O que as características do catarro revelam sobre a saúde
O muco nasal exerce papel importante para a respiração por ser um lubrificante natural do nariz, da faringe e da laringe que serve para limpar as vias respiratórias das impurezas aspiradas indiretamente no dia a dia.
Em seu aspecto normal esse muco é transparente, sem cheiro e volume, sendo até mais líquido. Quando fora do seu padrão, as características do catarro, como também é chamado, assim como a quantidade e sua coloração sinalizam outros sintomas que merecem atenção.
O que é o catarro?
O nariz ajuda a reter e filtrar as “sujeiras” presentes no ar, que são inaladas sem que se perceba, antes de chegaram aos pulmões. Uma dessas barreiras que cria essa proteção é o muco que é formado por restos de células, água, sais, gorduras e outras substâncias.
O excesso de catarro, mais presente em quadros de gripes e resfriados, pode congestionar a garganta e as vias nasais, ocasionando ainda a expectoração por meio da tosse.
Tanto a ausência, quanto o maior volume, cheiro, coloração e as características do catarro, em geral, precisam ser devidamente observadas e diagnosticadas, uma vez que indicam as condições e gravidade das condições associadas.
Esses sinais são rapidamente investigados em consultas de rotina por clínicos gerais ou otorrinolaringologistas:
Características do catarro que chamam a atenção
- esbranquiçado e moderado;
- espesso e purulento;
- catarro verde com pus;
- expectoração excessiva com presença sanguínea.
1 – Esbranquiçado e moderado
As características do catarro esbranquiçado, mucoso e moderado são sintomas de gripes e de resfriados comuns.
Esse sintoma também aparece quando as pessoas estão com a alergia atacada (quadros de rinite) e como uma das primeiras reações da asma. Geralmente, esses sintomas desaparecem em poucos dias e não são tão preocupantes. No entanto, para evitar a sua reincidência é necessário tratar as causas de sua origem.
2 – Espesso e purulento
O pus é uma secreção que resulta de processos inflamatórios e se mistura ao catarro. Nesse caso, pode deixar um certo gosto diferente na garganta e apresentar forte odor.
Quando as características do catarro incluem material purulento (com pus) e cor mais amarelada indicam infecções virais ou bacterianas, resultado de sinusites, amigdalites agudas, faringites e pneumonia.
3 – Catarro verde com pus
O catarro verde pode ser derivado do catarro da sinusite, pneumonia, bronquite aguda e da fibrose cística e atinge tanto crianças, quanto adultos.
Normalmente, essas condições geram sintomas um pouco mais graves como febres, dores locais e tosse persistente e exigem acompanhamento médico mais frequente, especialmente, quando os sintomas são frequentes, mesmo após a ação dos tratamentos iniciais que são medicamentosos.
4 – Expectoração excessiva com presença sanguínea
A presença de sangue no catarro, que o deixa com uma coloração rosada ou vermelha, dependendo da quantidade, é chamada de hemoptise. Esse sangue decorre dos vasos da parede da traqueia, brônquios ou dos pulmões.
Uma das causas mais comuns para o sangramento é a tuberculose. Combinadas, essas características de catarro podem sinalizar ainda:
- imunodeficiências;
- sequelas infecciosas;
- fibrose cística;
- tromboembolismo pulmonar;
- insuficiência cardíaca (ic);
- vasculites, entre outras doenças mais sérias.
Diferentemente dos exemplos anteriores, é recomendado buscar ajuda médica imediata, para evitar outras complicações de saúde.
Um parâmetro para essa avaliação é identificar se o sangue é espesso e recorrente e, caso afirmativo, agendar uma consulta com um clínico geral, que fará o encaminhamento para o otorrinolaringologista ou pneumologista, dependendo do diagnóstico inicial.
No dr.consulta você encontra mais de 60 especialidades médicas e mais de 3.000 exames, além de outros serviços para cuidar da sua saúde. Ao assinar uma das modalidades do Cartão dr.consulta até 5 pessoas passam a ter descontos e outras exclusividades:
Fontes:
Bastante utilidade os esclarecimentos.
Porque o catarro sai com muito mal cheiro e como eliminar
Ola bom dia …qeria qe me esclarecesse. Uma duvida ….ando com sensaçao de bola na garganta com muco preso …como faco pra me livrar disto ……ja qe nao podemos sair de casa pra ir ao consultorio medico por causa do coronavirus…Obrigado
ola Boa tarde, meu nome e Daniel peguei um bactéria muito forte mais muito forte passei no médico do sus fui medicado mais mesmo essa bactéria nao sai, minha tosse e cosntante repetitiva muita febre de 40 de 39 e agora Dro oq eu faço estava tomando esse remédio oseltamivir
Como que a sinusite se desenvolve?estou gripada já faz mais de uma semana estou tossindo muito,e sai um catarro muito espesso e amarelo,e de alguns dias p cá tenho sentido muita dor no rosto, principalmente na área da testa e das maçãs.. será que tenho sinusite? O que posso fazer,p favor me ajudem,não quero ir ao hospital p conta desse vírus coronavirus
Obrigada pela explicação!
Olá, boa noite! Que bom que gostou.
Boa noite eu estou escarrando direto e com catarro no pulmão e aparência é meio gelatinosa oq pode ser
Olá! Maria, orientamos que procure um atendimento médico, assim pode ser feito exames para que possamos chegar em um diagnóstico certeiro.
Meu filho com 8 anos, não tem febre mais quando limpa o nariz e como está gripado,está saindo um pouco de sangue,e muito amarelo a secreção e mau cheiro,devo levar a emergência?Ele está com um pouco de tosse o som muito cheia de secreção ?devo levar a emergência ou continuo dando expectorante a ele?
Olá Anailma! Orientamos que procure um especialista para que possa avaliar o paciente e assim informar como prosseguir com o tratamento mais adequado
[…] Enquanto a primeira se restringe a mucosa nasal, a segunda (cujo termo preciso é rinossinusite) é caracterizada por um quadro inflamatório que se espalha por toda a área conhecida chamada de “seios da face”. Nessas circunstâncias, essas cavidades ficam inflamadas e cheias de muco (catarro). […]
[…] o quadro piorar bruscamente e for acompanhado de outros sintomas como catarro espesso, presença de sangue, dificuldades para respirar ou febre é necessário procurar atendimento […]
[…] narinas. Na maior parte do tempo, a passagem fica desobstruída e todo o muco produzido (ou seja, o catarro) ou mesmo pequenas sujeiras são eliminadas sem […]
[…] como outros tipos de pneumonia, a pneumocócica causa febre alta, tosse seca ou com catarro, dificuldade respiratória, dor no tórax e na cabeça. O quadro pode levar à hospitalização do […]