Entenda as causas da atrofia muscular e saiba como evitar
Você sabia que as causas da atrofia muscular podem ser evitadas, garantindo uma qualidade de vida superior durante a maturidade?
O problema, que é bastante comum na terceira idade, é caracterizado pela perda muscular de partes do corpo ou pelo enfraquecimento dos tecidos musculares, deixando a pessoa sem força nem mobilidade muscular.
Com base nisso, vamos desenvolver mais o assunto, tratar das suas principais causas e apresentar dicas de como evitá-lo.
Vale dizer ainda que, normalmente, o diagnóstico e o tratamento da doença, assim como as demais orientações, devem ser dados por um ortopedista, um fisioterapeuta ou um neurologista (se a causa estiver no sistema nervoso). Se ficou interessado, continue lendo!
Quais são as causas da atrofia muscular?
Atualmente, existem dois tipos principais de atrofia que são gerados por causas distintas. O primeiro tipo e o mais comum é a atrofia por desuso, que acontece quando os músculos corporais são pouco ou nada usados. Geralmente, ela também ocorre, de forma natural, em idosos.
Em situações assim, o tecido muscular é danificado devido à presença de lesões (como quedas que causam a atrofia dos músculos e a quebra dos ossos), problemas de saúde (como a subnutrição, que provoca os distúrbios alimentares e gera o definhamento dos tecidos e a perda dos músculos) ou hábitos secundários (como um trabalho que exige que a pessoa passe longas horas do dia sentada).
Já a segunda e mais rara atrofia, conhecida como atrofia muscular neurogênica ou espinhal, é uma doença genética que ataca as células nervosas da medula espinhal (responsáveis por transferir os estímulos cerebrais para os músculos). Como consequência, a pessoa passa a ter dificuldade de realizar movimentos musculares.
Vale mencionar, ainda, que algumas das principais causas que geram a atrofia espinhal são:
- a doença de Lou Gehring, conhecida como esclerose lateral amiotrófica, que afeta as células que interagem com os músculos;
- a síndrome de Guillain-Barré, que ataca os nervos e promove paralisia muscular;
- a esclerose múltipla, uma doença autoimune que é capaz de paralisar todo o corpo;
- a distrofia muscular, uma doença hereditária que causa progressivamente a perda da massa muscular;
- a poliomielite, que pode provocar paralisia;
- a neuropatia, uma patologia que ataca os nervos.
Qual é o tratamento?
O tratamento da atrofia vai depender de sua gravidade. Na maioria dos casos, a atrofia por desuso pode ser revertida por meio da prática de atividades físicas e de nutrição alimentar.
No entanto, a atrofia neurogênica necessita de tratamentos mais específicos. Em geral, são utilizados procedimentos como a fisioterapia e a terapia ocupacional, que diminuem o impacto da doença no paciente, além de manter os músculos ativos, impedindo o avanço da disfunção.
Como o problema pode ser evitado?
Existem algumas medidas que podem ser aplicadas no intuito de evitar o surgimento da atrofia. Realizar atividades físicas, especialmente em piscinas, ajuda a estimular os movimentos dos músculos e melhora o funcionamento do organismo.
Ingerir grande quantidade de alimentos nutritivos, ricos em ômega-3, carboidratos, proteínas e demais vitaminas, também auxilia no processo de construção e fortalecimento muscular. Além disso, para fortalecer os músculos já atrofiados, é recomendado ter 7-8 horas de sono por noite.
Pronto! Agora, que você já viu quais são as causas da atrofia muscular, como ocorre o tratamento e como evitar o problema, fique atento às informações! Essa é uma maneira de identificar os sintomas como fraqueza, dores na coluna, diminuição no tamanho dos músculos, dor no corpo e dificuldade de se movimentar, impedindo que a doença evolua.
Se você gostou do artigo, veja quais são os nossos profissionais de saúde e agende uma consulta!
Me interessei por esse assunto por q venho tendo já algum tempo dificuldafe de andar por causo de uma atrofia muscular neurogenica q com o passar do tempo tem se agravado mais. Sinto muita dores no corpo e problema de coluna…
Mande sempre novidade sobre esse assunto e Educação física. Sou profissional a um mês.
