Toda mulher sabe que a cada nova fase da vida o seu corpo sofre alterações hormonais importantes.
Desde a juventude até a terceira idade, o corpo feminino passa por mudanças e transformações, que impactam na saúde mental e na autoestima da mulher. Seja com o processo de envelhecimento ou até mesmo com a chegada da menopausa, é preciso redobrar os seus cuidados com a saúde.
Além de manter-se ativa, física e psicologicamente, é de extrema importância que a mulher faça boas escolhas alimentares levando em consideração a sua faixa etária e a mudança pela qual o seu corpo está passando.
Confira abaixo os alimentos recomendados pelos especialistas para cada fase da vida da mulher:
Mulheres entre 20 e 30 anos
Nessa fase da vida, não é comum uma perda significativa de massa óssea, muscular e nem de colágeno. Porém, é preciso que a mulher fique atenta ao seu peso corporal, aos sintomas da TPM e a possibilidade de anemia, devido a perda de ferro através da menstruação.
Para o controle de peso, é recomendado um consumo maior de verduras, frutas e legumes, e um consumo menor de alimentos embutidos, industrializados, doces e refrigerantes. Enquanto que para prevenir a anemia, é importante incluir nas refeições o consumo de feijão, carnes vermelhas magras, beterraba, brócolis, espinafre, entre outros alimentos ricos em ferro.
Mulheres entre 30 e 40 anos
Nessa faixa etária, é comum haver uma perda de colágeno na pele, o que indica a necessidade de alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola e limão.
Para evitar o aumento de peso, bem como o colesterol alto e demais doenças cardiovasculares, continue dando preferência às hortaliças, carnes magras, sementes, grãos e chás e sucos naturais.
Evite, principalmente, o consumo excessivo de sal e açúcar.
Mulheres entre 40 e 50 anos
Nessa fase da vida, há uma perda significativa de colágeno, de massa muscular e de massa óssea. O processo de envelhecimento já está tomando forma e o risco de doenças como a osteoporose aumenta significativamente.
Além disso, o corpo feminino passa a produzir o estrogênio em menor quantidade, dando sinais de que a menopausa está chegando.
Para evitar doenças ósseas, não deixe de incluir alimentos ricos em cálcio em sua alimentação como, por exemplo, leites e derivados. Continue evitando o consumo de alimentos gordurosos, e planeje refeições com verduras, legumes, frutas, carnes magras e peixes ricos em ômega 3 (eles reduzem o risco de doenças cardiovasculares e melhoram o funcionamento do cérebro).
Lembre-se de que nada em excesso faz bem. Crie refeições equilibradas, coloridas e opte por preparações menos prejudiciais, como alimentos cozidos, assados e ao vapor.
Para que você receba orientações adequadas às suas necessidades, agende uma consulta com um dos nossos nutricionistas. Conte com a gente para cuidar da sua saúde!