O muco nasal exerce papel importante para a respiração por ser um lubrificante natural do nariz, da faringe e da laringe que serve para limpar as vias respiratórias das impurezas aspiradas indiretamente no dia a dia.
Em seu aspecto normal esse muco é transparente, sem cheiro e volume, sendo até mais líquido. Quando fora do seu padrão, as características do catarro, como também é chamado, assim como a quantidade e sua coloração sinalizam outros sintomas que merecem atenção.
O que é o catarro?
O nariz ajuda a reter e filtrar as “sujeiras” presentes no ar, que são inaladas sem que se perceba, antes de chegaram aos pulmões. Uma dessas barreiras que cria essa proteção é o muco que é formado por restos de células, água, sais, gorduras e outras substâncias.
O excesso de catarro, mais presente em quadros de gripes e resfriados, pode congestionar a garganta e as vias nasais, ocasionando ainda a expectoração por meio da tosse.
Tanto a ausência, quanto o maior volume, cheiro, coloração e as características do catarro, em geral, precisam ser devidamente observadas e diagnosticadas, uma vez que indicam as condições e gravidade das condições associadas.
Esses sinais são rapidamente investigados em consultas de rotina por clínicos gerais ou otorrinolaringologistas:
Características do catarro que chamam a atenção
- esbranquiçado e moderado;
- espesso e purulento;
- catarro verde com pus;
- expectoração excessiva com presença sanguínea.
1 – Esbranquiçado e moderado
As características do catarro esbranquiçado, mucoso e moderado são sintomas de gripes e de resfriados comuns.
Esse sintoma também aparece quando as pessoas estão com a alergia atacada (quadros de rinite) e como uma das primeiras reações da asma. Geralmente, esses sintomas desaparecem em poucos dias e não são tão preocupantes. No entanto, para evitar a sua reincidência é necessário tratar as causas de sua origem.
2 – Espesso e purulento
O pus é uma secreção que resulta de processos inflamatórios e se mistura ao catarro. Nesse caso, pode deixar um certo gosto diferente na garganta e apresentar forte odor.
Quando as características do catarro incluem material purulento (com pus) e cor mais amarelada indicam infecções virais ou bacterianas, resultado de sinusites, amigdalites agudas, faringites e pneumonia.
3 – Catarro verde com pus
O catarro verde pode ser derivado do catarro da sinusite, pneumonia, bronquite aguda e da fibrose cística e atinge tanto crianças, quanto adultos.
Normalmente, essas condições geram sintomas um pouco mais graves como febres, dores locais e tosse persistente e exigem acompanhamento médico mais frequente, especialmente, quando os sintomas são frequentes, mesmo após a ação dos tratamentos iniciais que são medicamentosos.
4 – Expectoração excessiva com presença sanguínea
A presença de sangue no catarro, que o deixa com uma coloração rosada ou vermelha, dependendo da quantidade, é chamada de hemoptise. Esse sangue decorre dos vasos da parede da traqueia, brônquios ou dos pulmões.
Uma das causas mais comuns para o sangramento é a tuberculose. Combinadas, essas características de catarro podem sinalizar ainda:
- imunodeficiências;
- sequelas infecciosas;
- fibrose cística;
- tromboembolismo pulmonar;
- insuficiência cardíaca (ic);
- vasculites, entre outras doenças mais sérias.
Diferentemente dos exemplos anteriores, é recomendado buscar ajuda médica imediata, para evitar outras complicações de saúde.
Um parâmetro para essa avaliação é identificar se o sangue é espesso e recorrente e, caso afirmativo, agendar uma consulta com um clínico geral, que fará o encaminhamento para o otorrinolaringologista ou pneumologista, dependendo do diagnóstico inicial.
No dr.consulta você encontra mais de 60 especialidades médicas e mais de 3.000 exames, além de outros serviços para cuidar da sua saúde. Ao assinar uma das modalidades do Cartão dr.consulta até 5 pessoas passam a ter descontos e outras exclusividades:
Fontes: