Ícone do siteBlog dr.consulta

Odontopediatria e o cuidado com os dentes das crianças

dr.consulta - criança no dentista segurando um molde de dente nas mãos, dentista, odontopediatra, cuidados com os dentes

A especialidade que foca na saúde bucal de bebês, crianças e adolescentes é chamada de Odontopediatria. Essa é uma atividade fundamental, já que desde os primeiros meses de vida, o cuidado com os dentes deve ser uma prioridade. 

Portanto, o acompanhamento com um dentista é essencial para que desde cedo os pequenos aprendam a importância de manter uma boa higiene da boca e adotem hábitos saudáveis ao longo da vida, o que favorece a saúde da cavidade oral.

Além disso, o Odontopediatra tem conhecimentos específicos para lidar com o comportamento infantil, tornando o ambiente mais acolhedor e menos intimidador para os pequenos.

Melhor fase para uma visita ao odontopediatra

Muitos pais ou responsáveis têm dúvidas sobre quando levar o bebê ao dentista pela primeira vez. O ideal é que a primeira consulta ocorra logo após o nascimento dos primeiros dentinhos, geralmente por volta dos seis meses de vida. 

É nessa fase que o dentista orienta sobre como cuidar da higiene bucal do bebê, quais tipos de escovas e pastas usar, e como cuidar da boca da criança durante o processo de dentição.

A recomendação é utilizar uma escova pequena, de cerdas macias, com pouca quantidade de creme dental com flúor (menor do que um grão de arroz) pelo menos duas vezes ao dia. Em relação ao fio dental, a indicação é utilizar apenas quando os dentes estão juntos e sem espaço entre eles. 

Outro ponto de atenção nessa idade é o consumo exagerado de açúcar, por exemplo, que está diretamente ligado ao desenvolvimento de cáries. Dessa forma, o profissional irá auxiliar na escolha de alimentos mais saudáveis e na redução do consumo de doces, refrigerantes e sucos artificiais.

A relevância do cuidado bucal desde cedo

Imagem ilustratativa (GettyImages)

Há quem acredite que os cuidados com os dentes de leite não são tão importantes, uma vez que eles serão eventualmente substituídos pelos permanentes. No entanto, essa é uma visão incorreta, pois os dentes de leite têm funções essenciais e, se não forem devidamente cuidados, afetam o desenvolvimento da arcada dentária permanente e geram complicações futuras. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a primeira dentição é responsável por:

Sabe-se, ainda, que quando bons hábitos não são desenvolvidos desde cedo, podem surgir cáries, condições gengivais e má oclusão, ou seja, o desalinhamento, e possíveis alterações na função da língua e dos lábios.

A cárie é uma das condições dentárias mais comuns na infância e, se não tratada, causa dor e sensibilidade. Principalmente durante os primeiros anos de vida, há um tipo de cárie que evolui muito rápido e atinge vários dentes de uma vez só.

Portanto, o acompanhamento odontopediátrico não só previne questões dentárias, mas também contribui para o bem-estar geral. Ao assinar o Cartão dr.consulta, é possível garantir 20% de desconto em procedimentos odontológicos, assegurando que a saúde da boca seja mantida desde o berço.

A Odontopediatria vai além do atendimento clínico. Afinal, uma de suas principais funções é educar tanto as crianças quanto os adultos sobre a importância da saúde da boca. As orientações fornecidas pelos profissionais visam garantir que os cuidados sejam incorporados à rotina diária e familiar.

O dentista também ensina de maneira lúdica e didática a importância de manter os dentes limpos e saudáveis. Para os pequenos, a saúde bucal pode parecer algo distante, por isso, a linguagem simples e acessível utilizada pelo profissional faz toda a diferença na compreensão desse tema.

A Odontopediatria beneficia ainda no desenvolvimento 

O cuidado com a saúde da boca também está diretamente relacionado ao crescimento saudável da criança. Dentes saudáveis não apenas facilitam a mastigação e a digestão adequada dos alimentos, como também têm um impacto importante na fala e no correto posicionamento da língua, o que contribui para a linguagem

Além disso, a aparência tem uma influência significativa na autoestima, especialmente na idade escolar, onde a interação social começa a se intensificar evitando, muitas vezes, o bullying

Ou seja, crianças que não enfrentam dores ou desconfortos bucais têm mais confiança e disposição para se envolver em atividades, tanto escolares quanto sociais, o que favorece seu crescimento físico e emocional de forma harmoniosa.

Fontes: 

Sair da versão mobile