Câncer de Ovário: sintomas e tratamento
O câncer de ovário é o segundo tipo de câncer ginecológico mais comum entre as mulheres e o mais alto em número de óbitos.
Especialistas afirmam que a doença é considerada perigosa, pois nem sempre é identificada precocemente, já que em seu estágio inicial a doença não apresenta sintomas, e em seu estágio avançado, os sinais podem ser facilmente confundidos com demais complicações.
Por apresentar um diagnóstico difícil, as mulheres precisam ficar atentas aos fatores de risco da doença, ou seja, às características que aumentam as chances de desenvolver o câncer de ovário durante a vida. São elas:
- Histórico familiar de cânceres ginecológicos, como o de ovário, o de mama e o do colo do útero: ter mães, tias ou avós diagnosticadas com câncer aumentam as probabilidades de você também desenvolver um problema do tipo, por isso, comece a ser acompanhada por um ginecologista desde cedo;
- Fatores Reprodutivos e Hormonais: mulheres inférteis apresentam riscos maiores de desenvolverem o câncer, por outro lado, mulheres que já tiveram filhos ou que fazem uso de anticoncepcionais têm menores chances;
- Excesso de peso corporal;
- Idade: mulheres de idades mais avançadas também têm maiores chances de terem a doença.
Quais são os sintomas do câncer de ovário?
Como dito acima, em seu estágio inicial, o câncer não costuma se manifestar por meio de sintomas. Porém, com o seu avanço, é possível notar alguns sinais característicos da doença. Veja abaixo:
Como é feito o diagnóstico do câncer de ovário?
O câncer de ovário é diagnosticado a partir de uma avaliação clínica que envolve entender os sintomas e os fatores de risco da mulher.
O exame de papanicolau, apesar de parecer, não auxilia no diagnóstico do câncer de ovário, pois é específico para detectar o câncer do colo do útero.
Demais exames, como os de imagem, podem ser solicitados para obter um diagnóstico mais esclarecedor.
Existe tratamento para o câncer de ovário?
Sim. A doença pode ser tratada com cirurgia ou quimioterapia. O método de tratamento escolhido pelo médico varia conforme as particularidades da paciente, como idade e condições clínicas, e do tumor, como sua extensão e evolução.
Fique atenta à sua saúde e cuide-se! Temos consultas presenciais ou online com ginecologistas, caso necessite. Agende já!