Ícone do siteBlog dr.consulta

Gravidez de gêmeos: conheça 4 cuidados especiais necessários

A gravidez é uma fase especial e inesquecível na vida de qualquer mulher — e quando esse momento vem em dose dupla, a felicidade é ainda maior. Porém, os cuidados também devem seguir essa linha e a saúde da mulher deve ser preservada, já que a gravidez de gêmeos é mais delicada.

A gestação de múltiplos é um pouco mais complexa e arriscada do que a gravidez de apenas um filho. As mulheres nessas condições correm um risco de desenvolverem pré-eclâmpsia, ruptura de membranas.

Por esse motivo, alguns cuidados são necessários durante toda a gestação de gêmeos. Se você está passando por isso, não se preocupe! Continue a leitura e entenda o que fazer para cuidar da saúde durante a gravidez de gêmeos.

Gravidez de gêmeos e os cuidados essenciais

1. Compareça a todas as consultas de pré-natal

É claro que nenhuma mãe deve perder as consultas de pré-natal, independentemente de quantos bebês ela está esperando. Porém, uma grávida de gêmeos deve ficar ainda mais atenta a essas consultas.

Como essa gestação é mais delicada, é preciso ter um acompanhamento médico mais de perto, já que as chances de complicações são maiores.

As grávidas de um bebê são orientadas a visitar o médico para exames a cada quatro semanas. Já quem está esperando gêmeos deve comparecer às consultas a cada 2 semanas. Para que um possível parto prematuro possa ser detectado, a quantidade de exames também aumenta — principalmente no final da gestação.

2. Descanse mais do que se estivesse grávida de um bebê

As gestantes de múltiplos sentem ainda mais fadiga e sono. Por isso, é importante descansar bastante — não é hora de fazer nenhum esforço!

Deixe sua rotina mais simples, pedindo ajuda para a família nas tarefas que exigem esforço, como em uma faxina. Priorize seu descanso durante todos os meses da gestação e, principalmente, nas últimas semanas.

Se você trabalha fora, vale a pena entrar com a licença-maternidade mais cedo, sempre de acordo com as orientações do seu médico.

3. Qualquer dúvida, consulte o médico

Tenha o telefone do seu médico na sua agenda e contate-o sempre que tiver alguma dúvida ou ainda quando algum sintoma fora do comum surgir no seu corpo.

É comum que aconteçam sangramentos leves na gestação de gêmeos, mas no primeiro trimestre isso pode ser um problema mais grave. Se houver sangramento com coágulos, não hesite em procurar seu médico.

4. Prepare-se para um parto prematuro e para uma cesariana

É comum que grávidas de gêmeos entrem em trabalho de parto na 36ª ou 37ª semanas, quando o comum é que o nascimento aconteça por volta da 40ª semana. Portanto, é importante ficar atenta e se preparar para dar à luz um pouco antes.

Outra situação comum é a necessidade de realizar o parto por cesariana, pois gemelares dificilmente ficam em uma posição favorável e segura — de cabeça para baixo — para que seja realizado o parto normal de ambos.

A gravidez de gêmeos é um momento especial, mas precisa de muitos cuidados com a saúde da mãe. Assim, ela pode passar por um período gestacional saudável e ajudar seus bebês a se desenvolverem com saúde ao longo dos 9 meses.

Se você procura por um ginecologista, encontre o médico mais próximo de sua casa e marque já a sua consulta.

Sair da versão mobile