Ícone do siteBlog dr.consulta

Como prevenir o câncer de mama? Conheça os fatores evitáveis

dr.consulta - o que é o outubro rosa, campanha de prevenção contra o câncer de mama

O segundo mais comum entre as mulheres acima de 40 anos, o câncer de mama é uma doença ocasionada pela multiplicação desordenada das células anormais nos seios. Somente em 2021 foram registrados mais de 66 mil novos casos, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

De maior incidência nesse sexo, a doença também pode atingir homens – o que reforça a necessidade de informações relevantes e rotinas de cuidados para prevenir o câncer de mama, uma vez que existem fatores que podem ser modificados.

A prevenção começa com a informação: fatores de risco

Fatores comportamentais e/ou Ambientais

Vida reprodutiva ou fatores hormonais

Hereditários/ Genéticos

Portanto, é preciso investir na prevenção primária para reduzir os fatores de risco: manter o peso corporal saudável, ser fisicamente ativa, evitar consumo de bebida alcoólica, amamentar o maior tempo possível (para quem tem filhos).

Neste sentido, as medidas preventivas podem ser resumidas entre:

Primeiros sinais do tumor no seio

Ter um diagnóstico precoce desse câncer, aumenta as chances de cura em até 90% dos casos. Em outras palavras, quando descoberto mais cedo, as taxas de mortalidade são reduzidas.

É a partir da mamografia que as alterações podem ser percebidas e avaliadas em tempo de serem tratadas. Portanto, os exames de rastreio são uma importante ferramenta para prevenir o câncer de mama.

Indicações

Pessoas com histórico familiar da doença podem fazer o exame anualmente a partir dos 35 anos e as demais, a partir dos 40. Acima dos 50 anos, pode ser feita a cada dois anos.

A prevenção é sobre autocuidado muito antes do autoexame

O autoexame

Embora se fale muito do exame de mama, é preciso ter o conhecimento e a consciência de que o autoexame já é um tipo de diagnóstico tardio, porque detecta alterações existentes, ou seja, não pode ser considerado preventivo.

  1. posicione-se em frente ao espelho;
  2. com as mãos abaixadas, observe se existem alterações nos seios;
  3. coloque as mãos atrás da cabeça e faça a mesma observação visual;
  4. em seguida, com as mãos na cintura, faça força e continue observando os seus seios;
  5. apoupe levemente os dois seios e verifique, no toque, se existe a presença de algum nódulo ou caroço;
  6. pressione os mamilos para se certificar se existem secreções.

Tipos de tratamentos para o câncer de mama

Imagem ilustrativa (GettyImages)

O tratamento para o câncer de mama dependerá do estágio do tumor e da gravidade do caso. Além disso, são avaliadas condições básicas do paciente para compreender os efeitos colaterais. Dependendo do quadro, podem ser indicados:

Fique atento aos sinais do seu corpo e mantenha uma rotina de hábitos saudáveis. A prevenção e o diagnóstico precoce são as melhores formas de vencer o câncer de mama. 

Faça consultas e exames no dr.consulta com preços e outras vantagens exclusivas: assine o Cartão dr.consulta e inclua até mais 4 (quatro) pessoas, garantindo os mesmos benefícios de cuidados com a saúde:

Fontes:

Sair da versão mobile