Mergulhe nos benefícios da natação para a saúde
É provável que você ouça falar bastante sobre a importância das atividades físicas para a qualidade de vida.
Ainda assim, nem sempre é fácil encontrar uma forma agradável de se movimentar regularmente. Pensando nisso, vale sempre conferir quais são os benefícios da natação, que pode ser uma alternativa mais gostosa e divertida para se exercitar.
Mergulhar e mexer o corpo na água traz uma série de vantagens para pessoas de todas as idades e em diversos contextos. Além disso, no longo prazo, os ganhos obtidos com a prática regular beneficiam não apenas o corpo, como também a mente.
1. Trabalha o corpo todo
Nadar exige esforço contra a resistência da água de músculos e articulações de todas as áreas, diferente do que acontece em algumas práticas esportivas feitas em terra firme (como caminhar, correr ou andar de bicicleta).
Além disso, é preciso levar em conta que mesmo de forma recreativa, é possível nadar de diferentes formas, cada uma delas exigindo mais ou menos de determinados grupos musculares, da cabeça aos pés. Entre as principais modalidades dessa prática esportiva estão os nados:
- livre, onde o nadador fica com a barriga virada para o fundo da piscina e movimenta as pernas e os braços para se deslocar na água;
- peito, onde a pessoa fica com a maior parte do corpo submersa e utiliza o impulso do tronco para ir para a frente;
- borboleta (também conhecido como nado golfinho), onde o nadador toma impulso com o movimento intenso dos braços e faz um movimento de onda com o restante do corpo;
- costas, onde a pessoa fica com a parte de trás do corpo voltado para o fundo da piscina.
As distâncias também tornam esse tipo de exercício bastante versátil. Ele pode ser praticado em curtas distâncias, de forma mais intensa, ou em longos percursos, o que favorece a resistência.
No mais, existem outras formas de se exercitar na água que vão além da natação. Entre os exemplos para isso estão as aulas de hidroginástica e diversos esportes com bola.
2. Amplia a resistência cardiovascular
Na prática, a natação é um exercício aeróbico. Assim sendo, nadar pode ser importante para a saúde cardiovascular (o que inclui o coração e as artérias) de forma similar ao que acontece com quem acumula passos e quilômetros andando ou correndo. Tal constatação vem sendo reforçada por alguns estudos sobre o tema.
Uma dessas pesquisas acompanhou 46 mil homens e mulheres para identificar de que maneira diferentes tipos de exercícios aeróbicos (ou a falta deles) influenciavam em alguns indicadores da condição cardíaca, como pressão arterial e taxa de batimentos do coração.
No fim, corredores e nadadores apresentaram números bem próximos, na frente de quem só caminhava. Já em comparação a pessoas com comportamento sedentário, todos os demais grupos obtiveram ganhos para a manutenção do bem-estar cardiovascular.
Para um coração sempre em dia, não se esqueça de manter o acompanhamento médico adequado, independente da sua idade.
3. Fortalece os músculos
O fato de que a água exerce pressão sobre o corpo e exige força para ter a resistência vencida faz com que a natação ajude também no fortalecimento muscular, de forma relativamente mais significativa do que acontece com exercícios aeróbicos no solo.
Isso, claro, não significa que a pessoa que nada terá músculos extremamente definidos por si só. Para isso, será necessário acrescentar à rotina outras práticas que promovam a chamada hipertrofia (ou seja, o crescimento de novas fibras musculares).
De todo modo, as braçadas na água podem ser relevantes para a preservação muscular ao longo dos anos .
À medida que o tempo passa, é natural que a força dos músculos vá diminuindo, o que está associado a diversas condições de saúde e ao comprometimento da qualidade de vida.
4. Reduz o impacto dos movimentos
O movimento do corpo debaixo da água faz ainda com que a natação seja um esporte de menor impacto para os ossos e articulações, sobretudo quando comparada às práticas esportivas feitas pisando no chão.
Com isso, os riscos para determinados grupos tendem a ser menores. É o caso de idosos. Com o nado, eles podem se exercitar de forma mais confortável, melhorando a capacidade cardiorrespiratória sem forçar ligamentos e juntas.
Os benefícios da natação podem também colaborar no tratamento de algumas condições que atingem as articulações, como a osteoartrite. Nela, os revestimentos que cobrem os pontos de contato entre os ossos ficam desgastados, gerando dor e rigidez, entre outros sintomas.
Assim sendo, um estudo feito com pacientes nessa condição mostrou que aqueles que nadavam ou pedalavam regularmente apresentavam menores queixas do tipo, além de demonstrarem melhores índices de qualidade de vida.
