Conheça as consequências da hipertensão arterial para a saúde
A hipertensão arterial, doença diagnosticada quando a pressão arterial sistólica do paciente, medida em consultório for ?140 mmHg ou ainda, quando sua pressão arterial diastólica for ?90 mmHg após repetidas aferições, faz parte das doenças crônicas não-transmissíveis de maior índice em nosso país.
Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, no mínimo, 25% da população brasileira adulta pode ser considerada hipertensa, com esse número podendo chegar a 50% na população após os 60 anos.
Mas você sabe quais são as possíveis consequências da hipertensão para a sua saúde?
Então vem que é isso que vamos te contar hoje, então, acompanhe a leitura.
Por que a hipertensão arterial acontece?
Vamos começar entendendo a mecânica: a principal função do coração é impulsionar e bombear o fluxo sanguíneo pelos vasos sanguíneos (artérias e veias) que percorrem o nosso corpo todo.
A pressão arterial é justamente a pressão exercida nos vasos sanguíneos conforme o fluxo é bombeado.
A pressão máxima é aquela medida nas artérias quando o coração contrai e expulsa o sangue de seu interior e a mínima é quando ele dilata e se enche de sangue novamente, recuperando o sangue enviado anteriormente às artérias.
A hipertensão acontece quando a pressão que o sangue faz nas paredes das artérias está mais elevada.
O oposto também acontece, chamado de hipotensão arterial; a pressão baixa ocorre quando o sangue faz pouca pressão nas paredes das artérias (por exemplo, quando estamos desidratados e o volume de sangue diminui).
Quais os fatores de risco para a hipertensão arterial?
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, entre esses fatores podemos encontrar:
- os não modificáveis, que incluem idade (acima dos 60 anos) e genética (um ou mais casos na família);
- e os modificáveis, que podemos evitar e nos prevenir, como obesidade, sedentarismo, alta ingestão de sal, estresse, tabagismo e abuso de bebidas alcoólicas.
Assim, os causadores modificáveis da hipertensão podem ser prevenidos através de uma dieta saudável, uma rotina de exercícios, cessação do tabagismo, entre outros, que refletem a adoção de um estilo de vida mais saudável.
Quais os sintomas da hipertensão arterial?
A hipertensão é uma doença silenciosa e só apresenta sintomas quando já está muito avançada ou a pressão arterial fica muito alta. Por isso, é muito importante realizar um acompanhamento preventivo.
Dentre os sintomas e primeiras consequências da hipertensão arterial, temos:
- dores no peito;
- dor de cabeça;
- tonturas;
- zumbido no ouvido;
- fraqueza;
- visão embaçada e
- sangramento nasal.
E quais as consequências da hipertensão arterial?
Quando o coração passa muito tempo precisando fazer esse esforço a mais, ele pode ficar cansado e até aumentar de tamanho para tentar compensar o esforço; os vasos sanguíneos também podem ser lesionados, podendo até mesmo se romper.
Além disso, o fluxo sanguíneo não é distribuído corretamente para o corpo todo e o seu organismo pode sofrer com esta falta.
Entre as consequências da hipertensão, estão:
- AVCs (derrame cerebral devido a um rompimento ou entupimento de uma veia no cérebro). A hipertensão é responsável por, em média, 80% dos casos dessa condição;
- infarto (40% dos casos são associados à pressão alta);
- insuficiência cardíaca;
- arritmias;
- diminuição da visão (levando em alguns casos à cegueira);
- insuficiência e até paralisação renal.
Sem tratamento, todas essas consequências da hipertensão podem levar a óbito, por isso, não perca tempo e comece a se cuidar agora. Agende uma consulta médica e entenda a melhor maneira de tratar a sua hipertensão.
Previna-se e evite chegar às consequências da hipertensão, coloque sua saúde em primeiro lugar e não se esqueça que o dr.consulta está aqui para te ajudar.
Agende já sua consulta com um cardiologista no dr.consulta. O agendamento pode ser realizado pelo site ou app (disponível tanto para Android quanto iOS) e a consulta pode ser realizada presencialmente ou via telemedicina.
Tenho 60 anos , prático ciclismo pedalo 100/300 km , minha pressão está normal , já fiz dois ecocardiograma , deu norma preciso fazer novamente.
Sou hipertenca tenho 74 anos exames periódicos com cardiologista tomo medicação religiosamente de 2 meses pra cá ao andar um 100 metros parece não ter forças o coração não acelera uma cabeceira horrível paro de andar 10 minutos ja fico ótima o k será? Obrigada
Olá! Tudo bem? Para ter um diagnóstico é preciso consultar um doutor. Para marcar uma consulta com a gente você pode entrar em contato com a central de atendimento pelo fone 4090-1510 ou pelo site http://www.drconsulta.com. Obrigado, abraço!
Bom dia eu tenho 44 anos de idade aninha pressão está em cima dos 13 durante dez dias e perdi ablidade de escrever sinto muita dor de cabeça, sinto tremura ao andar.
Olá, José! Procure um profissional para que ele possa verificar sobre esses sintomas!
[…] igual ou superior a 35 Kg/m² e presença de outras doenças de risco cardiovascular elevado, como hipertensão, diabetes descontrolada e colesterol […]
[…] Alguns medicamentos também podem causar tosse persistente em adultos como um tipo de efeito colateral. Podemos citar, por exemplo, os inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA), como o captopril e o enalapril, por exemplo, utilizados para tratamento de hipertensão arterial. […]