Inscreva-se para receber
as melhores dicas de saúde.

Prometemos nunca mandar spam

Blog dr.consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
                   Agendar consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
Blog dr.consulta / Saúde mental / Ansiedade x Depressão: saiba como diferenciar as doenças
Saúde mentaldr.consulta respondeSaúde de A-Z

Ansiedade x Depressão: saiba como diferenciar as doenças

Você sabia que setembro é um mês dedicado à conscientização e cuidado com a saúde mental? A campanha de...
Avatar de dr.consulta
dr.consulta
03, set de 2021
5 minutos para ler
Ansiedade x Depressão: saiba como diferenciar as doenças

Você sabia que setembro é um mês dedicado à conscientização e cuidado com a saúde mental? A campanha de Setembro Amarelo nasceu com o objetivo de alertar as pessoas sobre a importância de falarmos sobre suicídio.

O pensamento de morte, que pode levar ao suicídio, na maioria das vezes, está relacionado com a existência de outras doenças, principalmente a depressão. Não é incomum a depressão vir acompanhada de sintomas de ansiedade. 

Segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país com a população mais ansiosa do mundo e o 5°, com a população mais depressiva. Por isso, precisamos falar sobre ambos os distúrbios e como eles afetam a qualidade de vida de muitas pessoas. 

dr.consulta botão assinar cartão

É possível ter ansiedade e depressão ao mesmo tempo? 

Apesar de apresentarem causas, sintomas e tratamentos diferentes, um paciente com ansiedade também pode ser diagnosticado com depressão e vice-versa. Vamos entender como funciona cada uma dessas doenças: 

Ansiedade: causas, sintomas e tratamentos 

Sabe aquele friozinho gostoso na barriga quando sentimos antes de andar em uma montanha russa? Ou quando estamos prestes a pedir alguém em namoro? Pois bem, esse “frio na barriga”, na verdade, é um sentimento chamado ansiedade. 

É super comum se sentir ansioso diante de diversas situações do dia a dia. Mas quando a ansiedade atinge níveis extremos e se torna frequente na vida da pessoa, prejudicando as suas relações, o seu trabalho e, principalmente, a sua saúde mental, é necessário ir em busca de ajuda. 

Sentir medo, tensão e preocupação constantemente são os primeiros sinais de alerta. Também pode ser um indício da doença o surgimento de sinais físicos diante de situações comuns do cotidiano. Entre os sintomas se destacam: palpitações, respiração ofegante e tremores. 

Pessoas ansiosas podem ter muita dificuldade de falar em público, de controlar os sentimentos e podem ter a sensação constante de que algo ruim vai acontecer. 

Algumas pessoas nascem predispostas a desenvolver o transtorno, mas fatores sociais ajudam a desencadear o problema.

Ao notar que a ansiedade está sendo prejudicial para você, procure ajuda profissional. Você passará por uma avaliação médica e, em seguida, será orientado o tratamento mais indicado para o seu caso: seja psicoterapia, seja o uso de medicamentos ou ambos.  

Depressão: causas, sintomas e tratamento 

A depressão é um outro distúrbio mental que afeta e prejudica a qualidade de vida do indivíduo. Umas das formas da depressão se manifestar é através de um sentimento de tristeza que parece não ter motivo de existir, que dura a maior parte do tempo, e que prejudica as atividades do dia a dia.

É uma doença de múltiplas causas, isto é, para desenvolver esse transtorno, precisa haver uma predisposição genética para isso (uma tendência com a qual a gente já nasce) somada a experiências negativas de vida como, por exemplo, traumas, bullying, etc. Também pode estar relacionada a alterações hormonais e metabólicas no organismo. 

Luto, desemprego e até mesmo o diagnóstico de doenças crônicas também podem servir de gatilho. 

Note se você anda tendo muitos pensamentos negativos, se isolando de seus amigos e familiares e deixando de ter prazer em atividades que antes eram prazerosas. A depressão tem o poder de tirar o brilho de diversas situações, colocando o paciente em um profundo estado de tristeza e solidão (mesmo que ele não esteja, de fato, sozinho). 

