Inscreva-se para receber
as melhores dicas de saúde.

Prometemos nunca mandar spam

Blog dr.consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
                   Agendar consulta
  • Home
  • Viver bem
  • Saúde de A-Z
  • Saúde mental
  • Saber mais
    • Saúde bucal
    • Saúde da mulher
    • Saúde da criança
    • Saúde do homem
    • Guia geral da saúde
Blog dr.consulta / Saúde bucal / Gengiva inflamada? Dicas para lidar com a gengivite
Saúde bucal

Gengiva inflamada? Dicas para lidar com a gengivite

Segundo o Ministério da Saúde, a gengiva inflamada é um problema bastante comum que atinge mais de 2,2 milhões...
Avatar de dr.consulta
dr.consulta
13, set de 2022
13 minutos para ler
Gengiva inflamada? Dicas para lidar com a gengivite

Segundo o Ministério da Saúde, a gengiva inflamada é um problema bastante comum que atinge mais de 2,2 milhões de adultos brasileiros. 

Conhecida também como gengivite, na maioria dos casos está ligada, a hábitos incorretos de higienização dos dentes, no entanto, também existem outras causas, como, por exemplo, o uso do cigarro. 

Apesar de possuir um tratamento fácil, o Ministério da Saúde estima que 88% das pessoas com ela nem ao menos sabem que sofrem com esse problema. 

dr.consulta botão assinar cartão

Com isso, milhões de pacientes estão sujeitos a diversos riscos mais graves, que só aparecem quando os sintomas dessa condição já estão mais acentuados no organismo. 

Quer saber mais sobre a importância de manter uma boa saúde bucal? Continue a leitura e entenda o que é gengivite, quais as causas, seus sintomas e  tratamento. Além de conferir dicas valiosas para manter uma boa saúde bucal e dizer adeus para a gengiva inflamada. 

Ficou curioso? Então confira e tire suas dúvidas! 

Quais as características da gengivite?

A gengivite é um termo médico para a gengiva inflamada. Trata-se de uma inflamação causada pela placa bacteriana, conhecida, também, por biofilme. 

Essa película viscosa e incolor de bactérias, que se forma de maneira constante na nossa boca, adere à superfície dos dentes e se deposita no espaço em que o dente encontra a gengiva (sulco gengival). 

A gengivite pode comprometer um ou mais dentes e pode ou não vir acompanhada de dor. 

É considerada uma doença branda e de fácil tratamento, porém, caso não seja tratada, tende a se complicar, podendo trazer consequências como a periodontite, uma infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos específicos que envolvem e sustentam os dentes. 

Em casos graves, o paciente pode chegar a perder os dentes se a infecção atingir raízes ou os ossos da boca. 

Outro perigo da gengivite é a região em que ela se localiza. Tudo que entra em contato com a nossa boca é digerido por nós, incluindo as bactérias. Ou seja, essas bactérias presentes em excesso podem ser levadas a outros órgãos, como rins e coração. 

A gengiva é uma parte muito importante da região da bucal, pois é responsável por envolver e sustentar toda a nossa dentição. 

Uma gengiva saudável tem a cor rosada e qualquer alteração quanto a isso, é um sinal de alerta para procurar atendimento odontológico. 

dr.consulta - cartão dr.consulta - família, cuidados com a saúde, cartão de desconto em saúde, cartão desconto odontologia
Quero assinar o Cartão dr.consulta com Odontologia

Entre os principais sintomas da gengivite, podemos citar: 

  • Gengiva inchada;
  • Vermelhidão na gengiva ao redor dos dentes;
  • Flacidez;
  • Sangramento espontâneo ou durante a escovação, ou uso do fio dental;
  • Sensibilidade durante a escovação e/ou ao comer;
  • Aparecimento de placa bacteriana (tártaro);
  • Pequenas feridas e pus na boca;
  • Retração gengival (com exposição da região sensível do dente próxima a ela);
  • Dor local na gengiva (durante a mastigação ou em repouso) 
  • Mau hálito. 

A gengivite é o primeiro estágio da doença periodontal. Se tratada, ela desaparece entre 10 a 14 dias, junto com todos os seus sintomas. 

Por isso, não deixe de procurar um dentista, caso sinta algum desconforto bucal, e agende limpezas dentárias frequentemente para retirar o acúmulo de placa bacteriana.  

Principais causas de inflamação na gengiva

Dentista explicando o que é a gengiva inflamada
Imagem ilustrativa (iStock)

A boca é um ambiente habitado por diferentes tipos de bactérias. Qualquer desequilíbrio sofrido faz com que a infecção se instale com maior facilidade.

As causas podem ser variadas, então, conheça a seguir o que pode levar você a desenvolver um quadro de gengiva inflamada: 

Falha no processo de higienização bucal

De todas as causas da inflamação da gengiva, a falta de higiene bucal é a mais comum. 

A escovação inadequada, falta ou uso incorreto do fio dental não retiram completamente os restos de alimentos que ficam entre os dentes. 

Isso ocasiona o acúmulo da placa bacteriana neles, o que, mais tarde, pode migrar para a gengiva. O resultado é um inchaço na área, que ocasiona a gengivite. 

Tabagismo

O tabagismo também é um dos causadores da gengivite. Isso porque o cigarro diminui a produção de saliva e a vascularização dos tecidos da boca, reduzindo a imunidade.

A consequência disso é que a gengiva fica muito mais vulnerável à inflamação, que pode ser o princípio da doença.

Má oclusão dentária

A má oclusão é o alinhamento anormal dos dentes e a maneira pela qual os dentes superiores e inferiores se encaixam. 

Normalmente, os dentes superiores se sobrepõem ligeiramente sobre os inferiores, resultando em um alinhamento perfeito que permite uma mastigação mais eficaz e, também distribui de maneira uniforme o peso da mastigação. 

No caso de um alinhamento incorreto, a mastigação e, consequentemente, sua pressão, vão prejudicá-los, causando um maior desgaste entre eles. Com o tempo, esse quadro também vai prejudicando a gengiva, que acumula pressão, podendo causar lesões que levam à gengivite.

Tártaro

O tártaro se forma na base dos dentes, irritando a gengiva e criando uma área onde mais placa bacteriana se acumula, o que causa ainda mais irritação do tecido gengival. A higiene dental inadequada é a principal causa do acúmulo de tártaro. 

No entanto, outros hábitos como o tabagismo, uso prolongado de determinados enxaguantes bucais e o consumo excessivo de chá, café e vinho, também ajudam a sua formação.

6 dicas para lidar com a gengiva inflamada

Mulher se consultando por estar com a gengiva inflamada.
Imagem ilustrativa (iStock)

Agora que apresentamos com detalhes tudo em relação à gengivite, é hora de entender se ela tem cura. A resposta é sim, essa inflamação tem cura e também pode ser prevenida. 

Além disso, existem algumas dicas muito simples que te ajudarão a desinflamar a gengiva e evitar que novos episódios de gengivite apareçam. 

1. Limpeza dos dentes

Chamada de profilaxia dentária, a limpeza dos dentes é feita por um dentista  que limpa dente por dente, realizando a raspagem do tártaro com o uso aparelhos como ultrassom, curetas e tiras de aço. 

Nesse procedimento, o dentista também vai polir os dentes com jatos de bicarbonato ou pastas profiláticas, removendo o restante da placa bacteriana presente. 

De forma geral, uma limpeza resolve casos comuns de gengiva inflamada, no entanto, atente-se: esse procedimento não deve ser feito apenas quando os sintomas aparecerem. 

Além da escovação diária, após cada refeição, é indicada a profilaxia (limpeza nos dentes) em consultório, seja adulto ou criança, a cada 6 meses para garantir a saúde bucal.

Em casos mais graves de gengivite, pode haver a necessidade de uma cirurgia para que o profissional tenha melhor acesso às raízes dos dentes e consiga enxergar se algum tecido foi afetado para, assim, a raspagem ser feita.  

2. Uso de medicamentos

Algumas vezes, pode ser necessário tomar antibióticos, anti-inflamatórios e usar enxaguantes bucais para frear a ação das bactérias. 

Todos esses medicamentos devem ser prescritos pelo dentista e os usos precisam ser seguidos à risca para evitar infecções resistentes e ainda mais fortes. 

3. Cuidado com a alimentação

Para reverter a gengivite serão necessários cuidados adicionais com a alimentação, como, por exemplo, evitar o consumo de alimentos açucarados, isso porque eles são especialmente atraentes para as bactérias. 

Fazendo tudo de maneira correta, é possível reverter o quadro e ter uma gengiva saudável novamente. 

4. Capriche na higienização bucal

A escovação correta e o uso apropriado do fio dental, pelo menos 3 vezes ao dia, é essencial para remover a placa bacteriana e os restos de alimentos. 

Ao fazer isso, você terá um controle maior sobre o aparecimento de tártaro, evitando novos episódios de gengiva inflamada. 

5. Evite cigarros e outras formas de tabaco

Não é novidade que o cigarro é prejudicial ao organismo como um todo. Para a saúde bucal, como já mencionamos, ele também é extremamente nocivo e atrapalha a circulação do sangue nos vasinhos que nutrem a boca, prejudicando toda sua estrutura: dentes, gengiva, ossos, etc. 

