Gripe, resfriado e virose: qual é a diferença?
A gripe, resfriado e virose costumam ser causas comuns de queixas entre crianças, adolescentes e adultos. Mais presentes em determinadas épocas do ano, como no outono e inverno, inicialmente não são tão graves, mas podem evoluir para outras doenças.
Se o assunto é bem-estar e qualidade de vida, saber o que diferencia cada um dos sintomas e como evitá-los é um passo obrigatório.
Gripe, resfriado e virose: como saber exatamente o que eu tenho?
Gripe é virose? Virose é gripe?
O mais seguro para responder essas e outras perguntas é sempre um diagnóstico médico. Ou seja, uma constatação de um profissional de saúde que além de identificar exatamente cada um dos casos, indica os tratamentos mais recomendados.
De qualquer forma, reconhecer e diferenciar as reações dá indícios do que pode ser e de qual especialista procurar.
O que é a gripe?
A gripe é uma infecção respiratória intensa causada pelo vírus Influenza. Seus sintomas se manifestam de uma hora para outra, porém, em momentos distintos:
- primeiro dia: febre alta, dores no corpo, vermelhidão no rosto e cansaço;
- do segundo ao quarto dia: os sintomas corporais tendem a reduzir, enquanto os respiratórios, como a tosse seca, espirro, secreções nasais (coriza) e congestão nasal e, eventualmente, a dificuldade para respirar aumentam.
Como uma das doenças respiratórias mais frequentes na infância, a gripe deve ser tratada necessariamente desde os primeiros sintomas para não derivar para uma pneumonia, por exemplo. Portanto, pode ser considerada uma infecção aguda grave.
Os adultos devem ter igualmente o mesmo cuidado, especialmente os mais idosos, àqueles que têm outras comorbidades ou estejam doentes, normalmente com a imunidade mais baixa.
E o resfriado?
O resfriado é uma infecção respiratória mais leve do que a gripe, mas que também exige cuidados. É causado por diferentes tipos de vírus, sendo o rinovírus o mais conhecido. As pessoas resfriadas normalmente têm:
- coriza;
- congestão nasal;
- tosse;
- febre ou febre baixa, em alguns casos.
As crianças em idade pré-escolar tendem a sofrer mais com os resfriados, por não terem o sistema imunológico completamente desenvolvido. É nestes ambientes fechados e de maior aglomeração que os vírus se espalham mais rapidamente pelo ar ou gotículas que caem em objetos, por exemplo.
A recuperação do resfriado é rápida. É preciso manter repouso, ingerir bastante líquido e, se preciso, usar medicamentos que amenizam esses sintomas. Lembre-se: todo tratamento deve ser recomendado por um profissional de saúde. Não tome remédios sem recomendação.
O que é virose?
Virose é um termo genérico atribuído a qualquer infecção que seja causada por um vírus. O termo indica que a doença é autolimitada. Isso quer dizer que o próprio sistema de defesa do corpo combate a infecção e que os remédios servem apenas para aliviar os sintomas incômodos.
Existem diversos tipos de viroses, sendo as respiratórias e as gastrointestinais mais recorrentes. Os sintomas normalmente incluem:
- mal-estar;
- febre;
- dores na cabeça e no corpo;
- náuseas; e
- diarreia.
Imunização, imunidade e boa higiene são medidas de prevenção
Essas três medidas não são nenhuma novidade quando se fala em ter uma boa saúde. Para prevenir a combater a gripe, resfriado e virose é necessário seguir à risca essas recomendações.
Vacinação também salva
A principal forma de evitar a gripe é pela vacinação. A cada ano, a vacina é atualizada para se adequar aos vírus que estão circulando no momento.
Normalmente, ela é oferecida para a população entre os meses de abril e maio e beneficiam, principalmente, idosos, gestantes e crianças.
Alimentação é sinônimo de imunidade
Quando a imunidade está mais baixa significa que o organismo está mais desprotegido e que os mecanismos de defesa estão mais fracos.
Ter um cardápio balanceado com os nutrientes que o corpo precisa ajuda a criar barreiras contra infecções e doenças em geral. É preciso lembrar que pessoas doentes que não recebem o devido tratamento podem adquirir outras doenças associadas.
Boa higiene previne a disseminação dos vírus
Uma vez que são todas causadas por vírus, essas doenças podem ser evitadas com boas práticas de higiene. Assim, não compartilhar objetos, como talheres e copos, lavar as mãos e evitar o contato com pessoas doentes são formas efetivas de se prevenir contra gripes, resfriados e viroses.
Quando é necessário procurar um médico?
Permanecer com qualquer um desses sintomas de gripe, resfriado e virose tira a disposição e pode levar a outras enfermidades. Febre alta por longos períodos, tosse constante, garganta inflamada e peito chiado, já são estágios avançados provocados por essas infecções que parecem mais simples.
Por isso, a recomendação é não aguardar o agravamento dos sintomas e agir preventivamente ao manter o calendário de consultas sem atrasos. Crie uma rotina e um compromisso de cuidado com a sua saúde e conte com os serviços do dr.consulta.
Aqui você encontra mais de 60 especialidades médicas, mais de 3.000 exames, procedimentos cirúrgicos e odontológicos. Do pediatra ao geriatra. Do exame de sangue às vacinas. Da consulta e cuidado individual ao cuidado com toda família e com quem você mais ama, com os benefícios exclusivos da assinatura:
Fontes:
Obg doutora!
Ótimas informações! Nesse momento precisamos de dicas para nos cuidar muito mais!
se a gripe e o resfriado são originados por vírus, porque tomar uma chuva ou passar muito frio as pessoas ficam gripadas? já estava com o vírus no corpo?
Eu estou gripada mais eu estou com moleza no corpo como fosse desmaiar e a boca amarga vou comer não consigo amarga muito
[…] gripe é uma das infecções agudas possíveis, conforme explica a Secretaria de Saúde do Paraná. Causa […]