Boa noite li sobre atrofia muscular eu tô me sentindo todos os sintomas o que eu faco perdendo massa muscular sentindo dor no corpo me ajude o que eu faço remédio exercício fisico academia . Sou diabetica me ajude com medico pra que me oriente.
Olá, Ângela! Bom dia, tudo bom? Orientamos procurar um atendimento médico para que possa ser avaliado e passado melhores orientações de como deve seguir 😉
Gostei da informação…tenho Polimiosite e estou com atrofia na região da bacia e ombros. O que faço pra melhorar e recuperar as forças e movimentos?
Cinto muita dor no corpo e coluna e nas pernas
Boa noite !!gostaria de saber como fazer pra evitar evitar a perda de massa estou muito preocupada nao tem coragem ficar nua pra meu namarado sinto vergonha perdi muita massa muscular eu usava calça 42 hoje uso 36 perdi muito perna fina sem quadril bunda acabou me ajuda estou muito triste vou perder meu namorado.
Informações importantes.
Esclarecedoras.
Estava precisando porque estou em tratamento de uma atrofia muscular como sequela de uma internação de vinte e seis dias.
Olá, Norma! Que bom que você gostou! Continue nos acompanhando! 🙂
Boa noite, sou paciente oncológica, fui diagnosticada em 2015 CA mama com metástase em 2 linfonodos, onde fiz mastectomia total e EA com retirada de 12 linfonodos.Fiz químio e rádio, estava td bem, sempre acompanhamento médico, ano passado final de agosto, fiz cintilografia onde apareceu uma lesão óssea no sacro a direita, pós biópsia confirmou metástase ,comecei tratamento com Hormonietrapia e vitamina para ossos, e o uso Verzenios, passei por 10 sessões de radioterapias em fevereiro, onde tive uma Retite Actinica por conta das rádios, onde fiquei logo depois 9 dias internada para tratamento.Neste período em uso de Verzenios comecei ter dores nas panturrilhas, no músculo das coxas e nos braços , onde teve dias que tive dificuldade em andar, tive inchaço na perna esquerda abaixo joelho e no pé,e na cintilografia não apresentava nenhuma doença nas pernas, onde procurei ler na bula do Verzenios um dos efeitos poderia ser dor nos braços, pernas e inchaços, parei com Verzenios pois não houve efeito esperado e surgimento de mais 2 lesões pequenas uma no 7 arco costas, sendo que agora farei quimioterapia, parei medicação dia 15/06 ainda tenho um caroço na perna esquerda parte dentro e leve inchaço até com meia, e uma dor atrás nas panturrilhas mais abaixo.Devo procurar outro médico além oncologista e o vascular que já fiz eco questão de safena e veias td normal.
Olá, Martha! Primeiramente sentimos muito que tenha passado por tudo isso, e ficamos felizes em saber que tem conseguido realizar o seu tratamento e se recuperar. Sobre o especialista, apenas pelo que você relatou não podemos sugerir um novo médico. Oncologista e o vascular podem continuar cuidando de você. E se eles virem a indicação de outro especialista ou profissional, certamente irão orientar você sobre isso 🙂
Boa noite muitíssimo obrigado pela mensagem gostei muito viu procurar colocado em prática
?
Tenho artrose no quadril esquerdo!Estou notando perda de massa muscular e gordura nos braços e pernas.Ao andar estou vendo o osso da canela com uns ‘ buracos na parte da frete .Estou sedentário devido a artrose do quadril esquerdo.Fiz artroscopia e não melhorou!!!’
Explica minha dor na coxa direita começa a latejar e formiga a mesmo tempo
Fiz cirurgia do Túnel do Carpo da mão direita, porém suspeito que o nervo não foi completamente liberado porque manteve um pouco a parestesia , dedo médio ficou estalando e agora com o passar de 12 meses, o anelar está inchado e endurecendo. Já começou dor que vai até o pescoço pela lateral. Dói apenas o lado direito como se fosse dor de torcicolo. Terão que fazer uma nova cirurgia ou pode ser início de reumatismo? Não sentia nada disto antes da cirurgia. Apenas a parestesia na mão.