Pacientes crônicos demandam cuidados contínuos como consultas de acompanhamento. Além disso, quem tem bronquite, sinusites, asma e outras doenças respiratórias, costuma fazer inalação com o uso do nebulizador em casa – como uma das medidas protocolares para aliviar os sintomas frequentes.
Saber utilizar o aparelho de nebulização corretamente, poupa tempo, evita desconfortos e auxilia efetivamente na melhoria da respiração.
Inalação x nebulização: qual a diferença?
Inalação e nebulização são sinônimos para nomear o método de aspirar pelas vias respiratórias substâncias inaláveis como vapor de água, soro fisiológico e medicamentos (como broncodilatadores), para tratar doenças do sistema respiratório.
Tecnicamente falando, são tipos de aerossolterapia que transforma o estado dessas substâncias, para facilitar a absorção e agilizar o resultado. Enquanto os inaladores são popularmente conhecidos como as bombinhas de asma (via oral), os nebulizadores são aqueles aparelhos em formato de aerossol ou compressores que têm dosador e máscara.
Benefícios da nebulização
As pessoas que fazem inalação relatam a sensação de bem-estar imediata e sabem dos seus efeitos positivos, mas não custa relembrar:
- atua no alívio dos sintomas de gripes, resfriados, tosse, rinite e sinusite que dão doenças respiratórias;
- faz com que as secreções fiquem mais fluidas e ajuda a desentupir o nariz e, com isso, reduzam o desconforto causado pela congestão nasal;
- ajuda a umidificar e hidratar as vias respiratórias;
- alivia a tosse, coriza e o chiado no peito.
Como fazer a nebulização em casa
Os aparelhos convencionais de nebulização ou inalação geralmente são bem fáceis de utilizar e, por serem portáteis, podem ser levados para outros locais. Dessa forma, mesmo não estando em casa, é importante manter a rotina terapêutica.
Como usar o nebulizador: é preciso colocar o soro fisiológico ou medicamente no “copinho”, até o limite ou o que for indicado. Depois disso, basta posicionar a máscara na região do nariz e da boca, com o cuidado de não tirá-la do lugar e, em seguida, ligar o aparelho. É recomendado ficar sentado em posição correta, em uma cadeira, sofá ou na cama.
Duração: em torno de 15 a 20 minutos por sessão.
Quando usar: é indicado fazer a inalação no mínimo de 2 a 3 vezes ao dia, preferencialmente pela manhã e antes de dormir.
Limpeza: para evitar contaminações, o nebulizador deve ser sempre limpo antes e após o uso e guardado em local fechado, de preferência. A higienização da máscara pode ser realizada com água em temperatura ambiente e sabão neutro. O aparelho em si e a mangueira, devem ser limpos com um pano com álcool ou conforme instruções do manual do produto.
Inalação infantil
A inalação em crianças é um método indicado para o tratamento dos sintomas ou das mesmas condições. A frequência de uso do inalador é prescrita pelo pediatra que acompanha o prontuário.
Atualmente existem disponíveis no mercado nebulizadores infantis e os aparelhos padrão com máscaras menores para crianças.
Todo processo de nebulização deve ser feito, acompanhado ou supervisionado por um adulto.
Outros métodos
Tratamentos caseiros
Os tratamentos e receitas caseiros, como a nebulização com a água do chuveiro ou com chás e ervas, têm efeito temporário e são considerados paliativos. Não que sejam métodos proibidos, porém, podem não apresentar o resultado esperado.
O uso de soluções inadequadas e o desconhecimento das causas dos sintomas é prejudicial para a saúde. O diagnóstico e prescrição do método e dos medicamentos devem ser feitos por um especialista.
Lavagem nasal
A lavagem nasal é comumente utilizada para limpeza e desobstrução nasal das vias aéreas superiores. Já a nebulização serve para transportar os medicamentos até os pulmões ou para fluidificar as vias áreas inferiores sendo, portanto, complementares.
Convivendo melhor com os sintomas
Quem tem uma dessas condições ou convive com pacientes com esses quadros sabe dos desafios diários e como isso interfere na rotina.
Pessoas que têm asma, bronquite, rinite, sinusite, têm dificuldade para dormir bem e, geralmente, tem a qualidade do sono bastante afetada por não conseguirem respirar normalmente. As doenças respiratórias também limitam a prática de atividades ou exercícios físicos por causar cansaço e falta de ar constantes.
Para ter mais qualidade de vida, mesmo diante desse cenário, é necessário mudar os hábitos e adaptar ambientes.
O uso diário do nebulizador não substitui o acompanhamento médico regular e demais tratamentos (que não devem ser interrompidos), no entanto, ajuda a criar condições para dias e noites melhores.
No dr.consulta você pode agendar consultas online e presenciais e fazer exames preventivos e para acompanhamento de saúde, pagando valores com descontos, a partir da assinatura do Cartão dr.consulta. Conheça todos os benefícios exclusivos para assinantes:
Fontes