A menstruação e o ciclo menstrual deveriam ser encarados com mais naturalidade. A ovulação determina o período fértil, ou seja, época de maior probabilidade de se ter uma gestação e, na sua ausência, ocorre a menstruação.
Para muito além disso, o ciclo é ainda uma fase importante de autoconhecimento, da qual, nem sempre é possível escapar. Então, é preciso aprender a conviver com as mudanças físicas e emocionais em qualquer fase da vida, começando por compreender melhor como e porque acontecem.
Desmistificando o ciclo menstrual
Mensalmente as pessoas com órgão reprodutor feminino passam por alterações hormonais, até os seus 45 ou 55 anos, que é quando ocorre a menopausa. O tempo entre o dia de início e o último dia até o início da próxima menstruação é chamado de ciclo menstrual.
Esse período dura, em média, 28 dias e é dividido em três fases. O que difere de uma fase para a outra são as mudanças que ocorrem no corpo. Quando a menstruação adianta ou atrasa e, portanto, é irregular, deve ser examinada melhor por um ginecologista.
As 3 fases do ciclo menstrual
- fase folicular;
- fase ovulatória;
- fase lútea.
1 – Fase folicular (5º ao 12° dia)
Na fase inicial ou pré-ovulatória, a produção do folículo-estimulante (FSH) aumenta, desenvolvendo os folículos que são as estruturas onde estão os óvulos. Também há uma maior liberação do estrogênio, hormônio que ajuda a revestir e preparar o útero para uma fecundação.
2 – Fase ovulatória (14° dia e dura de 16 a 32 horas)
Entre a primeira e a segunda fase os níveis de produção do hormônio luteinizante (LH) também aumenta organicamente, dando início a ovulação. A ovulação nada mais é do que a liberação do óvulo pelo ovário. Sem isso, é claro, não é possível engravidar de forma natural.
Como o óvulo tem um ciclo de vida curto (24 horas) e os espermatozóides de até 5 dias, em média, esse encontro pode acontecer mesmo após alguns dias após a relação sexual sem preservativos, por exemplo.
3 – Fase lútea (16° ao 28° dias)
A última fase do ciclo menstrual ou pós-ovulatória é marcada pela maior produção de progesterona, além do estrogêneo que se mantêm. A partir da ação desses hormônios, o útero continua passando por transformações para proporcionar as condições ideais para uma gestação.
Se nenhum óvulo for fecundado, o organismo “entende” e interrompe a produção dos hormônios. A próxima menstruação “desce” nesse momento, quando há a descamação das paredes internas do útero (o endométrio), o sangramento e o ciclo se repete.
Conheça seu corpo, as mudanças que ocorrem nele e o ciclo reprodutivo ao manter as de consultas com o ginecologista. Inclua exames preventivos na rotina e previna inúmeras doenças:
Como passar por esses dias, de uma forma melhor
Enfrentar cólicas, a tensão pré-menstrual (TPM), a enxaqueca menstrual, o transtorno disfórico menstrual (TDPM) e tantos outros sintomas durante esses dias é de tirar o sono (literalmente!). Entretanto, dá para passar por eles com menos dores e sofrimento, seguindo 3 recomendações para dias mais saudáveis e tranquilos:
Dica 1: uma boa alimentação importa
Para reduzir o inchaço, cólicas e a enxaqueca menstrual é necessário incluir no cardápio alimentos mais ricos em vitaminas e minerais.
A ingestão de água e chás também ajudam a aliviar a sensação de inchaço tão característica “naqueles dias” ou nos dias seguintes.
Dica 2: pratique atividades e exercícios físicos regularmente
Os benefícios da prática de atividades e exercícios físicos englobam todas as fases do ciclo da menstruação. Tanto um alongamento básico para movimentar o corpo, quanto um momento de meditação contribuem para redução do estresse, oscilações do humor e sintomas relacionados.
Dica 3: aprenda mais sobre seus sentimentos
Como esse ciclo se repete ao longo da vida, é fundamental aprender a conviver com os sentimentos. O controle e a inteligência emocional fazem toda diferença quando o assunto é a saúde mental.
Apesar da menstruação ser mais associada a questões físicas, é preciso lembrar que as emoções ficam a for da pele e precisam ser devidamente interpretadas ou acompanhadas.
Aqui no dr.consulta você tem ginecologistas, psicólogos e uma equipe multidisciplinar para ajudar a lidar com a sua saúde. Faça a assinatura do Cartão dr.consulta e tenha benefícios como descontos em consultas, exames e outras vantagens exclusivas:
Fontes: