Assim como o outubro rosa, que trabalha com a conscientização sobre o câncer de mama e colo de útero, o novembro azul visa alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A campanha teve origem na Austrália, em 2003, após a criação da instituição Movember Foundation que, até hoje, atua na arrecadação de recursos para ajudar no combate a esse tipo de neoplasia (presença de tumores cancerígenos).
No Brasil, a iniciativa chegou em 2008, com o apoio do Instituto Lado a Lado pela Vida e da Sociedade Brasileira de Urologia, e vem ganhando força desde então.
O mês foi escolhido, pois 17 de novembro é conhecido como o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, tornando o período ideal para fomentar a discussão sobre o tema. Já o azul, veio para representar o sexo masculino.
Essa ação tem sido fundamental para quebrar tabus e divulgar informações sobre essa doença, já que muitas pessoas, infelizmente, não a conhecem e, mesmo as que sabem da sua existência, evitam a todo custo realizar exames preventivos.
Por isso, continue acompanhando esse conteúdo e entenda mais sobre o novembro azul e o câncer de próstata. Deixe o preconceito de lado e previna-se.
Essa é a maneira mais fácil de ter uma vida longa e feliz, afinal #prostataepaposerio!
Índice
Por que o novembro azul é importante?
Já falamos que o objetivo principal da iniciativa é conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Mas para entender a relevância da campanha, precisamos ver o impacto desse tipo de neoplasia.
Segundo a Fundação do Câncer, com base em dados do Instituto Nacional do Câncer, no Brasil, surgem 66 casos novos de câncer de próstata a cada 100 mil homens. Além disso, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença.
Dessa forma, a mortalidade não é o único fator preocupante dessa patologia. A luta começa muito antes. É preciso acabar com o preconceito contra exames de prevenção à doença e alertar sobre os fatores de risco.
É por isso que durante o mês de novembro é possível ver prédios, torres e monumentos históricos iluminados de azul para popularizar ainda mais o movimento e chamar a atenção para esse tipo de informação.
É importante que o homem saiba o que precisa fazer para manter a sua saúde em dia e não deixe para trás nenhum exame ou consulta médica.
Para te ajudar com essa missão, conte com a ajuda da equipe especializada do dr.consulta para mais rapidez e qualidade nos exames, resultados e diagnóstico.
O que é o câncer de próstata?
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela está localizada abaixo da bexiga e sua principal função é produzir um fluido seminal que nutre e transporta o esperma.
Quando as células dessa região se multiplicam de forma descontrolada, formam tumores que podem ser benignos ou malignos.
O câncer de próstata, geralmente, cresce de forma lenta e não dá sinais. Por isso, para detecção da doença, é preciso realizar exames preventivos, entre eles o exame de toque retal, e é justamente aí que o preconceito começa.
Infelizmente, mitos em relação ao exame preventivo e sobre a doença em si, fazem com que os homens não se previnam, aumentando a mortalidade deste câncer.
Fatores de risco
A causa exata do câncer de próstata ainda não é totalmente conhecida. O que se sabe até agora é que a interação entre fatores ambientais e certa predisposição genética pode provocar algumas mutações no DNA. Isso causa o crescimento anormal em células da próstata, levando à formação de tumores malignos.
Confira a seguir alguns dos possíveis fatores de risco e causas do câncer de próstata
Idade
Segundo o Oncoguia, o risco de câncer de próstata aumenta em 40% em homens com mais de 50 anos e chega a dobrar em maiores de 65 anos.
Um dos possíveis motivos disso é o tempo que o tumor demora para se instalar. A maioria dos tumores na próstata crescem de forma lenta e só podem ser detectados quando os homens já têm mais de 60 anos.
Hereditariedade
Estudos mostram que a doença apresenta fatores genéticos hereditários e o risco aumenta para homens que tenham um parente direto na família com a doença, como irmão, pai ou avô.
Maus hábitos: obesidade e tabagismo
O tabagismo é uma das causas do câncer de próstata e, ainda, diminui as possibilidades de uma recuperação em homens que desenvolverem a doença.
Em união ao cigarro, o excesso de gordura no corpo também pode ter grande influência em relação ao câncer de próstata e diminuir as chances de cura.
Por isso, a alimentação equilibrada é tão importante para a saúde do homem, independe da pessoa ter uma patologia diagnosticada anteriormente como colesterol alto ou diabetes, por exemplo.
Quais são os sintomas?
Como já falamos por aqui, essa é uma doença silenciosa. Quando os sintomas do câncer de próstata aparecem, em 95% dos casos os tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.
Os sinais são:
- dor óssea (principalmente na região das costas);
- dores ao urinar;
- dificuldade para urinar;
- vontade de urinar com frequência;
- sensação de não conseguir esvaziar a bexiga completamente;
- presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Por isso, é importante não esperar pelos sintomas para agendar uma consulta com o urologista e realizar seus exames.
Como é feito o diagnóstico
O câncer de próstata pode ser diagnosticado através de dois exames complementares.
O primeiro deles é o exame físico, chamado de toque retal. Nele, o médico urologista insere o dedo indicador no reto do paciente, assim, é possível avaliar o formato, o tamanho e a textura da glândula, além de identificar a presença de nódulos.
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados por esse exame.
O outro método é laboratorial e se chama dosagem do PSA. Através do sangue, é possível constatar alterações na próstata que podem sugerir a realização de uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno.
O médico também pode solicitar outros exames como ultrassom de próstata, colonoscopia e exames de sangue para entender o grau do câncer e a presença ou não de metástases (tumor que se desenvolve em outro órgão diferente do inicial).
Como já dito, esse tipo de neoplasia não apresenta sintomas no estágio inicial. Por isso, é recomendado que homens a partir dos 50 anos, sem fatores agravantes, realizem uma consulta com o urologista anualmente para a realização desses dois exames.
Quem apresenta risco elevado, ou seja, quem tem um familiar de primeiro grau que foi diagnosticado com câncer de próstata antes dos 65 anos, deve começar a fazer os exames aos 45 anos.
Além disso, homens com níveis de PSA abaixo de 2,5 ng/ml devem repetir o exame a cada 2 anos. Já aqueles com PSA acima desse valor devem fazer o exame anualmente.
Alterações nos exames de PSA e toque retal são relativamente comuns e podem causar ansiedade e angústia nos pacientes. Tenha em mente que, para estabelecer o diagnóstico de câncer de próstata, é preciso prosseguir com uma avaliação médica detalhada.
Fui diagnosticado, e agora?
As chances de cura para casos diagnosticados na fase inicial é de 80 a 90%. Por isso, realizar check-ups anuais e os exames de rotina é tão importante.
Uma vez fechado o diagnóstico de câncer de próstata, o tratamento irá depender do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente.
As opções podem incluir a remoção cirúrgica da próstata, radioterapia, hormonioterapia e uso de medicamentos. Para os pacientes idosos, o acompanhamento clínico menos invasivo é uma opção a ser considerada.
O médico urologista Artur Ramos Moreno explicou mais sobre o novembro azul e quais são os cuidados em relação ao câncer de próstata. Confira o vídeo:
Cuidados básicos para a saúde masculina
Além do olhar para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o novembro azul visa ainda conscientizar a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e da mente na totalidade.
Acompanhe a seguir algumas ações que ajudam a manter a saúde em dia ao longo do ano:
- praticar exercícios;
- ter uma alimentação equilibrada;
- não fumar;
- praticar sexo seguro;
- cuidar da saúde mental;
- fazer check-up regular;
- fazer o exame da próstata, periodicamente;
- verificar a pressão arterial;
- atualizar a carteira de vacinação;
- verificar o perímetro abdominal e o Índice de Massa Corpórea (IMC).
Deixe o tabu de lado, o médico é seu amigo
Quanto tempo faz que você não visita um médico? Se você faz parte do grupo que deveria falar com um urologista, não espere mais. A prevenção é o melhor caminho para cuidar da sua saúde.
E com o dr.consulta isso ficou muito mais fácil. Com médicos especialistas à sua disposição, você realiza consultas, exames e tira todas as suas dúvidas.
Então, agora que você já sabe o que é novembro azul e o que essa data representa, é hora de deixar o tabu de lado e agendar a sua consulta com o urologista pelo site ou app para colocar seus exames preventivos em dia.
Fontes:
- Novembro Azul: a cada 38 minutos um homem morre em decorrência do câncer de próstata | Fundação do Câncer
- Fatores de risco para câncer de próstata | Oncoguia
- Estatísticas de câncer | Instituto Nacional de Câncer
- Especial Novembro Azul: o que você precisa saber sobre a campanha de combate ao câncer de próstata | Tribunal Superior do Trabalho