11 frutas para diabéticos que podem compor o cardápio
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), não existe fruta proibida para pessoas com diabetes.
Ainda assim, é importante estar atento ao tamanho da porção consumida e à forma como o alimento altera os níveis de açúcar no sangue para que ele seja saboreado nos momentos certos.
Como analisar a resposta glicêmica
Antes de conhecer quais frutas são as mais indicadas para diabéticos, vale entender como o organismo reage à ingestão de determinados itens e de que maneira isso afeta a glicemia.
Chamada de resposta glicêmica, essa reação é avaliada a partir de dois indicadores: o índice glicêmico (IG) e a carga glicêmica (CG).
Índice glicêmico
Utilizado para medir o aumento dos níveis de açúcar no sangue até duas horas após a refeição. Quanto menor o valor (expresso em porcentagem), melhor para o controle do diabetes, segundo artigo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Os valores para consulta do IG são:
- alto: acima de 70;
- médio: entre 56 e 69;
- baixo: menor que 55.
Carga glicêmica
Mede o aumento da glicemia levando em consideração o índice glicêmico e a quantidade de carboidratos consumidos. Seu cálculo é feito por meio de uma fórmula matemática.
De acordo com artigo da UFRGS, quanto maior a CG, maior é o aumento da glicose no sangue. Seus valores de referência são:
- alto: acima de 20;
- médio: entre 11 e 19;
- baixo: menor que 10.
Assim sendo, a escolha de qualquer item do cardápio deve considerar esses dois indicadores.
Lembrando que, para montar um plano nutricional adequado, é fundamental a orientação de um nutricionista. O profissional saberá escolher as melhores frutas e outros alimentos para a composição do cardápio do paciente.
Para um melhor acompanhamento, clientes do Cartão dr.consulta contam com uma série de vantagens no acesso a exames e a consultas com diferentes especialistas. Por meio do programa Viva Bem ainda é possível receber suporte e acompanhamento de perto para a saúde e prevenir o agravamento de condições como a diabetes, hipertensão e colesterol alto (dislipidemia).
Opções de frutas para diabéticos
A SBD elenca os seguintes itens possíveis para o cardápio de pessoas com diabetes, a partir de seu Índice Glicêmico (IG) e Carga Glicêmica (CG). Os valores representam porções de 120g do alimento:
- abacaxi: IG = 66 / CG = 6;
- ameixa: IG = 24 / CG = 3;
- banana (madura): IG = 51 / CG = 13;
- kiwi: IG = 58 / CG = 7;
- laranja: IG = 48 / CG = 5;
- mamão papaia: IG = 56 / CG = 5;
- manga: IG = 60 / CG = 16;
- maçã: IG = 40 / CG = 6;
- pera: IG = 33 / CG = 4;
- pêssego: IG = 28 / CG = 4;
- uva Itália: IG = 49 / CG = 9.
Fruta com bagaço é melhor
O consumo de alimentos in natura é amplamente incentivado para quem deseja uma alimentação saudável, de acordo com o Guia Alimentar da População Brasileira.
No caso de pacientes com diabetes, essa recomendação também é válida e o ideal é consumi-las com casca e/ou bagaço. Isso ajuda a preservar um volume maior de fibras – essenciais para o controle da glicemia.
Os sucos naturais, por outro lado, podem ajudar em situações de hipoglicemia. Bebidas industrializadas devem ser evitadas e, quando isso não for possível, o aconselhado é dar preferência a versões sem a adição de açúcar.
Com essas informações, é possível manter uma alimentação saudável que atenda as necessidades do paciente.
Fontes: