Conheça as causas, sintomas e formas de tratamento da osteoporose
A osteoporose é uma condição médica que caracteriza-se pela diminuição de densidade óssea, tornando os ossos mais frágeis e porosos.
Apesar de ser uma doença que também atinge os homens, o maior número de casos são em mulheres acima de 45 anos.
Para você entender melhor como funciona a osteoporose, é importante saber que o nosso esqueleto se renova constantemente, sendo os osteoclastos e os osteoblastos, as células responsáveis por esse processo.
Os osteoclastos têm a função de absorver os minerais, eliminando áreas do tecido ósseo e provocando pequenas cavidades em seu interior. Por sua vez, os osteoblastos são destinados à preencher essas cavidades, produzindo ossos novos com o auxílio do cálcio. Quando há um desequilíbrio nesse processo, ocorre a fase inicial da degeneração óssea, denominada osteopenia.
Entre os fatores que justificam esse desequilíbrio e o surgimento da Osteoporose estão o tabagismo (o cigarro destrói as células que constituem o osso), a falta de cálcio e de vitamina D (responsáveis pela formação de novos ossos), alcoolismo, alteração na produção de hormônios, sedentarismo e até mesmo uma predisposição genética.
Algumas outras doenças, como as reumatológicas e endócrinas, também podem justificar a causa da doença.
Quais são os sintomas da Osteoporose?
A Osteoporose não apresenta sinais nem sintomas aparentes em seus estágios iniciais. Entretanto, em seu estágio avançado, é normal o surgimento de dores crônicas, por causa da deformação dos ossos, e até fraturas.
Como prevenir-se da Osteoporose?
Existem 3 maneiras eficazes de prevenir a doença. Veja abaixo quais são:
- ingestão de cálcio: o cálcio é responsável pela renovação óssea e pode ser encontrado em maior abundância em leites e derivados, folhas verde-escuras, feijão e soja.
- absorção de vitamina D: sem a vitamina D, a absorção de cálcio pelos ossos fica prejudicada, por isso, é muito importante que você tome um banho de sol de 15 minutos diariamente. Alimentos como bife de fígado, ovo cozido, sardinha, salmão e leite integral também são ricos em vitamina D.
- prática de exercícios físicos: a prática de atividades físicas regular evita o sedentarismo e estimula o crescimento de massa muscular, diminuindo os riscos de queda.
Como é feito o diagnóstico da osteoporose?
O diagnóstico da doença é feito a partir do exame de densitometria óssea, que avalia a densidade dos ossos e os riscos de Osteoporose.
É comum que este exame seja realizado dentro de check-ups de rotina em mulheres acima de 45 anos e em homens acima de 65.
Existe tratamento para a Osteoporose?
Sim. Em um primeiro momento, uma reeducação alimentar é imposta para o paciente, com alimentos ricos em vitamina D e cálcio. Caso essa reposição não seja suficiente, suplementos vitamínicos podem ser receitados, além de medicamentos que ajudam a retardar a degeneração óssea. A prática de exercícios físicos também será indicada para o fortalecimento dos ossos.
Caso você precise ser avaliado por um especialista, agende uma consulta conosco. Cuidar da sua saúde é prioridade!
[…] zeaxantina e clorofila, substâncias que fortalecem o sistema imunológico e previnem anemia, osteoporose e cardiopatias, conforme a Associação Bahiana de […]
[…] forma de rastreamento e diagnóstico precoce da osteoporose, condição que acomete majoritariamente mulheres, a recomendação do Ministério da Saúde é de […]