A fibromialgia é uma doença crônica que tem como principais sintomas dores por todo o corpo, a patologia atualmente não tem cura.
Mesmo que a pessoa precise conviver com a doença pro resto da vida, o diagnóstico precoce traz uma grande vantagem em relação ao tratamento. Com planejamento de tratamento desde o estágio inicial, pode-se evitar complicações, trazendo uma maior qualidade de vida para o paciente.
O que causa fibromialgia?
A doença é mais comum entre mulheres de 30 a 55 anos. Homens, idosos, crianças e adolescentes também podem ter. Com causa ainda desconhecida, ao todo 3% dos brasileiros sofrem com o problema.
Embora não haja um conhecimento sobre o que provoca a fibromialgia, existem alguns fatores que podem contribuir para o aumento das dores, mesmo que não sejam causas propriamente. São eles:
- infecções virais ou fúngicas;
- doenças autoimunes;
- distúrbios do sono;
- sedentarismo;
- ansiedade e depressão;
Com quais sintomas da fibromialgia devo ficar alerta?
O principal alerta de sintomas da fibromialgia é uma dor generalizada, que afeta músculos, tendões e ligamentos, e que pode persistir por meses. A intensidade das dores pode variar de pessoa, o que pode acabar dificultando o diagnóstico do paciente.
Além da dor, esta condição também pode apresentar alguns outros sintomas:
- dormência e sensação de formigamento;
- dificuldade de se concentrar;
- fadiga muscular e cansaço generalizado;
- insônia;
- apneia do sono;
- enxaqueca e dores de cabeça;
- dor pélvica e abdominal;
- Síndrome do Intestino Irritável;
- capacidade física reduzida.
Os sintomas da fibromialgia podem evoluir para um câncer?
Não. Muitas pessoas carregam esta preocupação, mas é importante saber que a fibromialgia não evolui para câncer. O que acontece é que, devido à presença de diferentes sintomas, ela costuma levar a muito sofrimento emocional e perda de qualidade de vida.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico dos sintomas da fibromialgia não é tão simples quanto parece pois a doença se confunde com outros diagnósticos. Por isso é importante a avaliação médica para investigar outras causas possíveis para o quadro.
Não há exames laboratoriais específicos, e ela pode ser identificada durante a consulta através do exame físico de regiões musculares específicas do corpo tipicamente acometidas pela dor.
E o tratamento, como funciona?
Como já citado, a fibromialgia não tem cura, então o tratamento seria focado em amenizar as dores e controlar os outros sintomas, para assim, o paciente poder ter mais qualidade de vida.
Pensando nisso, os médicos podem prescrever medicamentos para a dor e a inflamação, bem como encaminhar para a fisioterapia. Além disso, na maioria dos casos está indicado atividades físicas regulares e psicoterapia.
A psicoterapia é importante pois é muito comum a presença de sofrimento emocional e sintomas psiquiátricos nos pacientes com fibromialgia, principalmente a depressão. O acompanhamento psicológico pode ajudar o paciente a entender melhor a doença, aprender a como lidar com o sofrimento e como amenizá-lo. A terapia também pode ajudar a lidar com pensamentos negativos que alimentam o sofrimento.
Quem sofre com fibromialgia também pode se beneficiar de uma alimentação balanceada, com o acompanhamento de um nutricionista.
Pontos de dor da Fibromialgia:
Por ser uma doença de dor crônica, os sintomas da fibromialgia pode se manifestar em diversas partes do corpo. Conheça alguns dos principais pontos de dor na fibromialgia:
– Nádegas (acima ou abaixo)
– Joelhos
– Cotovelos (lateral)
– Nuca
– Pescoço (parte de baixo)
Se você está sentindo dores, ou tem algum outro sintoma mencionado no texto, procure um profissional que atue em reumatologia. Confira a disponibilidade!