Ícone do siteBlog dr.consulta

Quais são os perigos da automedicação?

Cropped shot of a young woman taking medication at home

A automedicação consiste no ato de ingerir remédios sem orientação ou prescrição médica com o objetivo de aliviar sintomas rapidamente. 

Apesar de ser uma prática comum, a automedicação pode provocar inúmeros perigos para a sua saúde e, por isso, merece sua atenção.

O uso indiscriminado e incorreto de medicamentos, de acordo com o Ministério da Saúde, pode esconder determinados sintomas e, em alguns casos, agravar o desenvolvimento de uma doença. Entre os riscos mais comuns da automedicação estão a intoxicação, as reações alérgicas, a dependência e até a morte. 

Quando o remédio se trata de um antibiótico, os riscos são ainda maiores. O seu uso descontrolado tende a facilitar a resistência dos microrganismos (agentes externos), dificultando o tratamento de uma doença. 

Então nunca devo me automedicar?

Segundo especialistas, a automedicação não é indicada. Independente do medicamento, é de extrema importância que você consulte um médico previamente e tire suas dúvidas sobre o seu uso correto. 

É fundamental que um profissional qualificado te oriente quanto aos efeitos colaterais, doses diárias e duração do tratamento. 

Existem exceções?

Analgésicos e antitérmicos podem ser automedicados apenas quando o paciente apresenta sintomas leves e passageiros, como os de um resfriado. Quando há a persistência dos sintomas e o agravamento dos mesmos, é fundamental uma avaliação médica adequada. 

Posso misturar diferentes medicamentos?

Não é aconselhável o uso de diferentes medicamentos sem uma orientação médica. Essa prática pode aumentar os seus efeitos colaterais e trazer riscos à saúde do paciente. 

Posso aumentar a dose do meu medicamento?

Nenhuma orientação médica deve ser alterada ou ajustada sem o consentimento do próprio profissional. Cada indivíduo reage de maneira diferente assim que entra em contato com um algum tipo de medicamento.

Por isso, se houver necessidade, procure seu médico e entenda a possibilidade de uma possível mudança nas doses. 

Tem alguma dúvida sobre o uso de algum medicamento? Agende sua consulta por vídeo com a gente! Com o dr.consulta online, você realiza seu atendimento médico sem sair de casa e com a qualidade que você merece. 

AGENDAR CONSULTA ONLINE

Sair da versão mobile