O suplemento alimentar é muito popular atualmente, e, por isso, muitas pessoas fazem uso, sem nem mesmo conhecer sua real função.
Ao contrário do que muitos pensam, eles não são remédios, portanto, não previnem e nem curam nenhuma doença. Então, para que serve suplemento alimentar?
Esses comprimidos que ganharam tanta fama atualmente, são complementos que servem para somar na sua alimentação e ajudar nos objetivos direcionados à qualidade de vida.
Questões relacionadas a idade, falta de vitaminas, emagrecimento ou ganho de peso, entre outros, são alguns dos casos que fazem com que a suplementação seja necessária.
Se você se interessa pelo assunto e quer entender melhor para que ele serve, quais os benefícios, quem deve tomá-lo e quem pode prescrevê-los, acompanhe a leitura!
O que é isso?
Um suplemento alimentar é composto químico destinado a fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não serem consumidos em quantidade suficiente na alimentação.
As pessoas têm diferentes necessidades durante a vida. Por isso, existem diversos tipos de suplementos para atender a essas demandas.
Por exemplo, um composto destinado a idosos pode ser indicado para ajudar na reposição de substâncias perdidas conforme envelhecemos. Existe uma variedade de complementos alimentares no mercado. Conheça a seguir cada um deles:
- suplementos hipercalóricos: cheios de calorias, sua composição é rica em gorduras, vitaminas, proteínas, carboidratos e minerais. É conhecido como suplemento alimentar para engordar, já que ele auxilia nessa tarefa.
- suplementos termogênicos: sua composição é feita, geralmente, de guaraná, cafeína, citrus, entre outras substâncias, que ajudam a acelerar o metabolismo. Ele pode ser indicado para pessoas que querem emagrecer.
- suplementos proteicos: é comum que pessoas que buscam ganho de massa muscular (como os adeptos à musculação façam uso deste tipo de suplemento), pois são feitos de proteínas que ajudam o músculo a se recuperar mais rápido depois do treino, favorecendo o seu aumento de tamanho.
- suplementos antioxidantes: sempre que nos alimentamos, o organismo produz radicais livres como resultado do processo de nutrição do organismo. Esse suplemento ajuda a combater o efeito do excesso de radicais livres nas células.
- suplementos hormonais: são feitos para estimular a produção de algum hormônio, como, por exemplo, a tiroxina, estrogênio, entre outros e servem para a reposição dos mesmos quando estão em falta.
- suplementos polivitamínicos e minerais: esses completam as vitaminas e os minerais como cálcio, ferro, magnésio, entre outros.
- suplementos probióticos: ajudam em diversos problemas do intestino, por meio de microorganismos vivos presentes em sua formulação.
E para que serve suplemento alimentar?
Como já mencionado anteriormente, e como o próprio nome já diz, eles servem para suplementar, ou seja, trazer algo que esteja faltando no nosso organismo.
Atletas ou pessoas que fazem atividade física intensa e com alta frequência podem necessitar de alguns complementos, já que necessitam de uma rápida recuperação e muita produção de energia.
Mulheres que pretendem engravidar também costumam recorrer a suplementos de ácido fólico, de acordo com orientação do obstetra, já que essa substância diminui o risco de malformação fetal. Além disso, ao longo da gestação, suplementos de ferro costumam ser indicados para evitar anemia.
Alguns estilos de vida e dietas também podem necessitar de uma complementação nutritiva. É o caso dos vegetarianos, que suplementam vitamina B12 para evitar a escassez a longo prazo deste nutriente.
Outras carências específicas de determinadas vitaminas ou minerais, por baixa ingestão, interação medicamentosa ou por doenças também são comuns, e esses suplementos podem funcionar como uma solução, de acordo com orientação médica.
Crianças que nascem de mães desnutridas ou em regiões de baixo nível econômico, também podem precisar de ajuda para conseguir alguns nutrientes, já que o acesso à alimentação foi ou ainda é limitado. Sem isso, o desenvolvimento pode ser comprometido, causando sequelas ao longo da vida.
De forma geral, todos precisamos desses compostos químicos em algum momento da vida.
Seja na infância, devido à importância de manter em alta alguns nutrientes necessários para o crescimento, como zinco, ferro e magnésio. Até a terceira idade, visto que os idosos costumam apresentar queda nas taxas de algumas vitaminas, causando perda de massa, função e força muscular.
Nessa fase, os suplementos são ainda mais importantes e as reposições precisam ser feitas de maneira adequada, ajudando na prevenção de doenças e lesões, garantindo a qualidade de vida e a independência dessas pessoas.
Benefícios para a saúde
Você pode estar se perguntando, afinal de contas, quais são os benefícios disso? Lembra para que serve suplemento alimentar? Então, a resposta está justamente nessa função.
Tendo em mente que a finalidade principal dele é complementar a dieta com determinados nutrientes, suas vantagens estarão diretamente relacionadas aos benefícios da substância consumida.
Um ponto importante: é incorreto afirmar que qualquer tipo de suplementação garante prevenção a doenças ou cura das mesmas. Por isso, fique atento a promessas milagrosas!
Riscos oferecidos
O uso desses complementos nutricionais oferece risco quando são consumidos sem orientação médica.
Nesses casos, além de sobrecarregar o seu organismo com excesso de nutrientes que o seu corpo não precisa, você também arrisca consumir substâncias desconhecidas e até mesmo tóxicas.
Por isso, é necessário avaliar criteriosamente o suplemento antes do consumo, tarefa que o médico ou nutricionista estão habilitados a fazer com segurança.
É para todo mundo?
E agora que você já sabe para que serve suplemento alimentar, é hora de entender quem pode ou deve tomar.
Segundo a Anvisa, esses compostos podem ser vendidos em farmácias e supermercados, sem receita médica. Isso porque fazem parte de uma categoria separada dos medicamentos, mas que, ainda assim, passa pela avaliação da Anvisa, oferecendo ao consumidor a segurança de estar consumindo algo de eficácia comprovada sem que isso seja confundido com tratamento médico convencional.
Sendo assim, todas as pessoas podem realizar a suplementação, mas é importante que ela seja feita a partir da indicação de um profissional de saúde, seja ele médico ou nutricionista.
Na consulta com um especialista, o profissional poderá solicitar alguns exames laboratoriais para determinar quais são as necessidades individuais do paciente e os complementos necessários para lidar com elas.
Além do tipo de composto, os horários e as quantidades a serem ingeridas também serão prescritos de forma individualizada, conforme o objetivo e a indicação do profissional.
No entanto, é importante ter em mente que, para uma boa qualidade de vida, só a suplementação não é o suficiente, é preciso manter uma dieta balanceada combinada com a prática de exercícios físicos.
Agora que você já sabe para que serve o suplemento alimentar, é hora de consultar um médico ou nutricionista, para descobrir se você precisa ou não aderir a esses compostos.
Evite o consumo de qualquer suplemento sem orientação médica, agende a sua consulta pelo site ou app (disponível tanto para Android quanto iOS) no dr.consulta. É rápido e simples. Até a próxima!