A menopausa é um evento fisiológico e natural do corpo feminino. Geralmente, costuma ocorrer entre 45 e 50 anos, podendo surgir também antes ou depois dessa faixa etária.
Também conhecida como climatério, por provocar fortes ondas de calor na mulher, a menopausa caracteriza-se pelo fim dos ciclos menstruais. É neste momento que os ovários param de produzir os hormônios estrogênio, responsável pelas características sexuais femininas, e a progesterona, que atua na regulação da menstruação.
Os principais sintomas da menopausa, como o aumento da temperatura corporal e a menstruação irregular, podem começar meses antes do diagnóstico médico final, pois os níveis de hormônios vão diminuindo gradativamente, ocasionando essas alterações no corpo.
Se você está dentro da faixa etária mencionada acima e suspeita que esteja na fase da menopausa, procure um ginecologista para receber as orientações adequadas.
Quais são os demais sintomas da menopausa?
Além das fortes ondas de calor corporal sem causas aparentes e da menstruação irregular, existem outros sintomas que também podem ajudar na identificação da menopausa. Veja abaixo quais são:
- suor noturno excessivo;
- cansaço frequente;
- alterações de humor, incluindo irritabilidade e tristeza;
- perda da qualidade de sono;
- queda de cabelo;
- diminuição da libido;
- secura vaginal, seguida de dor durante a relação sexual e coceira dentro e ao redor da vagina.
Como é feito o diagnóstico da menopausa?
O diagnóstico deve ser realizado por um ginecologista e, em muitos casos, basta um olhar clínico para confirmar as suspeitas. A observação dos sintomas e a ausência de menstruação durante 12 meses seguidos são fundamentais para o diagnóstico.
Em alguns casos, o médico pode solicitar uma coleta para verificar os níveis dos hormônios estrogênio, progesterona e FSH (folículo-estimulante) no sangue da paciente.
Como é feito o tratamento da menopausa?
O tratamento da menopausa deve ser realizado a partir de medicamentos e mudanças comportamentais com o objetivo de amenizar os sintomas.
O uso de cremes vaginais e lubrificantes são indicados para controlar a secura vaginal e os antidepressivos para diminuir a sensação de tristeza.
A reposição hormonal de estrogênio e progesterona também pode ser indicada em casos específicos. Para isso, é necessário orientação do médico, pois nem toda mulher pode realizar o procedimento.
No mais, é importante seguir algumas recomendações que melhoram a qualidade de vida da mulher durante a menopausa:
- pratique exercícios físicos regularmente;
- mantenha uma boa alimentação;
- evite o consumo de álcool e cigarro;
- pratique yoga e meditação;
- controle os níveis de estresse;
- evite bebidas quentes e com cafeína (a cafeína prejudica a boa qualidade do sono);
- vista-se em camadas para facilitar a retirada de roupa ao notar o aumento da temperatura corporal.
Caso queira saber mais sobre o assunto, agende uma consulta com um dos nossos especialistas. Temos agendamento até para o mesmo dia.