6. Visite um dentista regularmente 

A maioria dos dentistas orienta consultas de, de 6 em 6 meses. Dentro desse tempo, o paciente pode desenvolver diversas doenças e problemas buco-maxilo-faciais que podem ser evitados se as consultas forem regulares. 

Por isso, não espere mais que o tempo recomendado e agende agora mesmo uma visita ao dentista. As consultas regulares são o segredo para manter uma boa saúde bucal. 

Além de consultas médicas, o dr.consulta também oferece consultas odontológicas e mais: ao assinar o Cartão dr.consulta com Odontologia você tem:

  • 20% de desconto em todos os procedimentos odontológicos feitos no dr.consulta como: tratamento de gengiva, tratamento de canal, implantes e procedimentos estéticos;
  • Avaliação odontológica já com o valor incluso na assinatura. Ou seja, você não pagará a mais por isso.
Quero assinar o Cartão dr.consulta com Odontologia

As consultas, exames e avaliações podem ser agendados com toda comodidade pelo site ou app (disponível tanto para Android quanto iOS). 

Então, não espere estar com a gengiva inflamada para fazer uma visita ao dentista. Mantenha a sua saúde bucal em dia.

#assinatura cartão dr.consulta#cartão de desconto em saúde#cartão dr.consulta#cartão dr.consulta com odontologia#Odontologia#odontopediatria#Serviços odontológicos
Avatar de dr.consulta

dr.consulta

O dr.consulta nasceu em 2011, na favela de Heliópolis, em São Paulo, com a proposta de fazer uma verdadeira revolução na saúde, oferecendo atendimento acessível e de qualidade para quem não tinha. E esse objetivo de revolucionar o setor nos acompanha todos os dias desde então. Hoje, somos quase mil profissionais em busca das melhores soluções e já atendemos mais de 3 milhões de pacientes em nossos centros médicos espalhados por São Paulo.
Conheça nossos doutores

Comentários

  1. Lente de contato dental | Blog dr.consulta 16/09/2024 às 11:14

    […] (que segundo o Ministério da Saúde, é uma das principais doenças bucais) enfermidades na gengiva ou outros quadros de saúde oral, relativamente […]

    Responder
  2. O que é bom para dor de dente? Saiba o que fazer e NÃO fazer | Blog dr.consulta 18/09/2024 às 09:14

    […] sal. Essa receita básica feita com água morna e uma colher de chá de sal, diminui o inchaço da gengiva e atua na melhora da sensibilidade dos dentes, com efeito quase […]

    Responder
  3. As causas da sensibilidade nos dentes | Blog dr.consulta 19/09/2024 às 07:46

    […] a gengivite. […]

    Responder
  4. Quando procurar um dentista?  | Blog dr.consulta 19/09/2024 às 17:17

    […] sangramento na gengiva também não é normal. Esse sintoma pode indicar uma gengivite ou periodontite, por exemplo. Enquanto o primeiro quadro é uma inflamação mais simples e […]

    Responder
  5. O que é uma avaliação odontológica. Agende a sua | Blog dr.consulta 28/09/2024 às 15:00

    […] de órgãos para identificar e tratar quaisquer doenças e condições bucais, como cáries, gengivites e doença periodontal – eliminando, assim, focos de infecção que, se não fossem tratados, […]

    Responder
  6. Cuidados com a diabetes e saúde bucal para pacientes  | Blog dr.consulta 18/10/2024 às 18:41

    […] exemplo de complicações mais frequentes em pessoas com o distúrbio, o CFO aponta quadros de gengivite e periodontite – sendo a última, uma enfermidade que gera alterações na glicemia do paciente, […]

    Responder
  7. Entenda como um abscesso dentário surge na boca | Blog dr.consulta 17/12/2024 às 14:27

    […] das infecções que surgem em torno da raiz, alguns quadros podem ter início no espaço entre a gengiva e as estruturas ósseas de sustentação do […]

    Responder
  8. Quando corrigir o desalinhamento causado por uma mordida profunda | Blog dr.consulta 20/12/2024 às 17:17

    […] no céu da boca e retração das gengivas em diversas […]

    Responder
  9. Sônia Maria Mota Caldeira 18/01/2025 às 07:35

    Estou com a gengiva inflamada. Fica no maxilar inferior, bem na frente onde fiz dois implantes. Sou pré _ diabética. Qual antibiótico tomar para desinflamar?