Os métodos mais comuns de tratamento para a depressão são a psicoterapia e, em alguns casos, o uso de antidepressivos, capazes de melhorar o quadro do paciente. O tempo de tratamento, assim como para o transtorno da ansiedade, é determinado pelos especialistas que o estão acompanhando. No caso, o psicólogo e o psiquiatra. 

Fique atento aos sinais de ambas as doenças e procure ajuda profissional, caso necessite. Como nem sempre é possível se auto avaliar nesses casos, peça o olhar de amigos e familiares e não deixe de observá-los também. Cuide de você e de quem você ama. 

#Ansiedade#depressão#Saúde mental#setembro amarelo
Avatar de dr.consulta

dr.consulta

O dr.consulta nasceu em 2011, na favela de Heliópolis, em São Paulo, com a proposta de fazer uma verdadeira revolução na saúde, oferecendo atendimento acessível e de qualidade para quem não tinha. E esse objetivo de revolucionar o setor nos acompanha todos os dias desde então. Hoje, somos quase mil profissionais em busca das melhores soluções e já atendemos mais de 3 milhões de pacientes em nossos centros médicos espalhados por São Paulo.
Conheça nossos doutores

Comentários

  1. Inês viratti curci 05/09/2021 às 14:32

    Sinto as duas coisas.tem se agravado muito

    Responder
    • biancasantander 06/09/2021 às 15:20

      Olá, boa tarde!

      Neste caso é bom á realização de sessões com psicologo ou psiquiatrica para tratamento adequado.

      Responder
  2. Maria Regina Tosetto Mendes 06/09/2021 às 00:04

    Boa noite
    Tenho um filho de 39 anos que desde is 2 anos de idade aoresenta problemas . Primeiro foi sono agitado…depois agressivo com os coleguinhas da escola ….continuou com hiperatividade e dificuldade no aprendizado …e sempre levando em especialistas e tomando medicamento. Nenhun médico neurologista, psquiatra, psicólogo, psicioedagogo chegaram en um diagnóstico. Hoje, com seus 39 anos e um adulto ansioso….dependente… fica nervoso por tudo…o tratamento com psquiatra não está satisfatório e eu estou sem rumo….

    Responder
  3. Jose Marcos 21/09/2021 às 19:14

    Gostei muito das informações, isso é muito importante pra mim

    Responder
    • biancasantander 22/09/2021 às 14:25

      Olá, boa tarde! Ficamos felizes em saber que gostou!

      Responder
  4. Damiana Silca dos Santos 22/09/2021 às 02:09

    Eu sinto mta tristeza , eu tô sem rumo e sem chão depois q eu perdi meu marido pra sempre por causa dessa doença infernal q é a covid. Pra mim tá td ruim choro o tempo todo, fico mto triste. N sorrio mais qdo eu era antes. É mto triste td isso, meus familiares n me apoiam e nem tem coração e nem paciência comigo. Acha q tenho coração d pedra como eles tem. Sinto mta falta do meu marido ele era o meu pilar só ele me ouvia e conversava comigo agora n tenho ninguém pra conversa, até a minha única filha tb n liga pra mim, só se preocupa com os amigos e amigas, comigo mesmo nem lembra que eu existo. É o meu destino infelizmente. Boa sorte ora tds nós. Só deus mesmo.

    Responder
    • biancasantander 22/09/2021 às 14:29

      Olá boa tarde! Lamentamos muito por sua perda, um tratamento com um profissional ideal poderia lhe ajudar muito com a superação do ocorrido, estamos á total disposição para lhe ajudar, temos ótimos profissionais, nos chame no inbox do facebook!

      Responder
  5. valdir ribeiro 22/09/2021 às 10:13

    tenho medo de lugares fechados tenho muito medo de ficar preso em elevador
    ou qualquer lugar fechado mesmo que nao corro perigo eu fico apavorado

    Responder
    • biancasantander 22/09/2021 às 14:31

      Olá, boa tarde! É essencial um acompanhamento com um profissional para analise dos sintomas que vem apresentando, nos chame no inbox do facebook

      Responder
  6. Yasmin Nery Ferreira 22/09/2021 às 17:22

    Creio que esta postagem está um pouco equivocada e colaborando com toda a confusão que ja se faz quando o assunto é saúde mental. A ansiedade está de uma forma totalmente distorcida, pois está sendo confundida com o transtorno de ansiedade que é completamente diferente da ansiedade que é somente um frio na barriga, sugiro que revejam o que está sendo publicado e compartilhado em suas redes.