5. Ajuda no controle de alterações respiratórias
A natação pode ser útil na melhoria dos sinais e sintomas apresentados em quadros que provocam dificuldades de respiração. O exemplo mais conhecido disso talvez seja a asma, em que a inflamação crônica dos brônquios atrapalha a entrada e saída de ar.
O ambiente úmido ao redor da piscina e o esforço para controlar o ritmo da inspiração e expiração debaixo da água ajuda que portadores de asma aprimorem a sua capacidade respiratória e notem uma melhora nos sintomas mais comuns dessa alteração.
De todo modo, asmáticos devem sempre contar com a supervisão adequada antes de escolher a natação como esporte favorito. Existem dúvidas se o cloro da piscina pode disparar respostas alérgicas que agravam desconfortos respiratórios nesses indivíduos.
Para contar sempre com a assistência de que precisa e com descontos em consultas e exames, o Cartão dr. consulta disponibiliza vários benefícios especiais na hora de agendar atendimentos, incluindo especialistas de diversas áreas.
6. Faz bem para a saúde mental
Não é novidade que praticar exercícios regularmente é parte importante da promoção da saúde mental. Logo, a natação também pode fazer parte de uma rotina mais leve.
Em tal contexto, um dos pontos que jogam a favor do nado é a sensação de isolamento de todas as demandas do mundo exterior para quem fica debaixo da água. Além disso, o contato com o líquido pode ser relaxante, dependendo da temperatura e das condições do clima.
Desse modo, pesquisadores ingleses mostraram que nadadores iniciantes que mantiveram a constância no exercício por pelo menos dez semanas relataram menos fadiga, raiva e sintomas depressivos. No mais, eles apontaram que se sentiam com um humor melhor e com uma sensação de bem-estar ampliada.
7. Torna as noites de sono melhores
Os benefícios da natação aparecem também na hora de ir para a cama de modo similar ao que acontece com outros exercícios aeróbicos, inclusive para quem apresenta dificuldades para dormir.
Como ilustração de tal ganho, considere a avaliação da condição de sono de um grupo de 30 adultos com dores musculoesqueléticas crônicas que apresentavam dificuldade para pegar no sono.
Após seis semanas de exercícios na água, quem participou das atividades físicas registrou não apenas indicadores melhores durante o tempo de repouso, como também menos queixas de dor.
Como praticar a natação de forma segura
A natação costuma ser uma atividade segura para a maioria das pessoas. Contudo, para crianças muito pequenas o ideal é aguardar pelo menos até o sexto mês de vida para iniciar a prática. Isso permite que os ouvidos estejam desenvolvidos por completo, dificultando a entrada de água.
Depois disso, é preciso procurar um lugar compatível com o esporte e capaz de oferecer a segurança necessária.
Piscinas acabam sendo a primeira opção quase sempre, mas áreas do mar e lagos também costumam ser utilizados em algumas circunstâncias. Em todo caso, a supervisão profissional é fundamental, sobretudo para quem vai dar as primeiras braçadas.
Seja qual for o espaço, os equipamentos indicados para a natação geralmente envolvem:
- óculos de proteção;
- touca para o cabelo;
- trajes adequados (como maiôs, sungas e bermudas) que não devem impedir a mobilidade dentro da água;
- toalhas;
- tampões para os ouvidos;
- flutuadores e nadadeiras, que auxiliam quem está começando no esporte.
Além de observar com a atenção o risco de escorregões e outros acidentes principalmente na borda da piscina, o cloro costuma ser uma preocupação de quem vai mergulhar nesses locais. Por isso, o ideal é sempre proteger os olhos com os óculos e lavar todo o corpo com água corrente assim que o treino terminar.
Embora a substância seja importante para a limpeza da água, em contato com a pele, olhos e mucosas, ela pode causar irritações em algumas pessoas.
Quando a alteração for persistente, pode ser melhor interromper o contato com essa água e procurar a ajuda de um oftalmologista ou um dermatologista para uma avaliação mais detalhada. Dessa forma, será possível aproveitar os benefícios da natação com todo o conforto possível.
Fontes:
- The Journal of Rheumatology;
- Human Kinetics Journal;
- Journal of Exercise Rehabilitation;
- Lifestyle Medicine;
- Sleep Medicine;
- Biomedical Engineering Online;
- Center of Diseases Control and Prevention;
- International Journal of Aquatic Research and Education;
- International Journal of Aquatic Research and Education;
- Cochrane Library;
- Jornal da Pediatria;
- Revista de Atenção à Saúde.
[…] exercício aeróbico. Essa é a mesma categoria de atividade das corridas, das caminhadas, da natação e das pedaladas, entre outras formas de movimentar o corpo que elevam o batimento do coração e a […]