O frio traz modificações no organismo que podem prejudicar a saúdo do coração
Aumenta, sim! De acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia, o inverno costuma aumentar em 30% o risco de infarto. Tudo porque as baixas temperaturas contribuem com a vasoconstrição, o que pode provocar uma sobrecarga no sistema circulatório e aumentar as chances de infarto.
Veja mais: Infarto: conheça os sintomas
Veja mais: 5 dicas para reduzir triglicerídeos e evitar infartos
O que o inverno faz com o corpo
Nas épocas mais frias, o organismo precisa trabalhar mais para manter uma temperatura interna adequada. Para isso, um dos mecanismo é a liberação de hormônios que diminuem o calibre dos vasos de sangue e causam uma sobrecarga no coração. A adrenalina, por exemplo, é um deles.
De acordo com o Ministério da Saúde, no inverno, também é comum que ocorra a redução da prática de atividade física regular, redução da ingestão de líquidos e aumento da ingestão de alimentos gordurosos. Todos esses são fatores de risco para a saúde do coração e podem aumentar a chance de infarto.
Veja mais: Perdoar pode prevenir infarto, diz estudo
Veja mais: As consequências da hipertensão arterial para a saúde
A gripe também pede atenção!
Os especialistas do Ministério da Saúde comentam que o aumento de doenças respiratórias no inverno também sobrecarrega o sistema cardiovascular e isso também traz chances de infarto.
A explicação é que gripe, resfriado e pneumonia naturalmente causam uma inflamação dos vasos sanguíneos. Como consequência, pode haver uma ruptura de placa de colesterol e, com isso, a formação de coágulos que podem vir a causar estragos no coração.
Por isso, a vacinação tem papel importante não só na redução de casos graves de gripe como também na redução desse mecanismo de inflamação, diminuindo as chances de infarto.
Veja mais: Gripe, resfriado e virose: qual é a diferença?
Veja mais: Imunização: a melhor forma de prevenir doenças
Como reduzir as chances de infarto
Esse aumento do número de casos de infarto no inverno afeta principalmente a população idosa (mais propensos a infecções respiratórias) e pessoas que já sofrem com alguma doença aterosclerótica (especialmente das artérias do coração).
Para prevenir o infarto por causa do frio, os especialistas recomendam tomar alguns cuidados: manter-se bem agasalhado, alimentar-se dando preferência a receitas compatíveis com a estação, controlar o peso corporal e manter a vacinação em dia.
Para diminuir as chances de infarto em qualquer época do ano, vale ter hábitos saudáveis de vida como: alimentação balanceada, atividade física regular, boa qualidade de sono, reduzir o estresse e, principalmente, não fumar!
Consultar regularmente um cardiologista para descobrir e tratar doenças como diabetes e a hipertensão reduz não só as chances de infarto, mas também de derrame e outras doenças graves. Então, vale atualizar o check-up!