    Responder
  7. João 24/09/2021 às 00:00

    Vcs precisam filtra mais os assuntos que vão pública aqui .que tem pessoas precisando de ajuda . De informações. E aqui vcs só querem arranja clientes. Consegui consultas. Mas será que vcs faz trabalho social . Ajuda pessoas .sem cobranças ou cobra um preço simples. Símbolo.precidamos ajuda o próximo.

    Responder
  8. Corina Moreira 01/10/2021 às 18:31

    Eu também tenho um filho que apresenta desturbio mental fala sozinha da risada ve coisas ouve vozes as vezes fica agressivo já procurei ajuda já levei ele prá falar com o psicólogo marcam psiciquiatra más não foi nenhuma das vezes já chamei ambulância más quando a ambulância chega vê ele calmo aí não leva já pedi as contas dó emprego com medo dele fazer algo prá meus filhos menores isso e uma tristeza porque pôr más que quero cuidar dó meu filho más sozinha está difícil prescisa a de uma acompanhamento a domicílio más até hoje não tive resultado

    Responder
  9. É possível prevenir um transtorno alimentar? Entenda como | Blog dr.consulta 30/08/2024 às 17:13

    […] fatores aumentam significativamente o risco de desenvolvimento de transtornos mentais como ansiedade e depressão, frequentemente associados a distúrbios alimentares como anorexia nervosa, bulimia e compulsão […]

    Responder
  10. Janeiro Branco e os cuidados com a saúde mental | Blog dr.consulta 03/12/2024 às 08:55

    […] Logo, ao não cuidar da mente, permitindo válvulas de escape, é possível acumular uma quantidade excessiva de estresse, o que pode favorecer o surgimento de ansiedade e depressão. […]

    Responder

Deixe seu comentário

Cancelar Resposta

Posts em tendência

  • Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

    7 minutos para ler
  • Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

    1 minuto para ler
  • Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

    10 minutos para ler
  • Novembro azul: saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata

    10 minutos para ler

Newsletter

Inscreva-se para receber as melhores dicas para sua saúde
Prometemos nunca te mandar spam

Melhores vídeos

  • dr.consultta - doutor em cuidar de você

    dr.consulta doutor em cuidar de você

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    23, ago de 2024
  • Mulher com sinais de transtornos mentais

    Mais da metade dos brasileiros apresentam sinais de transtornos mentais

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    21, abr de 2022
  • Homem descobrindo fatos sobre o tabaco

    Saiba tudo sobre o tabaco

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    30, maio de 2019

Agendamento

Temos inúmeras especialidades para você agendar consultas e exames de maneira rápida e fácil.

Você também pode gostar de...

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

27, nov de 2025
Black Friday pode elevar a ansiedade. Entenda por quê, reconheça sinais...
7 minutos para ler
Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

26, nov de 2025
Novembro Azul: guia visual de saúde do homem com linha do...
1 minuto para ler
Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

24, nov de 2025
A busca por serviços de saúde práticos, acessíveis e de qualidade...
5 minutos para ler
Blog dr.consulta

O dr.consulta tem como missão: ampliar o acesso à saúde de qualidade por meio de informação, consultas, exames e procedimentos, com cuidado e respeito para que as pessoas vivam o seu melhor.

Play Store Icon App Store Icon
Categorias
  • Cartão de desconto
  • Saúde
  • Viver bem
  • Guia Geral da Saúde
  • Bulas
Institucional

O Cartão dr.consulta não é um plano de saúde ou meio de pagamento e sim uma assinatura para descontos administrada pela Yalo (CNPJ 28.757.895/0001-22).

Não atendemos urgências e emergências.

Responsáveis técnicos: Tin Hung Ho (CRM 121.152 SP e RQE 59.727) e Tatiana Estevão Sampaio (CRO 97.095 SP). Imagens extraídas de banco de imagem.

© 2024 - Todos os direitos reservados ao dr.consulta
  • Termos de uso
  • Telefone: 4090-1510