta. Também pode ser um indício da doença o surgimento de sinais físicos diante de situações comuns do cotidiano. Entre os sintomas se destacam: palpitações, respiração ofegante e tremores.
Pessoas ansiosas podem ter muita dificuldade de falar em público, de controlar os sentimentos e podem ter a sensação constante de que algo ruim vai acontecer.
Algumas pessoas nascem predispostas a desenvolver o transtorno, mas fatores sociais ajudam a desencadear o problema.
Ao notar que a ansiedade está sendo prejudicial para você, procure ajuda profissional. Você passará por uma avaliação médica e, em seguida, será orientado o tratamento mais indicado para o seu caso: seja psicoterapia, seja o uso de medicamentos ou ambos.
Depressão: causas, sintomas e tratamento
A depressão é um outro distúrbio mental que afeta e prejudica a qualidade de vida do indivíduo. Umas das formas da depressão se manifestar é através de um sentimento de tristeza que parece não ter motivo de existir, que dura a maior parte do tempo, e que prejudica as atividades do dia a dia.
É uma doença de múltiplas causas, isto é, para desenvolver esse transtorno, precisa haver uma predisposição genética para isso (uma tendência com a qual a gente já nasce) somada a experiências negativas de vida como, por exemplo, traumas, bullying, etc. Também pode estar relacionada a alterações hormonais e metabólicas no organismo.
Luto, desemprego e até mesmo o diagnóstico de doenças crônicas também podem servir de gatilho.
Note se você anda tendo muitos pensamentos negativos, se isolando de seus amigos e familiares e deixando de ter prazer em atividades que antes eram prazerosas. A depressão tem o poder de tirar o brilho de diversas situações, colocando o paciente em um profundo estado de tristeza e solidão (mesmo que ele não esteja, de fato, sozinho).
Os métodos mais comuns de tratamento para a depressão são a psicoterapia e, em alguns casos, o uso de antidepressivos, capazes de melhorar o quadro do paciente. O tempo de tratamento, assim como para o transtorno da ansiedade, é determinado pelos especialistas que o estão acompanhando. No caso, o psicólogo e o psiquiatra.
Fique atento aos sinais de ambas as doenças e procure ajuda profissional, caso necessite. Como nem sempre é possível se auto avaliar nesses casos, peça o olhar de amigos e familiares e não deixe de observá-los também. Cuide de você e de quem você ama.
Sinto as duas coisas.tem se agravado muito
Olá, boa tarde!
Neste caso é bom á realização de sessões com psicologo ou psiquiatrica para tratamento adequado.
Boa noite
Tenho um filho de 39 anos que desde is 2 anos de idade aoresenta problemas . Primeiro foi sono agitado…depois agressivo com os coleguinhas da escola ….continuou com hiperatividade e dificuldade no aprendizado …e sempre levando em especialistas e tomando medicamento. Nenhun médico neurologista, psquiatra, psicólogo, psicioedagogo chegaram en um diagnóstico. Hoje, com seus 39 anos e um adulto ansioso….dependente… fica nervoso por tudo…o tratamento com psquiatra não está satisfatório e eu estou sem rumo….
Gostei muito das informações, isso é muito importante pra mim
Olá, boa tarde! Ficamos felizes em saber que gostou!
Eu sinto mta tristeza , eu tô sem rumo e sem chão depois q eu perdi meu marido pra sempre por causa dessa doença infernal q é a covid. Pra mim tá td ruim choro o tempo todo, fico mto triste. N sorrio mais qdo eu era antes. É mto triste td isso, meus familiares n me apoiam e nem tem coração e nem paciência comigo. Acha q tenho coração d pedra como eles tem. Sinto mta falta do meu marido ele era o meu pilar só ele me ouvia e conversava comigo agora n tenho ninguém pra conversa, até a minha única filha tb n liga pra mim, só se preocupa com os amigos e amigas, comigo mesmo nem lembra que eu existo. É o meu destino infelizmente. Boa sorte ora tds nós. Só deus mesmo.
Olá boa tarde! Lamentamos muito por sua perda, um tratamento com um profissional ideal poderia lhe ajudar muito com a superação do ocorrido, estamos á total disposição para lhe ajudar, temos ótimos profissionais, nos chame no inbox do facebook!
tenho medo de lugares fechados tenho muito medo de ficar preso em elevador
ou qualquer lugar fechado mesmo que nao corro perigo eu fico apavorado
Olá, boa tarde! É essencial um acompanhamento com um profissional para analise dos sintomas que vem apresentando, nos chame no inbox do facebook
Creio que esta postagem está um pouco equivocada e colaborando com toda a confusão que ja se faz quando o assunto é saúde mental. A ansiedade está de uma forma totalmente distorcida, pois está sendo confundida com o transtorno de ansiedade que é completamente diferente da ansiedade que é somente um frio na barriga, sugiro que revejam o que está sendo publicado e compartilhado em suas redes.
Vcs precisam filtra mais os assuntos que vão pública aqui .que tem pessoas precisando de ajuda . De informações. E aqui vcs só querem arranja clientes. Consegui consultas. Mas será que vcs faz trabalho social . Ajuda pessoas .sem cobranças ou cobra um preço simples. Símbolo.precidamos ajuda o próximo.
Eu também tenho um filho que apresenta desturbio mental fala sozinha da risada ve coisas ouve vozes as vezes fica agressivo já procurei ajuda já levei ele prá falar com o psicólogo marcam psiciquiatra más não foi nenhuma das vezes já chamei ambulância más quando a ambulância chega vê ele calmo aí não leva já pedi as contas dó emprego com medo dele fazer algo prá meus filhos menores isso e uma tristeza porque pôr más que quero cuidar dó meu filho más sozinha está difícil prescisa a de uma acompanhamento a domicílio más até hoje não tive resultado
[…] fatores aumentam significativamente o risco de desenvolvimento de transtornos mentais como ansiedade e depressão, frequentemente associados a distúrbios alimentares como anorexia nervosa, bulimia e compulsão […]