    Responder
  10. Como prevenir as doenças bucais e manter o sorriso saudável | Blog dr.consulta 26/02/2025 às 10:38

    […] gengivite; […]

    Responder
  11. Exodontia: como funciona a extração de dentes | Blog dr.consulta 28/02/2025 às 13:36

    […] tratamento precoce de condições bucais, como cáries e gengivites; […]

    Responder
  12. Raspagem no dente ajuda na limpeza bucal. Saiba quando fazê-la | Blog dr.consulta 17/04/2025 às 17:23

    […] de gengivite ou periodontite (sangramento, inchaço, mau hálito e mobilidade […]

    Responder
  13. Porque e como escovar a língua corretamente | Blog dr.consulta 27/05/2025 às 13:48

    […] não são devidamente removidos, esses detritos podem resultar na criação de placas bacterianas e gengivites. Essas placas têm potencial de causar cáries e doenças […]

    Responder
  14. Laserterapia e seus benefícios nos tratamentos odontológicos | Blog dr.consulta 27/05/2025 às 14:01

    […] eficaz para minimizar inflamações gengivais e inchaços, proporcionando mais bem-estar e alívio, pois facilita o processo de […]

    Responder
  15. Remoção de tártaro no dente: 3 opções de tratamento | Blog dr.consulta 27/05/2025 às 14:11

    […] presença do cálculo dentário pode gerar doenças periodontais, como a gengivite e as cáries. Portanto, o acompanhamento com um profissional dentista é fundamental para o […]

    Responder
  16. Como é feito o tratamento de um dente incluso (ou impactado) | Blog dr.consulta 27/05/2025 às 14:13

    […] do tempo é provável que a região se torne foco de cáries, condições periodontais (gengiva), inflamações e até mesmo a formação de abscessos e cistos odontológicos. No mais, o dente impactado causa […]

    Responder
  17. Como escovar os dentes das crianças e cuidar da saúde bucal | Blog dr.consulta 27/05/2025 às 14:40

    […] esse cuidado é a maneira mais eficaz de evitar condições graves, como cáries, gengivite e a doença periodontal, quadros que ainda podem causar complicações sérias ao organismo sem os […]

    Responder
  18. Como se proteger dos riscos de uma endocardite  | Blog dr.consulta 30/05/2025 às 08:18

    […] presentes na cavidade oral em gengivites, periodontites e cáries não tratadas podem se aproveitar de machucados provocados pela […]

    Responder

Deixe seu comentário

Cancelar Resposta

Posts em tendência

  • Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

    7 minutos para ler
  • Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

    1 minuto para ler
  • Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

    10 minutos para ler
  • Novembro azul: saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata

    10 minutos para ler

Newsletter

Inscreva-se para receber as melhores dicas para sua saúde
Prometemos nunca te mandar spam

Melhores vídeos

  • dr.consultta - doutor em cuidar de você

    dr.consulta doutor em cuidar de você

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    23, ago de 2024
  • Mulher com sinais de transtornos mentais

    Mais da metade dos brasileiros apresentam sinais de transtornos mentais

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    21, abr de 2022
  • Homem descobrindo fatos sobre o tabaco

    Saiba tudo sobre o tabaco

    Avatar de dr.consulta
    dr.consulta
    30, maio de 2019

Agendamento

Temos inúmeras especialidades para você agendar consultas e exames de maneira rápida e fácil.

Você também pode gostar de...

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

Como a Black Friday mexe com a nossa ansiedade? Saiba identificar.

27, nov de 2025
Black Friday pode elevar a ansiedade. Entenda por quê, reconheça sinais...
7 minutos para ler
Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

Saúde do homem: guia rápido do Novembro Azul

26, nov de 2025
Novembro Azul: guia visual de saúde do homem com linha do...
1 minuto para ler
Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

Assinatura dr.consulta online: consulte de verdade, de onde estiver

24, nov de 2025
A busca por serviços de saúde práticos, acessíveis e de qualidade...
13 minutos para ler
Blog dr.consulta

O dr.consulta tem como missão: ampliar o acesso à saúde de qualidade por meio de informação, consultas, exames e procedimentos, com cuidado e respeito para que as pessoas vivam o seu melhor.

Play Store Icon App Store Icon
Categorias
  • Cartão de desconto
  • Saúde
  • Viver bem
  • Guia Geral da Saúde
  • Bulas
Institucional

O Cartão dr.consulta não é um plano de saúde ou meio de pagamento e sim uma assinatura para descontos administrada pela Yalo (CNPJ 28.757.895/0001-22).

Não atendemos urgências e emergências.

Responsáveis técnicos: Tin Hung Ho (CRM 121.152 SP e RQE 59.727) e Tatiana Estevão Sampaio (CRO 97.095 SP). Imagens extraídas de banco de imagem.

© 2024 - Todos os direitos reservados ao dr.consulta
  • Termos de uso
  • Telefone: 4090-1510